A retomada da bolsa
Desde ter alcançado cerca de 97 mil pontos no final de março, o Ibovespa acumula uma alta de quase 20%, superando os 116 mil pontos. Esse otimismo se deu por uma série de dados econômicos melhores do que o esperado, como um IPCA abaixo do consenso, reformas políticas e uma melhor perspectiva de quedas nas taxas de juros.
No entanto, quando olhamos para o Preço/Lucro, mesmo com a alta recente, nota-se uma distância razoável de sua média. Enquanto historicamente o Ibovespa é negociado por volta de 11x o seu lucro, atualmente esse indicador está em 5,6x.
Fonte: Oceans14
Mas, vale reforçar, que parte desse indicador é contaminado pelas companhias de commodities, e retirando PETR4 e VALE3, tem-se o P/L de 10,18x.
Fonte: Oceans14
Neste início de alta, observou-se uma maior apreciação de small caps, companhias que estavam com valuations ainda mais pressionados, ou empresas que possuem uma maior sensibilidade aos juros.
Leia também:
É hora de investir em Small Caps? Entenda a importância do Stock Picking!
As ações da bolsa ainda estão baratas?
Mesmo com o início de rally da bolsa, entendemos que o momento atual ainda apresenta oportunidades, mas que devem ser filtrados e selecionados com cautela.
Por exemplo, separando as ações da bolsa por setores, vê-se que alguns segmentos estão mais descontados e próximos de sua mínima dos últimos 10 anos, como o Consumo Discricionário e Energia, ao passo que ações de saúde, indústria e tecnologia, negociam próximos ou acima de sua média histórica.
Fonte: Bloomberg; Economatica; XP Research (dados 31/05/2023)
Outro ponto a ser mencionado, é que grande parte das ações que acumularam grandes quedas, já possuem uma certa recuperação, mas para alcançar o seu topo, ainda há um longo caminho.
Obviamente, não acreditamos que a maioria das ações listadas no quadro abaixo sejam boas oportunidades, pois, algumas não possuem fundamentos sólidos e a perspectiva de suas operações continuam negativas. Entretanto, é possível encontrar ações de qualidade, com boas perspectivas futuras e com um valuation descontado, tanto do lado de Small Caps quanto das Large Caps, como as ações da Lojas Quero-Quero, Raízen, Cosan, entre outras.
Veja também:
Duelo de Holdings: Itaúsa (ITSA4) vs. Cosan (CSAN3), qual a melhor para se investir?
Fonte: Bloomberg; Economatica; XP Research (dados 31/05/2023)
Assim, continuamos acreditando que haja oportunidades nas ações da bolsa, e que ainda há valorização por vir, principalmente pensando no longo prazo, embora o cenário de curto e médio também contenham boas perspectivas e espaço para aumentar exposição a ativos de risco.
Vale reforçar que essas oportunidades devem ser selecionadas com cautela, entendendo os riscos e oportunidades de cada ativo.