Pool de liquidez e arbitragem de criptomoedas

pool de liquidez
Fonte: WazirX

 

Antes de falarmos sobre “o que é pool de liquidez”, precisamos entender como ocorre a formação de mercado nas corretoras centralizadas (CEX) e nas corretoras descentralizadas (DEX). 

 

CORRETORAS CENTRALIZADAS (CEX): 

Nas corretoras centralizadas que conhecemos no mundo das finanças tradicionais, há um livro com todas as ofertas de compra e venda feitas pelos investidores em pares de ativos.

Desta forma, há um ranqueamento entre estas ofertas que faz com que, sempre que houver uma oferta de compra igual a uma oferta de venda, tenhamos a efetivação de uma transação sendo realizada nessa “exchange”. Este valor que foi definido pela última transação realizada é justamente o que define o que chamamos de “preço de tela”.

corretoras centralizadas e preço de tela

No entanto, este modelo de livro de ofertas só funciona bem quando há um único ponto de controle do serviço, o que possibilita seu funcionamento tanto do ponto de vista tecnológico quanto administrativo. Em outras palavras, só funciona bem em ambientes de corretoras centralizadas, onde podemos juntar todos os participantes em um único servidor e atualizar rapidamente os livros, retirando e adicionando ordens.

 

Como as blockchains são descentralizadas, portanto, gera-se uma incompatibilidade por não haver esse ponto de controle central responsável pelo gerenciamento.

 

Talvez você esteja se questionando se não seria possível replicar esse livro em cada “nó” da blockchain. A resposta, em tese, é “sim”. No entanto, esbarraríamos em dois principais problemas:

  • o custo seria altíssimo;
  • a atualização das ofertas não seria tão rápida.

E é aqui que entra o papel das corretoras descentralizadas e suas pools de liquidez.

 

CORRETORAS DESCENTRALIZADAS (DEX):

No ambiente das finanças descentralizadas, contamos com a figura das DEX. Essas corretoras descentralizadas, como o próprio nome sugere, podem ser definidas como mercados online ponto-a-ponto para compra e venda de criptomoedas que funcionam sem uma autoridade central e sem assumir a custódia dos fundos dos usuários. Portanto, não utilizam os tais livros de oferta que falamos.

 

Mas como acontecem as transações, então?

Tais corretoras utilizam contratos inteligentes, que são códigos de programação auto-executáveis, para reger as negociações por meio de pool de liquidez.

 

POOL DE LIQUIDEZ: 

Os pools são basicamente conjuntos de ativos depositados e bloqueados por diversos usuários nesses contratos para gerar liquidez para o mercado. Vamos pensar figurativamente em cada pool como, literalmente, uma piscina.

Nesta piscina, há quantidades diferentes de pelo menos dois tipos de tokens boiando – vamos supor que tenhamos ether (ETH) e USDC. Quando um usuário deseja fazer uma troca de tokens USDC por tokens ETH, ele pode ir até esta piscina, colocar alguns tokens USDC na água e pegar de volta o correspondente em tokens ETH.

Assim, ele realizou um swap sem precisar encontrar outro participante humano, interagindo somente com “a piscina” – que na verdade, é um contrato inteligente, como falamos. Vale ressaltar que as transações que usam esses pools de liquidez demandam o pagamento de uma taxa.

Talvez você esteja se questionando:

  1. Ok, mas como essa piscina sabe quanto cobrar pelos tokens?
  2. Como o usuário vai saber quantos USDC depositar para pegar os ETH?
  3. No mercado tradicional, vimos que a vontade dos participantes é expressa por meio dos livros onde eles realizam suas ofertas de compra e venda. E aqui?

Então. Todo pool de liquidez é gerido por meio de uma proporção de valor, onde fica estabelecido quanto valor de um token equivale ao valor do outro token.

No exemplo acima, no caso, a pergunta seria “quantos USDC equivalem a quantos ETH dentro do pool?”. Vamos dizer que temos 20 USDC pareados a 5 ETH, o que equivale dizer que cada token ETH vale 4 USDC. Assim, basta que o usuário forneça 4 tokens USDC para receber 1 ETH.

proporção de valor

Quando há essas transações, no entanto, a quantidade de tokens na piscina muda, pois eu inseri 4 tokens USDC e retirei 1 ETH, certo?

Assim, a nova configuração da piscina teria 24 USDC e 4 ETH, mas a proporção de valor permanece a mesma. Ou seja, os 24 tokens USDC permanecem valendo o mesmo que 4 ETH. Na nova dinâmica, portanto, cada token ETH passa a valer 6 USDC.

A conclusão é que a utilização desses pools de liquidez modifica a todo momento os preços dos tokens dentro dele, gerando como consequência o fato de que o token que está sendo comprado (ETH) suba de preço, enquanto o token que está sendo vendido (USDC) caia de preço.

Quando essas operações de swap transacionam grandes quantidades de token, são capazes de alterar o preço do ativo com bastante força, o que é conhecido como “slippage”.

 

banner whats criptomoedas

 

AFINAL, O QUE É ARBITRAGEM DE CRIPTOMOEDAS?

Como vimos, estes pools são códigos auto-executáveis e descentralizados, o que impossibilita a interferência de um agente central para “canetar” o preço. Na verdade, contamos com uma dinâmica natural de oferta e demanda do mercado para realizar essas correções por meio da arbitragem.

pool de liquidez e mercado

Vamos supor que todo o mercado concorde que 1 ETH vale 5 USDC, mas lá dentro daquele pool de liquidez, 1 ETH está valendo 6 USDC, gerando uma divergência de preço e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para a atuação de um arbitrador.

Isto porque o arbitrador Caio percebe que, havendo essa divergência, pode comprar 1 ETH por 5 USDC no mercado e vende-lo a 6 USDC na pool de liquidez, rebalanceando o preço justo dentro da pool. E a mesma dinâmica poderia ser aplicada caso a recíproca fosse verdadeira.

Assim, podemos definir a arbitragem de criptomoedas como um tipo de estratégia de negociação em que os investidores capitalizam com essas pequenas diferenças de preços de um ativo em diferentes mercados ou exchanges.

 

A assinatura Hub Crypto oferece carteiras recomendadas, análises das principais moedas do mercado, encontros ao vivo e gravados, e todo suporte para você tomar decisões com segurança!

Garanta seu acesso GRATUITO, clique aqui e saiba mais!

banner hub cryptoreplicareview.io

image_pdfBaixar .PDF
Caio Goetze

Formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduando em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a UERJ, conta com 3 anos de experiência e diversos cursos de formação acadêmica de bagagem no “criptomercado”.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress