Como investir em Fundos Imobiliários?

investir em fundos imobiliários

Como investir em Fundos Imobiliários (FII’s) é um tópico bem interessante para quem deseja manter uma carteira balanceada em ativos e, consequentemente, ter mais rentabilidade.

Nós do Hub do Investidor acreditamos que a alocação consciente em diferentes classes de ativos, contribui da forma significativa para rendimentos mais atrativos e uma performance mais alinhada a objetivos de longo prazo e não apenas “picking” em ativos individuais. 

Dessa forma, os Fundos Imobiliários podem ser ativos interessantes para compor seu portfólio. Afinal, os fundos consolidados no mercado possuem diversos ativos com características distintas entre si, gerando sinergia ao Asset Alocation no sentido de diluir riscos e aumentar as chances de ganho ao longo do tempo. 

Antes de investir em Fundos Imobiliários é necessário avaliar diversos aspectos! Para isso, elaboramos um guia que dará clareza a você investidor na hora de aplicar em FII’s: 

  1. Defina suas metas e prazos para investir com mais segurança;
  2. Escolha o tipo de Fundo Imobiliário mais adequado ao seu perfil de investidor;
  3. Olhe para os momentos particulares dos FII’s disponíveis no mercado;
  4. Veja se o preço do Fundo Imobiliário está de acordo com o esperado;
  5. Pesquise sobre os aspectos qualitativos do FII;
  6. Considere a tributação e os riscos de se investir em FII’s;
  7. Faça simulações para comparar os Fundos Imobiliários que mais te interessaram;
  8. Tenha ciência que investir em Fundos Imobiliários é uma aplicação de longo prazo;
  9. Reinvista os rendimentos obtidos.

 

Defina suas metas e prazos para investir com mais segurança

Antes de realizar qualquer pesquisa sobre um FII específico, é de extrema importância que você entenda e defina quais são seus objetivos financeiros e em que prazo pretende atingi-los.

Diante disso, elaboramos algumas questões que podem te auxiliar nesse primeiro mapeamento:

  1. Quais são meus objetivos financeiros ao aplicar em um FII?
  2. Terei necessidade de utilizar o dinheiro aplicado no FII em um curto, médio ou longo prazo? 
  3. Qual a porcentagem do meu capital devo alocar em Fundos Imobiliários?

Estando clara essa primeira parte de triagem, partimos para a análise do FII que mais se alinha a suas necessidades. 

 

Escolha o tipo de Fundo Imobiliário mais adequado ao seu perfil de investidor

Há 3 tipos principais de Fundos Imobiliários (tijolo, papel e híbridos), entretanto os de papel e de tijolo diferem bastante com relação a suas características. Temos um artigo que trata mais afundo deste assunto:

Como escolher fundos imobiliários para investir?

 

Olhe para os momentos particulares dos FII’s disponíveis no mercado

Cada categoria de Fundo Imobiliário tende a estar em um momento diferente dentro dos ciclos do mercado financeiro. Desse modo, é importante olhar para o momento atual comparando a rentabilidade passada.

 

Veja se o preço do Fundo Imobiliário está de acordo com o esperado

Antes de escolher um Fundo Imobiliário, você precisa saber se o valor das cotas é justo. Existem cotas de FII’s com preços acessíveis, em torno de R$10,00, por exemplo, porém, mesmo o valor do aporte sendo relativamente baixo é importante verificar se ele não está “caro” para os padrões do mercado e do próprio FII

Uma forma de medir isso é dividindo o valor do patrimônio total do FII pelo número de cotas disponibilizadas, se o resultado obtido estiver abaixo do valor de negociação no momento, significa que o ativo está possivelmente “caro” e seria importante você entender o porquê. 

Pagar “caro” por um FII pode não ser um mau negócio, afinal há uma razão para o mercado estar precificando este ativo acima do preço. Do mesmo jeito que um fundo imobiliário “barato” nem sempre é um bom negócio. 

Já investe em FIIs ou está muito perto disso? Acesse GRATUITAMENTE a Carteira de FIIs do Hub do Investidor, e receba rendimentos mensais! Clique aqui.  

 

Pesquise sobre os aspectos qualitativos do FII

Verificar a confiabilidade dos gestores, a companhia por trás do ativo, o histórico de rentabilidade, taxas de vacância (no caso de fundos de tijolo e híbridos), valor potencial por m2 (no caso de fundos de tijolo) e outras informações relevantes que são divulgadas nos relatórios mensais é de extrema importância para sua tomada de decisão!

 

Considere a tributação e os riscos de se investir em FII’s

A tributação aplicada para FII’s é o Imposto de Renda (IR), assim, quando você for vender cotas, a alíquota cobrada é de 20% sobre os lucros obtidos. 

Com relação aos riscos, o primeiro e mais evidente é a volatilidade, pelo fato do ativo estar sujeito a precificação da bolsa de valores, há exposição direta dos resultados do setor imobiliário no valor das cotas. Dito isso, é importante se atentar aos seguintes riscos: 

  1. Setor;
  2. Gestão;
  3. Liquidez. 

 

Faça simulações para comparar os Fundos Imobiliários que mais te interessam

Por mais que depois de todo o processo de análise de um FII, você acredite ter escolhido o melhor investimento, é sempre bom simular o investimento nas opções de ativos existentes, a fim de tornar mais palpável seus retornos ao longo do tempo. 

 

Tenha ciência que investir em Fundos Imobiliários é uma aplicação de longo prazo

É comum encontrar pessoas que não se planejaram corretamente e tiveram que vender as cotas de um FII em um curto prazo de tempo, pagando imposto de renda e não tendo o resultado almejado.

Como os FII’s respondem de maneira similar a imóveis físicos quanto à valorização ao longo do tempo, sua valorização acontece de maneira mais significativa em um longo prazo, assim, pense em manter o seu dinheiro no fundo, por bastante tempo para aumentar suas chances de ter mais lucro.

 

Reinvista os rendimentos obtidos

Para que você consiga gerar ganhos sólidos e formar o famoso efeito “bola de neve”, aconselhamos a reinvestir seus ganhos obtidos através dos rendimentos em novas cotas, assim, em um longo prazo seu capital crescerá de maneira exponencial.

Já investe em FIIs ou está muito perto disso? Acesse GRATUITAMENTE a Carteira de FIIs do Hub do Investidor, e receba rendimentos mensais! Clique aqui.

perfect rolex watches

image_pdfBaixar .PDF
Leonardo Ribeiro

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress