Hub Insights

Como funcionam as opções com vencimento semanal na B3?

opções com vencimento semanal da B3

As opções de ações são amplamente utilizadas por investidores individuais e institucionais para diversos fins, desde a especulação até a gestão de riscos. No entanto, devido à sua complexidade, os investidores devem entender completamente os riscos envolvidos e buscar orientação financeira antes de incorporar opções de ações em suas estratégias de investimento.

Para atender a essa crescente necessidade dos investidores, o Hub do Investidor oferece as melhores soluções financeiras de acordo com a experiência e perfil de investimento de seus clientes, clique aqui e saiba mais! 

É importante notar que, ao contrário das ações, as opções têm uma vida útil limitada. Se o detentor não exercer a opção antes do vencimento, ela se torna inválida e perde seu valor. Além disso, o detentor de uma opção não possui os direitos de um acionista, como o direito a dividendos ou votos em assembleias.

A Bovespa lançou no início do ano opções com vencimento semanal, uma modalidade de investimento consolidada nos principais mercados globais. Esse lançamento possibilita ao investidor incorporar em seu portfólio novas estratégias de investimento de curtíssimo prazo, com potencial elevado de rendimento e proteção de carteira. Inicialmente, o lançamento foi disponibilizado para os 15 ativos mais líquidos na Bolsa ilustrados na imagem abaixo.

foto ilustrando os 15 ativos mais líquidos na B3

Opções com vencimento semanal favorecem a montagem de estratégias que se beneficiam de notícias econômicas (PIB, Inflação, Juros), políticas e fatores relevantes divulgados pelas empresas (Balanço, Aquisição, Aumento de Capital).

Como uma das características das opções, o “Theta” representa a perda de valor à medida que o vencimento se aproxima. Dessa forma, os investidores podem implementar estratégias de curtíssimo prazo com potencial de ganho e gestão de risco controlado ou se beneficiar da volatilidade de um determinado ativo “Vega”.

As opções foram organizadas da seguinte forma: os vencimentos semanais foram identificados com (W1, W2, W4). Não existe a opção W3, uma vez que a terceira semana é identificada pela opção de vencimento mensal. Como exemplo, uma opção de CALL da Petrobras com vencimento na segunda semana de março (08/03/2024) e com strike a 41,00 seria representada como PETRC410W2.

As opções de ações oferecem aos investidores estratégias versáteis para especulação, gestão de riscos e renda. A introdução de opções semanais pela Bovespa amplia as possibilidades, permitindo estratégias de curto prazo. No entanto, é crucial compreender as complexidades e riscos, buscando orientação para decisões informadas!

image_pdfBaixar .PDF
Ciro Meneses

Graduando em Ciências da Computação pela Universidade de Massachussetes UMASS Boston USA. Analista CNPI-T credenciado pela APIMEC Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress