Neste artigo, discorreremos sobre mais uma métrica on-chain aplicável às nossas análises de mercado crypto. Abordaremos, mais especificamente, o “Net Unrealized Profit and Loss (NUPL)”, indicador criado em 2019 por Tuur Demeester, Tamás Blummer e Michiel Lescrauwaet com objetivo de avaliar o valor total dos lucros ou prejuízos da oferta circulante de uma moeda.
Em outras palavras, o NUPL é um indicador on-chain que mostra se o mercado está em estado de lucro ou prejuízo. Podemos dizer que seu objetivo é responder à pergunta: se todas as unidades de uma determinada moeda, como o BTC, fossem vendidas hoje, quanto os investidores ganhariam ou perderiam?
Como o NUPL é calculado?
O NUPL (Lucro/Perda Líquida Não Realizada) analisa especificamente a diferença entre o Lucro Não Realizado e o Prejuízo Não Realizado para determinar se a rede como um todo está atualmente em estado de lucro ou prejuízo. Ou seja, basta subtrair esses prejuízos relativos não realizados (“relative unrealized losses”) dos lucros relativos não realizados (“relative unrealized profits”).
Para chegar a esses conceitos e valores, no entanto, cada moeda em circulação é ponderada pela diferença entre seu preço atual e o preço da última vez em que foi movimentada ou criada, entendendo justamente se elas estão em estado de lucro relativo não realizado (ou seja, se o preço subiu desde então) ou em estado de prejuízo relativo não realizado (ou seja, se o preço caiu desde então).
Com esses dados em mãos, podemos estender essa leitura para toda a rede e extrair insights e leituras de mercado interessantíssimas.
Outra forma de calcular o NUPL é subtraindo o Realized Cap do Market Cap, posteriormente dividindo o resultado também pelo market cap.
Veja abaixo:
Compreendendo essa segunda fórmula:
- Marketcap: É calculado a partir do preço atual do Bitcoin (por exemplo) multiplicado pelo número de moedas em circulação. Funciona como o valor de mercado nos mercados tradicionais, ou seja, o preço da ação multiplicado pelo número de ações.
- Realized Cap: Ao invés de pegar o preço atual do Bitcoin, o Realizad Cap considera o preço de cada BTC quando foi movido pela última vez, ou seja, a última vez que foi enviado de uma carteira para outra. Em seguida, soma todos esses preços individuais e tira uma média. Feito isso, multiplica esse preço médio pelo número total de moedas em circulação.
Bitcoin está barato? Saiba como interpretar o Múltiplo de Puell!
Ao subtraírmos o Valor Realizado do Marketcap, alcançamos o Unrealized Proffit/Loss, ou seja, o Lucro/Perda não realizado.
É justamente ele que estima o total de lucros/perdas dos investidores no Bitcoin, mas ainda de forma crua.
Melhor do que isso é entender essa métrica a partir da perspectiva “relativa”, isto é, do quanto esses valores mudam relativamente ao longo do tempo. Sendo assim, divide-se o valor pelo marketcap novamente, alcançando o NUPL.
Como interpretar o NUPL na prática? Entenda as tendências
Chega de “tecniquês”. Vamos entender, na prática, como podemos usar o NUPL para extrair leituras de mercado!
Valores acima de 0 (Rede em lucro):
O que significa: crescente pressão de venda.
Para que os valores se encontrem acima de zero, como vimos, o Market Cap deve exceder o Realized Cap, indicando que o valor negociado no mercado é maior do que o valor esperado on-chain. Em outras palavras, essa relação torna mais moedas em lucrativas, denotando que a rede está em estado de lucro líquido. Por exemplo, um NUPL de 0.75 significa que o Market Cap é quatro vezes maior que o Realized Cap, o que demonstra um forte lucro na rede que pode gerar alguma pressão de venda. Naturalmente, quanto mais o NUPL desvia de zero, mais próxima a tendência do mercado de formar topo.
Valores abaixo de 0 (Rede em prejuízo):
O que significa: crescente pressão de compra.
Para que os valores se encontrem abaixo do zero, o Market Cap deve ser menor que o Realized Cap, indicando que o valor negociado no mercado é menor do que o valor esperando on-chain, denotando que a rede está em estado de prejuízo líquido. Por exemplo, um NUPL de -0,5 significa que o Market Cap é metade do Realized Cap, demonstrando prejuízo na rede, praticamente nenhuma pressão de venda e uma forte pressão de compra. Isso porque quanto mais o NUPL desvia de zero para baixo, mais próxima a tendência do mercado de formar fundo.
Por que investir em bitcoin? Como o atual momento reforça a tese do ativo!
O que podemos extrair da história?
Historicamente, percebemos que o mercado de Bitcoin com um NUPL de 0,7 ou superior acabou ficando mais próximo do topo, evidenciando a euforia do mercado. Para os investidores, seria sensato adotar uma abordagem cautelosa quando o NUPL atingisse esse patamar.
Os valores mais altos de NUPL de todos os tempos foram alcançados durante os picos de mercado em 2011 (0,878), 2013 (0,838), 2017 (0,793) e 2021 (0,746).
Em contrapartida, os menores patamares de NUPL segundo a LookIntoBitcoin aconteceram em 2012 (-1,519), 2015 (-0,566), 2018 (-0,425) e 2022 (-0,313), momentos em que os exatos fundos do mercado foram formados, evidenciando a capitulação. Para os investidores, esse momento pode significar uma boa oportunidade de acumular bitcoin.
Onde consultar esses dados do NUPL?
A boa notícia é que não precisamos fazer esse tanto de contas matemáticas sozinhos! Uma série de plataformas disponibilizam a leitura do NUPL de maneira automática. Abaixo, algumas delas: