Hub Insights

ETF de renda fixa americana: o que é e como investir?

ETF de renda fixa americana

O processo de aumento de juros recentemente realizado nos EUA ocasionou uma forte valorização dos títulos públicos americanos, tornando a renda fixa um investimento atrativo nos Estados Unidos. O ETF de renda fixa é uma forma prática, simples e barata para os investidores brasileiros acessarem a renda fixa americana.

ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos cuja carteira é composta por ativos que replicam algum índice temático. No caso de ETF de renda fixa, tais fundos aplicam em ativos que compõem esse tipo de investimento, como os títulos do tesouro americano e também em títulos corporativos. Somente no mercado americano existem mais de 500 ETFs de renda fixa listados. Isto é mais do que a quantidade de ações na bolsa brasileira disponíveis para se investir.

A valorização dos ETFs de renda fixa acompanha o desempenho dos ativos que compõem essa carteira temática do qual estes fundos replicam. Logo, quanto maior a valorização destes ativos no mercado, mais valorizado fica o ETF.

 

Tipos de ETF de renda fixa: 

Os títulos de renda fixa americano dos quais os ETFs estão investidos são denominados bonds, que se dividem entre:

Bonds Corporativos: são títulos de dívida emitidos por empresas americanas. As corporações emitem estes títulos para financiar projetos empresariais e em troca atribuem uma remuneração àqueles que comprarem tais títulos.

Títulos públicos do Tesouro: são títulos do Tesouro americano, ou seja, títulos que representam dívidas do governo dos EUA.

Os bonds que compõem os ETFs também podem ser classificados em nível de risco, se dividindo entre High Grade (títulos com baixo teor de risco) e High Yield (títulos que adicionam mais risco mas que apresentam retornos mais elevados).

 

ETFs de High Yield Bonds com os maiores pagamentos anuais de dividendos

ETF de renda fixa, High Yield Bonds

Fonte: ETF Database

 

Se observa que o yield de pagamento de dividendo de títulos High Yield refletem uma rentabilidade em torno de 4%, considerada historicamente atrativa para a renda fixa nos EUA.

 

iShares Investment Grade Corporate Bond ETF (LQD)- Dividendos – 2018-2022

gráfico mostrando a evolução do yield do LQD

Fonte: Seeking Alpha

 

O gráfico acima representa a evolução do yield do LQD, um dos ETF de bonds corporativos mais negociados nos EUA, com US$ 33 bilhões sob gestão, que atualmente opera no patamar de yield de 3,51%.

banner internacional

 

Quais as vantagens de investir em ETF de renda fixa?

Pelo fato de serem fundos de renda fixa, se caracterizam por investimentos com um grau elevado de segurança, além de estarem atrelados ao dólar, uma moeda resiliente internacionalmente.

Os ETFs representam uma cesta de ativos, o que já adiciona um grau de diversificação ao produto, evitando que o investidor fique exposto a somente um ativo.

As taxas de administração dos ETFs são significativamente menores quando comparado com outros fundos, indicando uma vantagem de custo.

gráfico mostrando taxa de administração de diferentes ativos e também do ETF de renda fixa

Fonte: Avenue

 

Há também uma vantagem tributária, pois quando o investidor residente no Brasil aplica em ETFs internacionais, se tem isenção de imposto de renda quando as vendas no mês não ultrapassam R$ 35.000. Além disso, nos Estados Unidos não existe o mecanismo de “come-cotas”.

A remuneração em dólar definitivamente é um dos atrativos deste investimento. Os proventos pagos em uma moeda forte como o dólar permite com que o investidor consiga proteger seu capital frente a momentos de incerteza. Cerca de 80%-90% dos ETFs de Renda Fixa americanos pagam mensalmente.

 

Como investir em ETFs no mercado americano?

Para um residente brasileiro poder investir em ativos nos EUA basta ter uma conta em uma corretora que possibilite operações no exterior, como é o caso da Avenue. A corretora permite com que um investidor brasileiro abra uma conta nos EUA e assim possa aplicar diretamente em ativos americanos, internacionalizando seus investimentos.

O mercado de ETFs nos EUA possui também a vantagem de ser fracionário, o que significa que o investidor tem a liberdade de comprar e vender a quantidade de cotas dos ETFs que lhe for mais apropriada. Na Avenue também é possível escolher a fração que se deseja comprar dos ETFs, o que garante mais autonomia ao investidor.

 

Comece a internacionalizar parte de seus investimentos! Invista através da nossa corretora parceira e ganhe gratuitamente o Hub Internacional, tenha acesso a conteúdos sobre investimento no exterior, análises macroeconômicas, carteiras recomendadas e oportunidades de investimento. Clique aqui. 

 

banner hub internacional novobreitling replica site

image_pdfBaixar .PDF
Raul Rodrigues

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress