Dominância do bitcoin: o que é e como utilizá-lo para analisar o mercado crypto?

dominância do bitcoin

Um dos indicadores mais utilizados para analisar o mercado de criptomoedas é a “dominância do bitcoin“, que oferece insights valiosos sobre a relação entre o bitcoin e as demais criptomoedas.

Neste artigo, abordaremos o que é a dominância do Bitcoin, como ela é calculada e como os investidores podem utilizá-la para tomar decisões fundamentadas sobre seus investimentos.

 

O que é a dominância do bitcoin?

A dominância do bitcoin (BTC) é um indicador que mede a participação do Bitcoin no mercado em relação às outras criptomoedas, ou seja, que representa qual a porcentagem do valor total do mercado de criptomoedas que é composta pelo BTC, explicitado sua dominância e ajudando a fornecer insights relevantes sobre a dinâmica geral do mercado.

 

Como é calculada a dominância do bitcoin? O que ela significa?

Tudo o que falamos até agora pode ser resumido por meio da seguinte fórmula: a dominância do bitcoin é a relação entre a capitalização de mercado (market cap) do bitcoin e a capitalização de mercado de todo o mercado de criptomoedas.

fórmula da dominância do bitcoin

Para que tudo isso fique mais palpável, vamos pegar o marketcap do bitcoin hoje. No momento da redação deste artigo (08 de maio de 2023), a capitalização de mercado do BTC é de US$ 540.596.518.373.

Já a capitalização de todo o mercado de criptomoedas é de US$ 1.154.474.625.456. Ao fazermos a divisão entre os dois fatores, temos que a dominância atual do BTC é de 0,468 (46,8%). Na prática, podemos dizer que o bitcoin sozinho é responsável por 46,8% de toda a capitalização do mercado crypto.

Assim, concluímos que quando a dominância do bitcoin está em alta, isso geralmente indica que os investidores estão mais interessados no ativo do que em outras criptomoedas (altcoins).

Por outro lado, uma queda na dominância do bitcoin sinaliza que o interesse pelas altcoins está aumentando. Acompanhar essa dominância pode ajudar os investidores a identificar tendências e oportunidades no mercado de criptomoedas.

 

Fatores que influenciam tal dominância:

Naturalmente, sendo o precursor do ecossistema crypto, quando foi criado por Satoshi Nakamoto e ganhou vida em 2009, o bitcoin possuía o domínio completo da dominância do mercado.

Desde então, esse valor tem flutuado com as inovações e criações de outras criptomoedas, mas sua dominância continua sendo a mais alta. Na prática, a maioria das outras criptomoedas tende a seguir o movimento do bitcoin em resposta aos principais acontecimentos em todo o mundo, e é por isso que o valor do mercado crypto geralmente reflete os movimentos do BTC.

Vamos ver, a partir de agora, alguns fatores que influenciam a dominância do bitcoin:

 

A. Flutuação do preço do BTC

Tendo em vista que o número de bitcoins em circulação segue um cronograma de fornecimento bem definido e estável, limitado a 21 milhões de unidades que serão mineradas, a maior influência no marketcap do BTC é seu preço.

Assim, à medida que o preço do BTC tende a subir, seu valor de mercado também tende a aumentar proporcionalmente. Isso não significa, no entanto, que a dominância do bitcoin esteja aumentando, uma vez que as demais altcoins podem subir em ritmo ainda mais acelerado do que o BTC. Isso nos leva ao próximo ponto.

 

B. Flutuação do valor de mercado (“marketcap”) das altcoins

Ao contrário do Bitcoin, que foi criado com o objetivo de facilitar transações ponto-a-ponto e cumprir com as funções econômicas de uma moeda, as altcoins servem para os casos de uso mais diversos possíveis, abarcando tokens de governança, aplicações em DeFi, tokens não-fungíveis (NFTs), ativos do mundo real (RWA) e stablecoins lastreadas em moedas fiduciárias.

Desta forma, fatores que afetem a demanda por essas altcoins influenciam diretamente na dominância do bitcoin, uma vez que isso estará aumentando significativamente o segundo fator da nossa equação: “capitalização do mercado crypto total”.

