Antes de um investidor começar de fato a escolher e analisar quais ativos lhe convém mais, o primeiro passo a ser dado é abrir uma conta em uma corretora de investimentos. No entanto, é necessário saber como escolher uma corretora de valores que auxilie o investidor a alcançar seus objetivos financeiros.
Existe uma gama de opções de corretoras de investimentos dentro mercado financeiro. Para escolher uma delas, é vital conhecer bem a instituição, seus benefícios, custos, possíveis pontos negativos, e só assim “fechar” essa parceria tão importante.
Pensando nisso, reunimos nesse material, pontos importante de se avaliar nesse caminho até a escolha da melhor corretora de investimentos.
Antes de tudo, é viável procurar corretoras independentes ou outros tipos de sistemas abertos para investir.
Um dos grandes erros do investidor iniciante é atrelar seus investimentos a seu banco. De forma geral, corretoras articuladas à grandes bancos costumam cobrar taxas muito elevadas.
Além disso, quando o banco disponibiliza determinados ativos aos seus clientes, torna-se necessário avaliá-los com cautela. Afinal, é mais vantajoso oferecer opções com as quais o banco consiga obter mais lucros.
As corretoras independentes podem oferecer diversos ativos, diferentes dos encontrados nos bancos, com taxas menores, e em muitos casos com mais qualidade.
Agora, tratemos dos pontos mais importantes de se avaliar para a escolha da melhor corretora de investimentos:
I. COMO É O ATENDIMENTO?
Se você investe com uma corretora, eventualmente pode-se ter algum problema técnico ou alguma dúvida, então é recomendado que você averígue como é o canal de atendimento, antes de abrir uma conta.
Além disso, o apoio dos profissionais, que atendem através desses canais, pode fazer toda a diferença dentro de sua trajetória no mercado financeiro, ainda mais se você está no início da vida como investidor.
II. QUAIS SÃO AS TAXAS COBRADAS?
Como investidor, é necessário ter em mente que os custos operacionais podem diluir bastante a lucratividade de seus investimentos. Assim, análise e compare-os antes de abrir uma conta.
III. QUAL O PORTFÓLIO OFERECIDO?
De forma geral, as corretoras tendem a ter em seu portfólio uma grande variedade de produtos financeiros. Porém, mesmo que todas essas possibilidades façam brilhar os olhos do investidor iniciante, é primordial ter atenção a solidez dos ativos oferecidos.
Nós do Hub do investidor, entendemos que uma correta alocação nas classes de ativos contribui de forma mais relevante para a performance de longo prazo quando comparada apenas ao “picking” de ativos individuais. Tal modelo é conhecido como Asset Allocation.
Com isso, é de extrema importância que todos os ativos que compõe sua carteira, sejam ativos sólidos e bem performados. Cenário que só é possível a partir de uma corretora alinhada aos princípios do Asset Allocation.
IV. QUAIS RECUROS SÃO OFERECIDOS, ALÉM DA NEGOCIAÇÃO E CUSTÓDIA DE ATIVOS?
O mercado de capitais brasileiro vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos, passamos de 500 mil investidores em 2018 para mais de 4 milhões em 2022. Junto a isso, o investidor brasileiro esta passando por um processo conhecido como “financial deepening”, que se traduz como a busca por mais informação e educação financeira, para assim aumentar o nível de sofisticação de seus investimentos.
Sendo assim, é importante que sua corretora tenha tal objetivo de lapidação alinhado aos seus investimentos, fornecendo informações e ferramentas para que você evolua como investidor.
Com as ferramentas certas, você toma decisões mais seguras e tende a conhecer cada vez mais seu perfil de investidor.
Nós do Hub do Investidor, indicamos com total convicção a utilização de corretoras consolidadas no mercado, como a XP Investimentos.
E se você que ainda quer mais segurança e assertividade na sua jornada dentro do mercado financeiro, sugerimos que utilize a assessoria da Braúna Investimentos (escritório de agente autônomo de investimentos credenciado à XP Investimentos).
Fundada em 2015, a Braúna Investimentos surgiu do sonho de profissionais com extensa experiência no mercado financeiro, visando criar uma empresa com serviço diferenciado quanto à maneira do cliente investir. Hoje contando com cerca de R$7 bilhões em custódia, é um escritório que traz um atendimento customizado e maior proximidade aos seus clientes, prezando pelo relacionamento a longo prazo, sem conflitos de interesse.