A pandemia inundou o mercado com novos investidores. Pessoas que nunca compraram ações, critpomoedas ou tinham vivenciado momentos de intensa volatilidade na renda variável, foram obrigadas a tomarem risco por conta da variável mais importante da economia e dos mundos dos investimentos, o juro. Neste insight trataremos do juro, ciclo econômico, bolsa e renda fixa.
Fonte: Casa de Análise de Investimentos I Hub do Investidor
Por que o juro é a variável mais importante da economia e nos investimentos?
Porque o juro é a ferramenta que aumenta ou diminui a oferta de dinheiro em uma economia, ele pode ser estimulativo ou restritivo.
Já nos investimentos, ele é o ponto de partida para a tomada de decisão de alocação de recursos, exemplo:
“Vale a pena comprar uma ação que esperamos um retorno anual de 10%?”
“Vale a pena comprar uma máquina que esperamos um retorno anual de 12%?”
A resposta será sempre, DEPENDE. Se o juro básico for 2%, como foi durante a pandemia, praticamente tudo valerá a pena. Ao mesmo tempo, que agora com a taxa selic próxima a 14%, poucas coisas baterão o CDI.
Não à toa, vimos uma enxurrada de IPOs, ações sem fundamento subindo e figurinhas de macacos se valorizarem, isso é efeito do aumento brutal de liquidez que o mundo inteiro teve.
Mas como o ciclo econômico se conecta com meus investimentos?
Entendemos que o ponto de partida de montagem de qualquer portfólio é o entendimento do ciclo econômico, acompanhado de um asset allocation que se conecte com o cenário base e perfil do investidor.
No Hub do Investidor monitoramos uma infinidade de indicadores como PMIs, dados de crédito, juro, mobilidade, múltiplos, lucro das empresas, entre ouros, tudo isso para conseguir calibrar o asset allocation adequadamente ao ciclo econômico. Nos últimos 2 anos essa abordagem nos permitiu participar do rally da bolsa americana, das commodities e das criptomoedas.
Em breve esperamos colher os frutos na renda fixa brasileira, americana e bolsa Brasil.
Olhando os 2 gráficos abaixo, qual o melhor momento para comprar bolsa e renda fixa?
Fonte: Casa de Análise de Investimentos I Hub do Investidor
Pois é, daqui 5 anos você vai olhar para trás e falar “porque não comprei bolsa nos 100 mil pontos?” e “porque não comprei mais renda fixa?”
Tem dúvida que isso acontecerá?
Olha o que aconteceu em 2003 com a bolsa e juro, repita o exercício e olhe o período de 2015.
“A história não se repete, mas rima por vezes” – Mark Twain.
Se você é cliente XP, você pode acessar toda a inteligência de mercado do Hub GRATUITAMENTE, clicando aqui.