Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Golpes com Criptomoedas: 11 Recomendações para sua segurança!

golpes com criptomoedas - hub do investidor

Entre altos e baixos nas pesquisas dos usuários, o fato é que, olhando no horizonte de longo prazo, as buscas pelo termo “criptomoedas” têm crescido com o decorrer do tempo, processo natural em função da também crescente adoção desse nicho de ativo nos portfolios dos investidores.

golpes com criptomoedas - interesses ao longo do tempo

 

No entanto, nem só de pessoas bem intencionadas vive o mundo e o cenário se mostrou atrativo também para criminosos que passaram a aplicar golpes com criptoativos.

De acordo com dados recentes do FBI, divulgados no “report” de criptoativos da Casa Branca no último dia 16 de setembro, perdas financeiras decorrentes de “scams” foram 600% maiores em 2021 do que no ano anterior.

Soma-se a isto, também, os golpes que utilizam criptomoedas como pretexto para promessas de altos retornos financeiros, com percentuais fixos e garantidos.

Em 2021, vimos a Polícia Federal prendendo cinco pessoas ligadas ao grupo Bitcoin Banco, além do golpista Cláudio Oliveira que ficou conhecido como “Rei do Bitcoin”, acusado de promover fraudes por meio de plataformas de negociação que desviaram montantes na casa dos bilhões. E, assim como ele, existem vários.

Desta forma, muitos criminosos se aproveitam do alto histórico de rentabilidade do bitcoin e usam do nome do ativo para vender sonhos e rendimentos impossíveis a pessoas bem intencionadas que desconhecem do tema e acreditam nas promessas.

Sendo assim, se você é novo no mercado e fica receoso para investir em criptomoedas ao ver essas notícias, saiba no que deve ficar ligado antes de tomar alguma decisão!

banner grupo telegram

 

PRINCIPAIS GOLPES ENVOLVENDO MOEDAS DIGITAIS:

  1. Promessa de lucros altos, garantidos e rápidos: Não existe dinheiro fácil! O mercado não irá te deixar rico do dia para a noite. DESCONFIE de qualquer pessoa que te prometa altos lucros num passe de mágica ou, ainda, que prometa lucros fixos e garantidos.
  2. Ofertas em redes sociais: É muito comum vermos golpistas utilizando redes sociais para aplicar golpes com criptomoedas e disparar mensagens privadas promovendo essas ofertas com rentabilidades atraentes. Desconfie e não siga o que essas mensagens te orientarem! Está na dúvida sobre a veracidade das informações? Se possível, cheque fontes confiáveis. Se isso não for possível, parta da premissa de que a mensagem é um GOLPE.
  3. Pirâmides Financeiras: Infelizmente, muito comum neste mercado! Recebeu mensagens prometendo altos lucros e demandando que você pague taxas e/ou recrute novas pessoas para lucrar ainda mais? CAIA FORA!
  4. Falsas corretoras e aplicativos: As corretoras de criptoativos são plataformas semelhantes às corretoras de ações listadas nas bolsas. O objetivo delas é facilitar a compra e venda de moedas digitais por meio da conexão entre compradores e vendedores. A criação de “exchanges” falsas também é uma prática comum de fraude no mercado. Os criminosos montam sites que aparentam ter credibilidade e estimulam a pessoa a fazer operações por meio dele. Assim, o usuário bem intencionado acaba depositando o dinheiro na conta dos golpistas. A mesma dinâmica vale para aplicativos falsos. SEMPRE cheque a credibilidade da plataforma que você está usando e não tente inovar! Na dúvida, opte pelas mais conhecidas e seguras.
  5. Robôs de investimento: Esses robôs de fato existem. São programas de computador que recebem as cotações de alguma plataforma, e, por meio de uma regra pré-determinada, fazem o envio de ordens de compra e venda para facilitar a vida dos investidores. Porém, muitos criminosos acabam criando um programa falso e ficando com o dinheiro que foi enviado pela vítima. Na dúvida, EVITE SEU USO!

 

COMO EVITAR GOLPES EM CRIPTOMOEDAS?

A melhor arma para qualquer coisa na vida é a educação e o conhecimento. Se possível, estude os projetos nos quais você pretende investir. Esse é um processo custoso que demanda tempo e dedicação, e é por isso que prezamos por prestar esse serviço com excelência para que você não precise se preocupar em fazê-lo.

Afinal, é seu dinheiro que está em jogo, então haja com responsabilidade sobre ele. Sendo assim, seguem algumas outras dicas para ficar atento:

Se possível, estude!

Conheça o mercado e os projetos. Verifique se determinada criptomoeda realmente existe e tem embasamento.

Desconfie de promessas de ganhos exorbitantes

Como falamos, não existe dinheiro fácil e, se existe, ele é ilegal e não vai ser oferecido a você por um desconhecido. O mercado não irá te enriquecer do dia para a noite e nem te gerará lucros garantidos, principalmente a partir de ativos de risco.

Não faça downloads de fontes duvidosas e não-confiáveis

Nunca faça cópias digitais das informações de suas criptomoedas

Um dos maiores erros que faz com que usuários, sejam experientes ou iniciantes, caiam em golpes com criptomoedas é criar cópias digitais das senhas das carteiras, das seed words ou dos códigos de backup. Não tire fotos, não tire prints e nem armazene esses dados por escrito nos aparelhos.

  1. Utilize antivírus

  2. Habilite as autenticações de dois fatores e o máximo de recursos de segurança disponíveis nas plataformas;

  3. Tome cuidado com seus dados pessoais! Não os forneça para plataformas desconhecidas

  4. Não haja com ganância

  5. Desconfie de e-mails desconhecidos e sorteios prometendo recompensas com criptomoedas

  6. Use senhas diferentes para cada plataforma e aplicativo

  7. Diversifique seu portfolio e não aloque tudo em um só nicho ou ativo

Em último caso, mesmo tendo cumprido com todas as recomendações anteriores, é crucial diversificar seu patrimônio para, caso ocorra o pior, você não estar sujeito à perda de todos seus ativos que estavam concentrados.

Em suma, a lição que fica é: desconfie de tudo! Assim como no direito prezamos pelo princípio do “in dubio pro reo” (Que significa que, na dúvida, interpreta-se o fato de maneira favorável ao acusado), no meio dos criptoativos é melhor, na dúvida, partir do princípio de que aquela informação é fraudulenta.

NÃO ACREDITE! E, ainda assim, se você for alvo de algum destes golpes, faça um boletim de ocorrência e procure um advogado especializado para tentar acessar os meios disponíveis de reaver seu patrimônio.

A assinatura Hub Crypto oferece carteiras recomendadas, análises das principais moedas do mercado, encontros ao vivo e gravados, e todo suporte para você tomar decisões com segurança!

Garanta seu acesso GRATUITO, clique aqui e saiba mais!

banner hub crypto

image_pdfBaixar .PDF
Caio Goetze

Formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduando em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a UERJ, conta com 3 anos de experiência e diversos cursos de formação acadêmica de bagagem no “criptomercado”.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress