Vale mais a pena investir em Itaúsa (ITSA4) ou Itaú (ITUB4)

Qual a diferença entre Itaúsa (ITSA4) e Itaú (ITUB4)?

O Itaú (ITUB4), é o maior banco privado brasileiro, e também, a maior instituição financeira da América Latina. Comprando ações ITUB4, você estará investindo diretamente nele. Já a Itaúsa (ITSA4), é uma holding que possui algumas companhias, como Itaú, Alpargatas, Dexco, Aegea, entre outras. Embora ela possua um portfólio diversificado, o seu resultado é majoritariamente composto pelo Itaú (cerca de 85%).

Por conta dessa dependência, as ações possuem um movimento muito parecido.

Rentabilidade Histórica – Desconsiderando Dividendos 

rentabilidade Itaúsa (ITSA4) e Itaú (ITUB4) desconsiderando dividendos

Fonte: Status Invest

 

Considerando os dividendos, vemos que a Itaúsa possui uma rentabilidade pouco superior, pelo fato de historicamente seu dividend yield possuir uma média de 5,88%, enquanto o do Itaú, ser 5,33%.

 

Leia também: 

O que esperar de Itaúsa (ITSA4) com os resultados do Itaú (ITUB4)?

 

Rentabilidade Histórica – Considerando Dividendos

rentabilidade Itaúsa (ITSA4) e Itaú (ITUB4) considerando dividendos

Fonte: Status Invest

  

banner grupo do whats geral

 

O que mais a Itaúsa (ITSA4) possui no portfólio?

Além do Itaú (ITUB4), a holding possui exposição a vários segmentos, como saneamento (Aegea), energia e gás (NTS e Copa Energia), bens de consumo (Alpargatas), material de construção (Dexco), etc.

A sua participação na XP, foi recebida pela sua participação no Itaú, mas a companhia considera o ativo como non core, e está vendendo parte dessas ações para investir em outros segmentos que não o financeiro.

 

Portfólio da Itaúsa

Portifólio da Itaúsa (ITSA4)

Fonte: RI Itaúsa

 

Destaca-se, sua participação e o crescimento de duas grandes companhias listadas, a Alpargatas, dona da Havaianas e a Dexco, antiga Duratex.

As outras companhias, desconsiderando Itaú e XP, não possuem ações na bolsa de valores brasileira, diferentemente da pessoa física, a Holding consegue ter acesso e capital suficiente para comprar participação de companhias privadas que considera estratégicas.

Com a venda das ações da XP, a Itaúsa está fazendo a aquisição de 10% do capital da CCR, um dos maiores players de serviços de infraestrutura de mobilidade (concessões de rodovias, aeroportos, etc.) da América Latina.

 

Itaúsa (ITSA4) está barata?

Somando o valor de mercado de cada companhia da Itaúsa e comparando com o atual valor que a companhia está sendo negociada na bolsa, podemos encontrar um desconto de 19,2%.

 

Valor de Mercado das participações e Desconto 

valor de mercado

Fonte: RI Itaúsa

 

O que muito investidor iniciante não sabe, é que esse desconto é totalmente comum entre as holdings e possui alguns motivos. Além dos impostos que a Holding tem que pagar a mais (cerca de 9%), ela também possui outras despesas, uma sede física, remuneração de seus colaboradores e afins.

Esse desconto, que é justificável, ainda está um pouco abaixo da média dos últimos períodos, mas isso não significa que a companhia não esteja barata, até porque, olhando para outros indicadores como o P/L (5,65x), está no seu menor nível desde 2016.

histórico da holding

Fonte: RI Itaúsa

 

banner grupo telegram

 

Quanto Itaúsa (ITSA4) e Itaú (ITUB4) pagam de dividendos?

Basicamente, o modelo de negócios da Itaúsa é receber os dividendos de suas investidas e distribuí-los para seus acionistas ou reinvesti-los em outros projetos.

No gráfico abaixo, conseguimos ver a alta dependência que ela possui dos dividendos do Itaú.

Fonte: RI Itaúsa

 

Há alguns trimestres atrás, por volta de 2021, a companhia informou uma nova estratégia, de segurar um pouco dos dividendos, e não distribuir integralmente, para assim conseguir realizar novas aquisições. Parte dessas aquisições, já foram realizadas, como a Aegea e a CCR.

No entanto, a companhia já informou que deseja voltar a pagar melhores dividendos, elevando o payout para entre 35% e 40%, no momento atual, se distribui cerca de 25%-27%.

 

Vale a pena ter as duas em carteira?

Infelizmente, não existe uma resposta certa, dependendo do portfólio é possível sim encaixar ambas as ações, no entanto, o investidor tem que ter em mente que isso não pode ser considerado como diversificação, já que o resultado (e consequentemente a cotação), são extremamente correlacionados.

Com a estratégia da administração da Itaúsa de adquirir ainda mais companhias ao longo do tempo, e pensando que suas investidas ainda têm para onde crescer, é possível imaginar uma queda da representatividade total do Itaú em seu resultado. Apesar disso, dificilmente ele deixará de ser o mais relevante, ou representar menos de 50% – 70% de seu resultado, por exemplo.

Além disso, com essa volta da maior distribuição de dividendos, o que para alguns investidores é bom, por um lado, pode atrasar ainda mais esse processo de diversificação;

Dessa forma, vemos que ambas as ações são possíveis de se ter em carteira, o investidor, deve analisar se prefere uma exposição direta ao Itaú, ou através da Holding Itaúsa.

Se o investidor se sentir confortável com a estratégia da Holding, de expansão de portfólio, gostar das investidas atuais, poderá comprar ITSA4. Em caso de discordância dessa estratégia ou mesmo uma preferência maior pelo Itaú, ITUB4 é a melhor opção.

 

Acesse o nosso relatório sobre o Itaú e outros players do setor bancário, clicando aqui. 

O Hub Pro mantém você informado sobre os melhores insights do mercado através de análises precisas realizadas por profissionais experientes. Além disso, você têm acesso a relatórios exclusivos, carteiras recomendadas e lives semanais.

Conheça afundo o Hub Pro

 

Banner Hub Pro

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress