Hub Insights

É hora de investir em Small Caps? Entenda a importância do Stock Picking!

é hora de investir em small caps

Antes de responder se o momento atual é de investir em Small Caps, vale reforçar alguns pontos. Acreditamos que é extremamente importante o investidor conhecer o seu perfil de risco, para que assim, consiga definir uma porcentagem de alocação que se sente confortável para tomar um risco maior, tanto na bolsa como um todo quanto especificamente em small caps, que via de regra possuem um risco mais elevado.

Tendo isso em vista, entendemos como estratégico é ter pelo menos uma alocação mínima destinada a esse perfil de ativo, pois, mesmo com estudos é difícil acertar com precisão quando essas ações vão subir, por exemplo, nos últimos 30 dias, vimos um pequeno Rally do IBOV, saindo de cerca dos 100 mil pontos até os 110 mil pontos, mostrando a importância de já estar posicionado.

Ainda, quando olhamos especificamente para small caps, apesar de terem acompanhado o Ibovespa em diversos períodos, e lateralizado nos últimos anos, viu-se no último mês um certo descolamento, com o índice das small caps superando a bolsa em mais de 8%.

 

resultado das small caps e o Ibovespa

Fonte: TradeMap

 

banner hub dividendos

 

Quando olhamos para um período mais longo, é possível notar que em ciclos de alta da bolsa, quando há um ambiente econômico mais positivo, as small caps acabam superando o Ibovespa, como entre 2019 e meados de 2021.

O contrário, também pode ser observado, pelas empresas do índice do small caps serem mais arriscadas, e possuírem um viés mais atrelado ao cenário doméstico, em ambientes econômicos desfavoráveis, acabam apresentando uma pior rentabilidade.

gráfico mostrando resultados das small caps e o Ibovespa

Fonte: Bloomberg e Morgan Stanley Research

 

Ao olhar para o múltiplo de Preço/Lucro desse índice, observa-se um certo desconto em relação a sua média histórica. Enquanto essas ações são negociadas por 10,1x o seu lucro, a mínima durante a pandemia do COVID-19 foi de 8,8x, e a mínima de 2015 10,3x.

 

Fonte: Bloomberg e Morgan Stanley Research

 

Dito isso, é possível afirmar que as small caps estão descontadas, mas vale reforçar, que é necessário ter uma certa cautela, por exemplo, não se expondo demais a essa classe de ativos, não ter pressa ao alocar e filtrar bem os ativos em que se está investindo.

 

hub no alvo

 

A importância do Stock Picking nesses contextos:

Como já mencionado, as small caps possuem uma maior exposição à economia doméstica, por exemplo, nos segmentos de consumo, indústria e imobiliário.

De acordo com um estudo do Morgan Stanley, quando corrigimos essa distribuição de pesos, o Ibovespa e as Small Caps apresentam uma correlação muito alta, tendo um retorno bem similar.

 

correção small caps e ibovespa

Fonte: Bloomberg e Morgan Stanley Research

 

Em nossa visão, esses dados não significam que não compensa investir em small caps, mas reforçam a importância do stock picking, possuindo um filtro e entendo as melhores oportunidades, principalmente em momentos de cenários conturbados.

 

Exemplificando, em um contexto macroeconômico de alta taxa de juros, e baixa previsibilidade, podemos encontrar ações descontadas, mas que ainda apresentem um valor intrínseco alto e/ou uma boa perspectiva, mas também companhias cujas operações irão continuar enfrentando grandes desafios.

Podemos mencionar a Lavvi, que mesmo sendo do segmento de construção, tende a sofrer um pouco menos do que os seus pares, já que suas operações são focadas em imóveis de mais alta renda e ainda, possui um caixa robusto maior do que sua dívida atual.

Abaixo, vê-se o comunicado ao mercado feito pela companhia no dia 23/05, onde é anunciado o lançamento do empreendimento Saffire Elie Saab, que após o final de semana oficial de lançamento já conta com 34% das unidades vendidas.

 

foto mostrando o lançamento do empreendimento Saffire Elie Saab

Fonte: RI Lavvi

 

Desde o início de 2023, as ações da Lavvi já apresentam um aumento de 35%, contra cerca de 5% do índice small caps.

 

Fonte: Google FInance

 

No Hub do Investidor disponibilizamos as melhores informações para a tomada de decisão do investidor, com relatórios, carteiras recomendadas e lives exclusivas, e clientes XP possuem acesso GRATUITO.

Quer ter acesso ao relatório completo das melhores ações? Acesse GRÁTIS pelo banner abaixo:

banner hub pro novo

 

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress