É sempre importante entender que, no mundo dos investimentos nem sempre um setor que esteja fadado ao crescimento se traduz em uma boa alternativa de investimento, isso porque, na ausência de vantagens competitivas, é muito difícil saber qual empresa se sagrará vitoriosa.
E, mais do que isso, mesmo uma empresa que apresente um ritmo acelerado de crescimento pode não ser uma boa opção para alocação de capital, ainda que ela possua boas vantagens competitivas e tenha alta qualidade operacional.
A razão para isso é que pagar um preço justo por tal ativo é primordial para que os investidores tenham sucesso nos investimentos. O preço é a variável que faz o ajuste entre um bom ativo e um bom investimento.
Isso posto, é interessante para os investidores saberem, ao longo dos próximos anos, quais são os setores que se espera que tenham boas perspectivas de expansão. Uma métrica que pode ser usada para medir isso, é a quantidade de empregos que tal indústria está gerando.
A força de trabalho está sempre mudando, respondendo a mudanças tecnológicas ou sociais.
Por esse motivo, ficar de olho nas indústrias de crescimento mais rápido pode ajudar trabalhadores e empresas a se manterem atualizados sobre as tendências cruciais que impulsionam o emprego.
Hoje, analisamos as projeções oficiais do Bureau of Labor Statistics (BLS) dos EUA sobre os setores de crescimento mais rápido, bem como os que estão em declínio mais rápido, por variação percentual do emprego entre 2021 e 2031.
As indústrias de maior crescimento
Os promotores, agentes e gerentes de eventos estão no topo da lista das indústrias de crescimento mais rápido, com um crescimento previsto impressionante de 39%, empregando mais de 180.000 trabalhadores até 2031.
Parques de diversões e fliperamas seguem logo atrás, com um aumento esperado de 38% – adicionando mais de 60.000 novos funcionários – no mesmo período. Em terceiro lugar, a indústria de artes cênicas começará a próxima década com cerca de 100.000 funcionários, um aumento de 35% em relação a 2021.
Abaixo está a lista completa das indústrias de crescimento mais rápido projetadas pela BLS, classificadas por variação percentual no emprego, entre 2021 e 2031.
Todas as três principais indústrias pertencem ao setor de Lazer e Hospitalidade, que responde por sete das 20 indústrias de mais rápido crescimento. Esse desempenho exagerado reflete mais a recuperação do que o crescimento puro, já que o BLS observa que o setor de Lazer e Hotelaria foi drasticamente afetado pela pandemia do COVID-19, resultando em uma linha de base abaixo do normal em 2021.
Classificado em quarto lugar pela porcentagem de mudança de emprego está o Individual and Family Services, embora se espere que veja o maior crescimento em termos de emprego total, acrescentando 850.000 novos trabalhadores até o final da década. É uma das três indústrias no setor de assistência médica e assistência social com grande crescimento projetado, graças a uma maior necessidade de serviços de assistência devido ao envelhecimento da população americana.
Chama atenção o Computer Systems Design, que está em 19º lugar (não incluímos na tabela) projetado para crescer 20% no emprego graças à crescente demanda por infraestrutura de computação e segurança de TI. Devido ao tamanho da força de trabalho do setor, com 2,3 milhões de trabalhadores em 2021, isso representa quase meio milhão de trabalhadores adicionais na próxima década.
As indústrias de maior decrescimento
A Manufatura de Tabaco lidera o grupo de indústrias que devem registrar queda no emprego até 2031, com uma redução projetada de 53% no emprego, reduzindo sua já pequena força de trabalho para apenas 5.000 funcionários até o final da década. Esse declínio acentuado não é necessariamente causado pela diminuição do hábito de fumar, já que as vendas de cigarro nos EUA aumentaram durante a pandemia. Em vez disso, uma maior automação da indústria pode substituir os funcionários da fabricação de tabaco, com os aparelhos de cigarro eletrônico.
Outra indústria que enfrenta uma situação semelhante é a de fabricação de CDs e fitas, que deverá testemunhar uma redução de 51% no número de funcionários até 2031, setor esse que sofreu uma revolução com as empresas de streaming de música.
Abaixo está a lista completa das indústrias de declínio mais rápido projetadas pela BLS, classificadas por variação percentual no emprego, entre 2021 e 2031.
A maioria das indústrias que enfrentam uma grande contração total do emprego pertence ao setor de manufatura. Os problemas da manufatura americana não são novos, mas a variedade de indústrias apresentadas sugere uma mistura de fatores que causam quedas em todo o setor.
Algumas indústrias, como impressão, programação a cabo e editoras de jornais e livros, enfrentam mudanças nos hábitos de consumo. Enquanto isso, espera-se que outros, como Têxteis, Vestuário e Fabricação de Móveis, sofram com mais automação e produção deslocada para o exterior, por avanços tecnológicos e busca de mão de obra mais barata.
É importante observar que essas projeções do BLS foram divulgadas em setembro de 2022. Isso significa que elas não refletem o rápido aumento da IA generativa como o ChatGPT e como começaram a afetar a economia.
Um relatório de abril deste ano do Goldman Sachs, por exemplo, afirmou que a IA poderia substituir 300 milhões de empregos – quase o tamanho da população dos EUA – em todo o mundo nos próximos 10 anos.
Isso torna uma questão aberta e importante saber se a IA ou tendências demográficas poderosas, como crescimento populacional mais lento e envelhecimento da força de trabalho, serão as mais impactantes em termos de determinação do futuro cenário de empregos.