Como funciona a Consultoria de Investimentos?

consultorias de investimentos

Nos últimos anos, o número de investidores no Brasil cresceu de forma significativa. Entretanto, muitos ainda investem sem saber como tomar as melhores decisões de investimentos ou sem saber como construir um planejamento financeiro adequado, alocando mal seu capital. Dessa forma, as consultorias de investimentos vêm desempenhando um papel fundamental na vida de muitos investidores que procuram auxílio em suas trajetórias no mercado financeiro. 

Se você tem dúvidas sobre esse tipo de serviço, não se preocupe! É comum que na hora de contratar uma consultoria de investimentos você se depare com perguntas. Nesse artigo, iremos apresentar a resposta das principais questões, que são:

O QUE SÃO CONSULTORIAS DE INVESTIMENTOS? 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONSULTORIA E ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS?

COMO É O PROCESSO DE UMA CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS? 

A CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS É INTERESSANTE PARA QUAL PERFIL DE INVESTIDOR? 

COMO ESCOLHER UM CONSULTOR DE INVESTIMENTOS? 

COMO É REALIZADO O PAGAMENTO DE UMA CONSULTORIA? 

 

O QUE SÃO CONSULTORIAS DE INVESTIMENTOS?

São empresas especializadas em analisar ativos financeiros, compostas de profissionais licenciados e qualificados com a expertise necessária para decidir as melhores oportunidades de investimentos. Além disso, são as responsáveis por auxiliar os investidores a tomar decisões na execução de seus objetivos no mercado financeiro, visando otimizar os resultados através de escolhas seguras e racionais.

A consultoria fornece ao investidor ferramentas para alcançar seus objetivos financeiros de forma rápida e eficaz. Porém, é preciso entender que a consultoria, assim como explicitado no nome, é apenas um serviço de orientação, ou seja, o gerenciamento da carteira e o controle dos ativos financeiros permanece sendo responsabilidade do próprio investidor.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONSULTORIA E ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS?

A principal diferença entre esses dois tipos de serviços é que, em uma empresa onde é fornecida a assessoria de investimentos, os profissionais estão limitados a oferecer apenas os ativos disponíveis em seu portfólio. 

Em contrapartida, nas empresas de consultoria de investimentos, os profissionais têm liberdade para tomar decisões com maior autonomia, baseados nas melhores escolhas para cada perfil de investidor.

 

COMO É O PROCESSO DE UMA CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS?

Antes do consultor começar a orientar, é necessária a realização de uma triagem – que são diversas perguntas ao investidor referentes à sua situação financeira, aversão a risco, objetivos, personalidade, dentre outras – com o objetivo de descobrir qual é o perfil de investidor de cada cliente (conservador, moderado, arrojado). 

Ao final desse primeiro passo, começam as etapas de orientação:

  • Criação da carteira: Caso o cliente não possua investimentos anteriores, é orientado a melhor forma de alocar seus recursos dentro do mercado financeiro.
  • Otimização da carteira: Se o cliente já possui algum capital aplicado, o consultor o auxilia no balanceamento mais adequado de sua carteira, visando o alinhamento mais vantajoso ao perfil do cliente.
  • Acompanhamento dos ativos: Após a realização dos aportes, o consultor acompanha o desempenho de seus resultados e auxilia o cliente a entendê-los.
  • Acompanhamento do perfil do cliente: Ao longo do período de consultoria, conforme o cliente se familiariza com o mercado financeiro ou adquire mais experiência, é comum que ele transite entre os outros perfis de investidor. Então, é imprescindível que o consultor realize periodicamente a análise e a atualização do perfil de cada cliente, a fim de realinhar as principais metas e ferramentas para alcançá-las. 

 

banner grupo do whats geral

 

A CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS É INTERESSANTE PARA QUE PERFIL DE INVESTIDOR?

Esse tipo de serviço é indicado a investidores dos mais variados patrimônios e perfis, ou seja, do conservador ao mais arrojado. De modo geral, quem procura uma consultoria de investimentos pode ser:

  • Investidor iniciante no mercado de capitais;
  • Investidor que já opera a algum tempo, mas não se sente completamente seguro na tomada de decisão;
  • Investidor que não tem o tempo necessário para a análise adequada de seus investimentos ou para realizar o planejamento financeiro mais atrativo;   
  • Investidor que possui histórico de perdas no mercado de capitais; 
  • Investidor que já possui experiência, mas deseja otimizar seus resultados. 

Ou seja, qualquer investidor, desde o iniciante até o mais avançado, pelos mais diversos motivos, pode contratar um serviço de consultoria de investimentos para direcionar a sua estratégia com precisão.

 

 

COMO ESCOLHER UM CONSULTOR DE INVESTIMENTOS?

Existem vários exemplos de empresas que oferecem consultorias prometendo lucros exorbitantes para captar novos clientes e isso quase sempre termina em insatisfação para o investidor que a contratou. Para que a busca de um serviço de consultoria tenha a oportunidade de aumentar seus ganhos de forma crescente e segura e assim você alcance seus objetivos financeiros, é necessário que o serviço seja personalizado e realizado por um profissional confiável. Desse modo, existem uma série de critérios aos quais um consultor deve cumprir: 

  • Os consultores podem ser pessoa física ou jurídica, autorizados e registrados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • É necessário ter domicílio no Brasil;
  • Não ter histórico criminal;
  • Possuir ensino superior (não existe graduação específica para se tornar consultor de investimentos, os cursos normalmente associados são administração, ciências contábeis e economia);
  • Não estar suspenso de exercer cargos em instituições financeiras;
  • Ser certificado em um dos exames de certificação especificados pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM);
  • No caso de empresas, também é necessária autorização prévia da Comissão de Valores Imobiliários (CVM). 

 

COMO É REALIZADO O PAGAMENTO DE UMA CONSULTORIA?

A remuneração de um consultor pode ocorrer de várias formas. Não há a opção por meio de comissões, então é definida pelo trabalho realizado e pelo valor gerado para o cliente. Os modelos mais comuns de remuneração são: 

  • Remuneração fixa: Comumente utilizada em contratações de longo prazo, nessa modalidade é estabelecido um valor fixo a ser pago mensalmente, a partir de um comum acordo entre quem oferece e quem contratou o serviço; 
  • Percentual acordado: Nesse caso, assim como na remuneração fixa, a quantia paga é mensal, porém, ela é dada a partir de uma porcentagem sobre o capital investido pelo contratante do serviço;
  • Receita recorrente: Também conhecida como taxa de performance, nessa modalidade o valor a ser pago varia conforme os resultados obtidos com as aplicações de quem contratou o serviço. 

 

Nós do Hub do Investidor acreditamos que é essencial alinhar seus objetivos financeiros a um planejamento claro e a decisões de investimentos seguras em um portfólio condizente com seu perfil de risco e interesses. 

Dessa forma, caso haja necessidade, é indicado buscar por assistência de profissionais em sua trajetória no mercado financeiro. No Hub do Investidor conseguimos ajudá-lo com isso!

Com a contratação do nosso serviço Hub Prime você terá acesso a um atendimento personalizado com um de nossos especialistas para alinhar seus objetivos financeiros com a sua estratégia de investimento.

 

Banner Hub prime

image_pdfBaixar .PDF
Leonardo Ribeiro

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress