Pra quem deseja receber uma renda mensal, é importante ter em carteira boas empresas pagadoras de dividendos. Caso não saiba ainda o que são os dividendos, basicamente são a parcela do lucro que a companhia distribui entre os seus acionistas. Por exemplo, se uma companhia dá R$2,00 de lucro por ação, e resolve distribuir metade, os proventos para os acionistas serão de R$1,00 por ação.
Se dividirmos esse montante distribuído por ação pelo preço atual da ação, encontramos um indicador chamado Dividend Yield. Quanto maior esse indicador, melhor. Mas tenha em mente que ele mede o histórico, e não garante que isso se concretizará no futuro.
Leia também:
Dividendos: o que são e como receber? | Hub do Investidor
Várias coisas podem afetar esse montante distribuído no futuro, seja a companhia ter um lucro menor, ou distribuir uma menor porcentagem para investir mais para expandir o seu negócio. Por isso, é fundamental priorizar companhias mais perenes, que consigam pagar dividendos recorrentemente.
Para exemplificar, trouxemos 3 ações de diferentes setores: pagadoras de dividendos
Fonte: Status Invest e Hub do Investidor (10/10/2022)
1) Petrobras (PETR4)
Um erro muito comum dos investidores iniciantes, é filtrar pela ação que possui o maior Dividend Yield e comprá-la, sem saber o motivo pelo qual o indicador está tão alto.
Atualmente, a Petrobras possui um Dividend Yield de 50%, e foi a empresa que mais pagou dividendos no mundo.
Veja também:
Petrobras: 1º lugar no Ranking de maiores pagadoras de dividendos | Hub do Investidor
Mas isso, obviamente, tem alguns motivos, que possuem um risco atrelado.
O primeiro motivo, é que o resultado da Petrobras é fortemente influenciado pelo preço do Petróleo, assim, com o preço do barril do petróleo atingindo patamares altos por conta do corte da oferta da Rússia, a Petrobras conseguiu ter ótimos resultados, e distribuí-los para os acionistas.
Preço do Petróleo
Fonte: Investing.com
Além do preço do petróleo, outro fator que influencia é o risco político, que faz a Petrobras negociar com múltiplos abaixo de seus pares privados, já que por ser uma companhia estatal, o governo pode interferir em suas políticas de preços, fazendo com que os próximos resultados sejam mais incertos.
Portanto, apesar de ter recentemente sido uma excelente pagadora de dividendos, é a mais incerta da nossa lista.
2) Taesa (TAEE11) pagadoras de dividendos
A Taesa, ou Transmissora Aliança de Energia Elétrica, é uma companhia que atua no segmento de transmissão elétrica, considerado um dos segmentos mais seguros de toda a bolsa, devido à alguns motivos:
Em primeiro lugar, a Receita das transmissoras são extremamente previsíveis, com contratos de 30 anos, que são reajustados anualmente pela inflação. Além disso, não possui risco de volume de energia transportada, ou seja, faça chuva ou faça sol, a receita está “garantida”.
Fonte: RI Taesa
Assim, a Taesa consegue pegar parte desse lucro recorrente e distribuir entre seus acionistas (além de usá-lo para investir em novos leilões).
3) BB Seguridade (BBSE3)
Também inserida em um segmento Perene, a companhia BB Seguridade atua no setor de seguros. Vale mencionar que o Banco do Brasil possui 66,25% das ações da BBSE3, e por isso, a BB Seguridade possui acesso ao canal de distribuição do Banco do Brasil, que é uma ótima vantagem competitiva.
O segmento de seguros por si só já é considerado perene, e não à toa é um segmento que o Warren Buffett exalta, possui como características ser altamente gerador de caixa a um custo de capital baixo.
A seguradora, além da parte provisionada para fazer frente às sinistralidades, possui a outra em caixa, que pode ser aplicada em ativos seguros da renda fixa. Quando a taxa de juros está alta como está hoje, essas companhias conseguem ter um resultado ainda melhor, e assim, gerar mais valor para o acionista, seja através de proventos ou investimentos.
Dessa forma, a BBSE3 se mostra como uma boa pagadora de dividendos ao longo dos anos, conseguindo alcançar um dividend yield mais alto que a Selic, muitas das vezes.
Dividendos distribuídos – BBSE3
Fonte: RI BBSE3
Confira o resultado recente da BBSE3 e a nossa opinião sobre ele: BB Seguridade (BBSE3): aumento de 81,2% nas emissões dos prêmios
Para quem quer montar uma carteira de investimentos para receber renda passiva, um ponto importante a ser considerado, é a periodicidade de distribuição, diferente dos fundos imobiliários, as ações não costumam distribuir mensalmente.
Fica nítido, então, que existem opções para diversos tipos de investidores, os que preferem correr um risco para ter uma chance de receber uma maior quantidade de dividendos, ou aqueles que optam pela segurança e perenidade.
O Hub Pro mantém você informado sobre os melhores insights do mercado através de análises precisas realizadas por profissionais experientes.
Além disso, você têm acesso a relatórios exclusivos, carteiras recomendadas e lives semanais.
Seja um assinante Hub Pro!