A Booking Holdings é uma empresa digital do setor de turismo, também chamada de “Online Travel Agency”, ou OTA, que levou a experiência de agendar e organizar viagens, uma atividade que sempre foi feita de forma física, para o ambiente digital, ganhando uma escala sem precedentes na indústria, aferindo uma série de vantagens competitivas importantes.
A empresa foi fundada em 1996, sendo relativamente recente, com cerca de 27 anos de existência, em Amsterdã, na Holanda por Geert-jan Bruinsma, quando ainda era um estudante universitário. Já no ano seguinte, Jay S. Walker fundou a Priceline, nos Estados Unidos.
Ao longo dos anos, a empresa fez uma série de aquisições importantes, sendo as principais das empresas que mencionamos acima, mas também fizeram compras de empresas acessórias, conforme a imagem abaixo.
Em 2000, a Priceline Group adquiriu a Bookings.nl, e a plataforma foi posteriormente renomeada para Booking.com. Essa aquisição fortaleceu a Booking.com ao proporcionar recursos substanciais e alcance global.
A década seguinte foi marcada por um crescimento exponencial. Booking.com se tornou uma das maiores OTAs do mundo, oferecendo uma ampla variedade de acomodações em escala global. Introduziram-se inovações como a opção de “Pague Depois”, que oferece aos clientes a possibilidade de fazer reservas sem pagamento imediato.
Em 2007, a Booking Holdings adquiriu a Agoda, uma OTA focada na região da Ásia-Pacífico, solidificando sua presença global. A Rentalcars.com também se juntou ao portfólio da Booking Holdings em 2004, proporcionando uma plataforma de aluguel de carros.
Em 2012, a empresa expandiu seu escopo ao adquirir a Kayak, um motor de busca de viagens que permite aos usuários compararem preços em uma variedade de serviços de viagens, incluindo voos e hotéis. No mesmo ano, a Priceline Group também adquiriu a OpenTable, uma plataforma de reserva de restaurantes.
A Booking Holdings continuou a diversificar seus serviços, incluindo a introdução de experiências de viagem e pacotes de viagem em seu portfólio. O Grupo também demonstrou um compromisso com a sustentabilidade, lançando o programa “Booking Booster” para apoiar startups em turismo sustentável.
Em 2020, a indústria de viagens enfrentou desafios significativos devido à pandemia de COVID19. A Booking Holdings e suas marcas trabalharam para se adaptar às mudanças nas preferências e necessidades dos viajantes, implementando medidas de segurança e fornecendo flexibilidade nas reservas.
Além de reserva de hotéis, a empresa possui uma série de empresas investidas, em vários setores de atuação diferentes, sendo a maior delas a Booking.com que faz reservas de hotéis e a Priceline, inclusive sendo essa a empresa original, que comprou a Booking.com na década de 90 criando a Booking Holdings.
A Booking.com é a marca líder mundial em reservas de acomodações on-line, com base em diárias reservadas, com operações em todo o mundo e sede na Holanda.
Em 31 de dezembro de 2022, a Booking.com oferecia serviços de reserva de acomodações para aproximadamente 2,7 milhões de propriedades em mais de 220 países e territórios e em mais de 40 idiomas, consistindo em mais de 400.000 hotéis, motéis e resorts e 2,3 milhões de casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem.
A Priceline é uma empresa com uma operação bastante similar a da Booking.com, mas opera com preços mais acessíveis a públicos de mais baixa renda. Além disso, é conhecida por um sistema chamado “Name your own price”, que permite aos clientes selecionarem os preços que estão dispostos a pagar.
A Agoda é um serviço bastante similar, mas atende principalmente aos consumidores da região Ásia-Pacífico, com sede em Cingapura e operações em Bangkok, na Tailândia, e em outros lugares, também oferece serviços de reserva de voos, transporte terrestre e atividades de lazer.
A Rentalcars.com opera como parte da Booking.com e oferece serviços de reserva de aluguel de carros on-line em mais de 52.000 locais em todo o mundo, com suporte ao cliente em mais de 40 idiomas.
A Booking.com e a Rentalcars.com também oferecem serviços pré-reservados de táxi e carros em mais de 1.600 aeroportos em todo o mundo, além disso a empresa serve como um comparador de preços entre as várias locadoras.
A Kayak fornece serviços de metabusca on-line que permitem que os consumidores pesquisem e comparem facilmente itinerários e preços de viagens, incluindo informações sobre passagens aéreas, reservas de acomodações e reservas de aluguel de carros de centenas de plataformas de viagens on-line ao mesmo tempo. A empresa oferece seus serviços em mais de 60 países, com seu maior mercado nos Estados Unidos, por meio de vários sites, incluindo o Momondo, Cheapflights e HotelsCombined.
Já a Open Table é uma plataforma de reserva de restaurantes que permite aos usuários fazerem reservas em uma variedade de restaurantes em todo o mundo. A plataforma também oferece recursos como avaliações de restaurantes e opções de pagamento online.
Atualmente o grupo possui valor de mercado de US$ 108 bilhões de dólares, conta com uma série de vantagens competitivas importantes, e opera em um mercado fragmentado onde o potencial de crescimento é bastante amplo.
A empresa já está consideravelmente maior do que no período pré-pandemia, fazendo mais reservas de quartos de hotel, com um volume financeiro de reservas intermediadas maior, o que lhe permitiu gerar mais receitas e fortalecer sua geração de caixa operacional de forma importante.
Em 2022 a empresa faturou US$ 17 bilhões e gerou US$ 6,5 bilhões em fluxo de caixa operacional, o que equivale a uma margem de impressionantes 38,3%, além de possui no seu balanço mais em caixa do que em endividamento.
Clientes do Hub Internacional têm acesso a relatório completo da empresa, com análise financeira detalhada, valuation e recomendação. Para conhecer melhor essa solução do Hub, clique aqui.