POR QUE OS NFTS VALORIZAM?
A valorização dos NFTs está muito atrelada à opinião subjetiva do comprador, assim como no mercado tradicional de artes. A percepção da comunidade e a crítica do mercado também podem contribuir para a valorização ou desvalorização de uma coleção ou obra específica. Além disso, o valor agregado em torno do artista também pode contar bastante, tendo em vista que diversos nomes já se destacam e possuem muita notoriedade.
Há, também, um aspecto objetivo nisso tudo. Muitas coleções de NFTs tem oferecido benefícios a seus detentores para atrair investidores, como comunidades de interação entre os titulares, acesso a eventos e ambientes personalizados e exclusivos, clubes de membros, recursos únicos, etc. O próprio Bored Ape Yacht Club é um exemplo disso, e tem criado uma comunidade muito atrativa.
COMO INVESTIR EM NFT?
Apesar do caráter descentralizado que os NFTs proporcionam, na prática, os marketplaces ainda tem funcionado como intermediários entre compradores e vendedores, sendo essas principais plataformas de negociação. Alguns exemplos são a OpenSea, Rarible, Looksrare e Mintable, mas há diversas outras.
QUANTO CUSTA UM NFT? QUAL NFT MAIS CARO DO MUNDO?
Você irá encontrar NFTs sendo vendidos pelos mais variados valores. No momento, O NFT mais caro de todos os tempos é o ‘The Merge’, do artista Pak, que foi vendido pelo preço de US$ 91,8 milhões, configurando um recorde para uma obra de arte vendida publicamente por um artista ainda em vida. O NFT foi dividido em 312.686 partes, chamadas de “unidade de massa”, e vendido para 28.893 colecionadores.
O termo utilizado faz todo o sentido justamente porque a obra consiste em três grandes pontos brancos onde, quanto mais investidores adquirissem os fragmentos, mais cresceria a massa dos pontos.
The Merge, do artista Pak