Por exemplo, quando novas stablecoins são mintadas, seus “marketcaps” aumentam. Ainda, em períodos voláteis, os investidores podem optar por realizar lucros em BTC e manterem-se dolarizados por meio de stablecoins, diminuindo a primeira ponta da equação e aumentando a segunda.

Assim, fatores de mercado e criação de novas altcoins influenciam na dinâmica.

 

 

Como utilizar a dominância do bitcoin para negociar:

Como o bitcoin é a criptomoeda mais antiga e dominante, tende a absorver as informações do mercado com mais velocidade, reagindo muito mais rápido do que as altcoins. Portanto, se os investidores forem rápidos o suficiente para identificar esses movimentos na dominância do BTC, isso pode ajuda-los a realizar negociações mais inteligentes e lucrativas.

Vamos analisar alguns cenários consolidados:

alguns conceitos sobre como utilizar a dominância do bitcoin na prática

  • Cenário 1: Preço do BTC subindo e dominância do BTC também subindo

Quando a dominância do BTC sobe juntamente ao aumento no preço do ativo, indica que o BTC está tendo um desempenho melhor do que as altcoins, evidenciando um sentimento de mercado positivo para o BTC que costuma ser interpretado como momento de compra.

 

  • Cenário 2: Preço do BTC caindo e dominância do BTC subindo

Neste cenário, como o preço do BTC está em queda mas a dominância segue aumentando, fica evidente o enfraquecimento ainda mais acentuado das altcoins, demonstrando que podemos estar diante de um “bear market” para as moedas alternativas. Este costuma ser visto como um momento de dar “cash out” nas altcoins e se manter em BTC.

 

  • Cenário 3: Preço do BTC subindo e dominância BTC caindo

Essa conjuntura demonstra que as altcoins estão tendo um desempenho melhor do que o bitcoin em um mercado de alta, evidenciando um potencial “bull market” das altcoins, também conhecido como “altseason”.

Basicamente, uma “altseason” acontece após o bitcoin ter experimentado um aumento significativo de preço, de forma que os investidores procuram alocar seus lucros para outras criptomoedas, dando início ao movimento de alta das altcoins.

 

  • Cenário 4: Preço do BTC caindo e dominância do BTC também diminuindo

Quando isso acontece, sinaliza um mercado geral de baixa (“bear market”), evidenciando que todas as criptomoedas provavelmente também cairão. Este é um sinal de que os investidores devem se desfazer de suas posições ou “comprar a queda” do BTC quando os preços estiverem baixos o suficiente.

Quando fazemos uma análise retroativa, entre meados de 2017 (“boom” dos ICOs) e agora (2023), a dominância do BTC alcançou sua máxima em 79%, apesar da região mais consolidada ficar na casa dos 75%. Já sua mínima atingiu os 35%, sendo esses dois valores considerados os níveis históricos extremos de dominância do BTC.

 

 

A dominância do BTC raramente atinge esses níveis, mas quando isso acontece, pode oferecer boas oportunidades de negociação, desde que sempre fazendo um bom gerenciamento de risco. Quando a dominância do BTC chegar a 75%, pode haver uma expectativa de que o preço do ativo caia em breve.

Na outra ponta, quando a dominância do BTC diminuir e atingir níveis historicamente baixos, podemos ver uma mudança iminente de valorização do preço do BTC.

 

Onde consultar qual a dominância do bitcoin no momento?

Você pode consultar qual a dominância do bitcoin em tempo real por meio de diversas plataformas. Particularmente, recomendo utilizar o coinmarketcap uma vez que é possível analisar concomitantemente o marketcap de outras criptomoedas no mesmo gráfico, tirando insights interessantes da interação entre ambos.

  1. TradingView
  2. Coinmarketcap
  3. Coinstats

https://www.tagheuer.io/

image_pdfBaixar .PDF
Caio Goetze

Formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduando em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a UERJ, conta com 3 anos de experiência e diversos cursos de formação acadêmica de bagagem no “criptomercado”.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress