Investir não precisa ser uma tarefa árdua, pode ser uma atividade simples e até prazerosa, mas muito provavelmente será pouco divertida. Se as pessoas buscam emoção, poderiam pensar em passar um tempo em um cassino, mas não tentando acumular patrimônio de longo prazo.
Construir algo grande, como juntar dinheiro para a aposentadoria, requer muito tempo e paciência. Assim como plantar uma árvore, muito do que acontece entre plantar a semente e obter o benefício da sombra décadas depois, não necessita de intervenção humana, mas pelo contrário, o excesso de intervenção pode impedir que a árvore alcance o seu potencial máximo.
Nesse sentido, traremos 3 regras práticas sobre o que todo investidor que quer ter sucesso na sua jornada de longo prazo, deve fazer.
1) Nunca esquecer a regra número 1 dos investimentos
A primeira regra não poderia ser outra que não a primeira regra do próprio Warren Buffett, o maior investidor da história:
Nunca perder dinheiro. Isso pode parecer simples e intuitivo, mas é assustadoramente difícil de colocar em prática e verdadeiramente entender o que o velhinho quis dizer com isso.
A atividade de investir não é sobre olhar para o retrovisor, e sim para o para-brisas, de forma que só temos como saber se perderemos dinheiro ou não, no mercado de ações, no futuro, quando os resultados dos nossos investimentos se provarão.
O que Buffett quis dizer com isso nada mais é do que a velha máxima do seu mentor, Benjamin Graham:
Investir com margem de segurança. Comprar ativos que possuam desconto com relação ao seu valor intrínseco é a chave para, ao longo de muitos anos, você consistentemente ganhar mais do que perder.
Ninguém neste mundo ganha o tempo todo. Perde-se com frequência, e isso também é verdade nos mercados de ações. Ninguém pode negociar ou investir de modo a nunca perder.
O que Warren Buffer realmente quer dizer com sua regra n1º é que toda vez que perdemos, tem de ser uma perda insignificante. O “quantum” da perda tem de ser tão limitado ou pequeno que não nos afete psicologicamente.
Leia também:
O que está acontecendo com as ações da Google?
2) Não investir junto com a manada
Para continuar nas regras de Buffett, uma coisa que é extremamente difícil, porque vai contra um dos vieses que mais ajudaram o ser humano a sobreviver durante quase todo o período em que o homem habitou na terra, é a de ter a coragem o suficiente para não seguir a manada no mundo dos investimentos.
“Seja ganancioso quando os outros estiverem temerosos e temeroso quando os outros estiverem gananciosos”, é um axioma fundamental que os investidores incorporem para terem sucesso no mundo dos investimentos.
Em uma de suas cartas anuais, Buffett escreveu:
“Nos últimos 35 anos, os negócios americanos apresentaram resultados fantásticos. Portanto, deveria ter sido fácil para os investidores obterem retornos atraentes: Tudo o que eles precisavam fazer era pegar carona nas empresas dos EUA de uma forma diversificada. Um fundo de índice que eles nunca tocaram teria feito o trabalho. Em vez disso, muitos investidores tiveram experiências que variaram de medíocres a desastrosas.”
O que muitos investidores tentam fazer é buscar conforto em palavras bonitas ditas por amigos, conhecidos e mesmo influencers de finanças. No Hub do Investidor nós tentamos seguir o caminho contrário. Gostamos de ir às compras quando há sangue nas ruas.
Não é questão, necessariamente, de comprar na baixa e vender na alta, mas pelo menos de conseguir não comprar na alta e vender na baixa. Para fazermos isso, nos apoiamos sob os ombros de gigantes e buscamos evidências no mundo real.
Se você quiser conhecer as nossas soluções disponíveis para os investidores pessoa física, basta clicar AQUI.
“Os investidores devem se lembrar de que a empolgação e as despesas são seus inimigos. E se eles insistirem em tentar cronometrar sua participação em ações, devem tentar ser temerosos quando os outros são gananciosos e gananciosos apenas quando os outros são temerosos”, continua dizendo Buffett na já mencionada carta.
Veja também:
Ambipar (AMBP3) -15%, o que aconteceu com as ações?
3) Antes de investir, respeite o seu ciclo de competência
Ter a humildade de saber que nós não somos detentores de todo conhecimento que existe é essencial para que consigamos tomar decisões acertadas de investimentos. É extremamente difícil, mesmo para analistas dedicados diariamente a analisar mercados e empresas, como nós do time do Hub, selecionarmos os melhores ativos, avalie para quem não dispõe de tal tempo.
Buffett disse à mídia em uma coletiva de imprensa após a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em 2019 que eles deveriam “investir no que conhecem”. Eles devem se limitar aos negócios que entendem. Na verdade, você está dando um tiro no escuro quando joga dinheiro em um setor que não tem a menor ideia de como e por que ele pode ter sucesso ou fracassar.
E Buffett fala por experiência própria. Ele é conhecido por não ter investido em ações de alta tecnologia na época de sua peregrinação, porque admite que não entendia completamente do que se tratava ou o que estavam tentando alcançar. Não coloque seu dinheiro em uma área em que você é “incompetente”, pelo menos até se tornar competente. Dedique algum tempo para se educar primeiro.
O que Buffett quer dizer é que, embora não seja necessário entender os meandros de um produto ou como ele funciona, ou as tecnicidades de determinados mercados, é preciso entender como será a economia do negócio daqui a décadas.
Justamente para isso que nós, no Hub do Investidor, dedicamos nossas horas de trabalho, para conseguir lhe ajudar a investir melhor! CLIQUE AQUI e conheça todas as nossas soluções de investimentos.