Hub Insights

Nova parceria pode destravar valor para as ações VALE3?

ações VALE3

Como a Vale ganha dinheiro?

Atualmente, a Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, e sua principal linha de negócios é a produção de minério de ferro. O mercado do minério de ferro é muito grande, já que é a matéria-prima para a fabricação do aço, que é utilizado em uma série de indústrias, como na indústria automotiva e construção civil.

O preço do minério de ferro afeta diretamente as receitas da Vale, principalmente por ser o mais relevante em seu portfólio. No entanto, a Vale faz investimentos para diversificar o seu portfólio, atuando também na produção de Cobre e Níquel.

resumo da produção da Vale

Fonte: RI Vale

 

Apesar de ambos serem minérios, a perspectiva para eles são diferentes, enquanto parte do preço e perspectiva de demanda do minério de ferro está atrelada a China, construção civil global e afins, o níquel possui uma melhor perspectiva de crescimento devido à sua exposição a novas indústrias, como baterias recarregáveis, veículos elétricos, energia renovável, indústria aeroespacial e afins.

Quanto ao cobre, assim como o ferro (aço), é muito utilizado na indústria de construção, infraestrutura e automotiva, mas também é utilizado em fios e cabos elétricos, eletrônica e indústria de tecnologia.

Dessa forma, as perspectivas para os dois metais básicos, chamados pela Vale de metais de transição energética, são promissoras, e a diversificação é positiva para as ações VALE3.

 

Venda da parte de transição energética e as ações VALE3: 

Recentemente, a Vale anunciou a venda de 13% de seu negócio de metais básicos (transição energética), por US$3,4 bilhões para a Manara Minerals, uma companhia da Arábia Saudita e para Engine no°1, sendo 10% para a Manara e 3% para a Engine. Além da negociação ter sido com um valuation atrativo, de US$26 bilhões de valor de mercado, a venda é interessante por alguns fatores.

Dentre esses fatores, podemos destacar o acesso a parcerias estratégicas e a capital, além de uma diversificação geográfica e de portfólio. Com isso, espera-se que haja uma maior delimitação das linhas de negócio da Vale, separando a parte de minério de ferro da companhia produtora de metais para a transição energética, sendo que a primeira possui uma perspectiva mais estável, de eficiência e forte geração de caixa, enquanto a segunda possui uma forte perspectiva de crescimento.

parceria inovadora e ações VALE3

Fonte: RI Vale

 

Tendo isso em vista, acreditamos que a Vale possui um bom futuro pela frente, sendo uma companhia eficiente, que remunera bem o acionista e também possui avenidas de crescimento interessantes. Entretanto, é importante destacar que ainda há uma forte dependência do minério de ferro, e a macroeconomia global pode afetar tanto negativamente, quanto positivamente as ações VALE3.

banner hub pro novo

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress