Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Duelo de Holdings: Itaúsa (ITSA4) vs. Cosan (CSAN3), qual a melhor para se investir?

Cosan (CSAN3)

As holdings, são companhias que possuem como função principal deter participações em outras empresas. Assim, as holdings atuam realizando aquisições de outras companhias e realizando um controle e administração sobre as empresas e o seu portfólio. Geralmente, a holding possui uma participação acionária relevante, que permite que haja uma influência nas decisões estratégicas e financeiras. Assim como os investidores pessoas físicas, as holdings podem rentabilizar suas operações tanto através de dividendos recebidos quanto na valorização de suas participações. Dessa forma, as holdings listadas, como Itaúsa (ITSA4) e Cosan (CSAN3), podem redistribuir os dividendos recebidos para os seus acionistas ou reter parte deles para aumentar o seu portfólio.

 

O que a Itaúsa (ITSA4) faz?

A Itaúsa é uma das maiores holdings da bolsa brasileira, e possui uma das maiores bases de acionistas.

Leia também:

Vale mais a pena investir em Itaúsa (ITSA4) ou Itaú (ITUB4)

A companhia estima que 1 em cada 7 acionistas da B3 possui ações da ITSA. A companhia, possui um portfólio robusto de empresas, com marcas líderes de mercado e operações perenes, no entanto, mesmo possuindo 8 companhias, grande parte de seu resultado ainda está atrelado ao Itaú, que foi responsável por mais de 85% dos proventos recebidos em 2022.

portfólio da Itaúsa

Fonte: RI Itaúsa

 

Há um tempo atrás, a administração reduziu o nível de pagamento de proventos, mirando novas aquisições e uma maior diversificação, no entanto, mais recentemente, o CEO da Itaúsa afirmou que a companhia deve retomar o nível de payout nos próximos anos.

Além disso, ele afirma que o objetivo é criar um portfólio de empresas não financeiras, mantendo a participação no Itaú como está hoje, mas que é desafiador encontrar uma diversificação que “compense essa participação”.

 

 

Quanto às outras companhias, a Itaúsa possui exposição à Alpargatas, dona da Havaianas, ao setor de concessões de rodovias, através da CCR, ao setor de saneamento, com a Aegea, entre outras.

Historicamente, a Itaúsa conseguiu manter um crescimento de lucro líquido e rentabilidade sobre o seu patrimônio líquido em bons patamares, mas novamente, puxado principalmente pelo Itaú.

lucro liquido e roe da Itaúsa

Fonte: RI Itaúsa

 

Como grande parte de seu portfólio possui ações listadas em bolsa de valores, é possível fazer uma soma das partes e estimar um desconto. Atualmente, a Itaúsa negocia com um desconto por volta de 19,7% em relação às suas companhias investidas, mas vale destacar que é comum as holdings negociarem com um certo desconto, por conta dos custos e despesas de suas operações administrativas e afins.

Fonte: RI Itaúsa

 

O que a Cosan (CSAN3) faz?

A Cosan (CSAN3) é uma holding que possui operações ligadas a recursos naturais, principalmente no segmento de energia, gás e combustíveis. Suas principais posições são: Raízen, uma das maiores companhias de açúcar e etanol e de distribuição de combustíveis do Brasil, Rumo, uma das maiores empresas de ferrovia do Brasil, Moove, companhia que produz lubrificantes com operações em diversos países, entre outras.

portfólio da Cosan (CSAN3)

 Fonte: RI Cosan

 

Mais recentemente, a companhia também adquiriu uma fatia da Vale, que está entre as maiores mineradoras de ferro do mundo. Dessa forma, mesmo a Cosan também investindo em empresas líderes de seus segmentos, como a Itaúsa, é possível notar uma diferença, os negócios de Cosan (CSAN3) são voltados para um macrosegmento que possui sinergia, e suas empresas possuem uma perspectiva alta de crescimento. Por outro lado, são negócios de capital intensivo, com maior ciclicidade e maior nível de risco.

Mesmo com negócios que são fortemente geradores de caixa, e um EBITDA que ultrapassou os R$5,7 bilhões no 1T23, o lucro líquido (prejuízo) da companhia no trimestre foi negativo, por conta principalmente de seu resultado financeiro, que é outro ponto sensível da tese.

Por estar realizando investimentos, e suas companhias serem intensivas em capital, a companhia possui um maior nível de endividamento, assim, com uma futura queda nos juros, o seu resultado financeiro seria beneficiado.

gráfico mostrando a dívida bruta e líquida da Cosan (CSAN3)

Fonte: RI Cosan

 

Qual a melhor Holding para se investir: Itaúsa (ITSA4) ou Cosan (CSAN3)?

Como mostrado em uma breve análise de seus portfólios, as companhias possuem perfis diferentes.

Por exemplo, a Itaúsa possui uma maior rentabilidade e resultados perenes, mas deve enfrentar dificuldades para uma maior diversificação e não deve entregar um crescimento acelerado.

Já a Cosan, possui desafios e riscos maiores, bem como uma maior ciclicidade, mas, em contrapartida, possui negócios com perspectivas de crescimento acelerado.

Apesar de nós, do Hub do Investidor, também gostarmos muito de Itaú (ITSA4), no quesito holding, temos uma preferência pela Cosan (CSAN3) , entendendo que a companhia possui uma boa combinação de geração de caixa com crescimento, além de uma dominância em segmentos estratégicos para o país através de companhias com vantagens competitivas.

 

No Hub do Investidor disponibilizamos as melhores informações para a tomada de decisão do investidor, com relatórios, carteiras recomendadas e lives exclusivas!

Clientes XP possuem acesso GRATUITO. Clique no banner abaixo e saiba mais:

banner hub pro novo

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress