Hub Insights

Mercados financeiros mundiais: o rally final do ano de 2023

mercados financeiros mundiais

Os mercados acionários caíram pelo terceiro mês consecutivo em outubro, com os mercados financeiros mundiais sendo atingidos por taxas de juros mais altas em todos os vértices das curvas de juros futuras, em vários países ao redor do mundo, conforme mostram os gráficos.

Os índices dos EUA caíram na casa de um dígito no mês, o que deixou o Dow Jones Industrial Average e o S&P 500 abaixo de suas linhas de tendência de longo prazo. Os mercados também recuaram aproximadamente o mesmo valor. Até mesmo a renda fixa caiu. Os mercados financeiros mundiais estavam claramente em um modo de redução de risco.

gráfico mostrando a performance dos mercados financeiros mundiais

 

As preocupações com as taxas de juros e a inflação impulsionaram o fraco desempenho durante o mês. Com as notícias econômicas mostrando crescimento sustentado da economia e a inflação em níveis historicamente mais altos, as taxas de juros subiram ao longo do mês. O rendimento de 10 anos do Tesouro dos EUA chegou a pouco mais de 5%, um recorde de mais de uma década. O forte crescimento aumentou as expectativas de taxas e inflação. E como as taxas mais altas normalmente sinalizam avaliações de ações mais baixas, os mercados financeiros mundiais continuaram a cair.

A reunião do Fed do mês passado foi amplamente interpretada como uma pausa dovish, com as taxas inalteradas e os comentários mudando para um tom mais “esperar para ver” à medida que os dados econômicos se suavizavam. Embora ainda em um nível saudável, o crescimento do emprego em novembro foi substancialmente mais lento do que em outubro, e a confiança dos consumidores e das empresas caiu.

Entre a reunião do Fed e os dados mais fracos, as taxas caíram significativamente na primeira semana de novembro – e os mercados se recuperaram em resposta.

gráfico mostrando os 150.000 empregos mais fracos do que o esperado para outubro e sua associação com os mercados financeiros mundiais

 

Além dos 150.000 empregos mais fracos do que o esperado para outubro, os dois meses anteriores foram revisados para baixo em um total de 101.000. Também vimos o número de horas trabalhadas cair 0,3%, o que reflete um abrandamento adicional das condições do mercado de trabalho. A taxa de crescimento do emprego está diminuindo, mas continua bem acima dos cerca de 100.000 que precisamos para absorver o crescimento natural da força de trabalho. Enquanto isso, a taxa de participação da força de trabalho continua a apresentar tendência de alta.

Ambos os acontecimentos aliviam a pressão de alta sobre os salários, razão pela qual o crescimento salarial caiu de 4,9% há um ano para 4,1% atualmente, mas agora está acima da taxa de inflação. O retorno ao crescimento real dos salários deve manter a expansão econômica em 2024, assim como os lucros corporativos começam a aumentar novamente em uma base anualizada.

 

Também estamos na última fase da temporada de resultados, de forma que temos os dados de receita e lucro para a maior parte das empresas que fazem parte do S&P 500, e de acordo com a FactSet, a taxa de crescimento dos lucros do S&P 500 no terceiro trimestre está agora em 3,7%, com 81% da companhias tendo apresentado relatórios.

Isso representa um aumento em relação ao declínio de 0,3% esperado em 30 de setembro. Isso não se deve exclusivamente às maiores empresas de tecnologia, já que oito dos onze setores do S&P 500 estão relatando crescimento. As margens de lucro aumentaram para 12,1%, de 11,6% no segundo trimestre.

Além disso, os valuations agora são bem mais razoáveis, com o S&P 500 sendo negociado a 17,8 vezes a estimativa futura, mas quando excluímos os dez maiores nomes do índice, que também são os mais caros, o resultado é uma relação preço/lucro inferior a 16x, o que é bastante condizente, e relativamente inferior à média histórica.

Várias vezes comentamos com nossos assinantes do Hub Internacional a discrepância que existe entre o índice e as empresas da bolsa nos Estados Unidos, especialmente em termos de valuation. Para acessar a Carteira Internacional do Hub gratuitamente, CLIQUE AQUI.

Assim, entendo que acabamos de passar pela primeira correção do mercado bull market, supondo que vimos o fundo do poço no final de outubro. As correções têm uma média de aproximadamente 14% e duram pouco mais de quatro meses. Em geral, elas são seguidas por recuperações acentuadas nos dois meses seguintes, o que poderia ser o famoso rally de final de ano, e ganhos mais impressionantes no ano inteiro que se segue (2024).

 

Desde que as altas das taxas de juros de longo prazo tenham ficado para trás, acho que as quedas dos principais índices acionários do mercado também ficaram. Mas também precisamos ver dados econômicos que não sejam nem muito quentes nem muito frios. Os “bears” se aproveitarão de qualquer fraqueza econômica como um sinal de que uma recessão se aproxima.

À medida que nos aproximamos do final do ano, as principais questões serão se o crescimento continuará em um ritmo mais lento e se a inflação continuará a cair. As expectativas do mercado em relação às taxas mudaram rapidamente e, se o FED continuar a se mostrar mais dovish, essa reação positiva poderá continuar.

Dito isso, considerando que o motivo subjacente para a postura dovish do FED é a continuidade do crescimento mais lento e das taxas mais altas, qualquer reversão dessas tendências poderia levar a um novo aumento das taxas. Portanto, embora haja uma oportunidade aqui, há também algum risco.

E esse é o ponto principal aqui. Os mercados financeiros mundiais tiveram três meses difíceis (agosto, setembro e outubro), em grande parte devido ao aumento das taxas. Olhando para o futuro, há sinais de que essa tendência pode ter atingido o pico e começado a se reverter, o que seria bom para os mercados. Embora existam muitos riscos econômicos, as tendências são atualmente positivas.

O melhor de todo esse cenário, é que é possível selecionar oportunidades de alocação de capital muito mais interessantes do que o índice S&P 500, por meio da nossa Carteira Internacional você tem acesso as melhores teses de investimentos, CLIQUE AQUI e saiba como garantir o seu acesso totalmente GRATUITO!

AndreTavares

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress