Ao investir no mercado de ações, é importante que sejam escolhidas empresas que apresentem potencial de crescimento para o longo prazo. Por esse motivo, é comum que determinados investidores apresentem um maior interesse em investir em grandes companhias, por já serem conhecidas e por isso, proporcionarem um sentimento de segurança.
Afinal, quem poderia imaginar que a empresa Apple seria capaz de falir um dia, por exemplo?
E essa é a grande questão. Quanto maior for a empresa, maior será a expectativa dos investidores com seus resultados. Entretanto, dentre essas companhias mundialmente conhecidas, a grande maioria se encontra sediada no exterior, o que dificulta a possibilidade de se investir pelo Brasil.
Mas é a partir desse interesse que surgem os BDRs, que irão possibilitar o acesso a essas empresas globais. Nesse caso, se você tem interesse em investir nas maiores companhias do mundo, recomendamos que você siga com a leitura desse artigo, onde iremos abordar todos os aspectos fundamentais para que esse objetivo seja alcançado:
O QUE SÃO BDRs?
O BDR é uma sigla que representa o produto de investimento que tem por nome, em inglês, de Brazilian Depositary Receipt. Esse ativo representa a possibilidade de investir em empresas do exterior pela Bolsa de Valores do Brasil.
Por exemplo, a oportunidade de investir na Amazon, que é uma empresa dos Estados Unidos, pela Bolsa de Valores do Brasil, é uma representação de um BDR. Nesse caso, o ativo pode ser encontrado no pregão pelo código ‘AMZO34’.
Entretanto, é preciso entender que, caso você compre um BDR pela bolsa do nosso país, esse papel não representa uma emissão direta da ação por parte da empresa. Por definição, o BDR é um certificado de depósito que pode ser negociado no Brasil, de uma ação na qual a empresa está sediada no exterior. No exemplo em que citamos acima, a negociação ocorre no Brasil e a empresa está estabelecida nos Estados Unidos.
Caso seja preciso resumir esse ativo em uma única frase, podemos dizer que: o BDR representa a possibilidade de se investir com papéis de empresas do exterior, no Brasil.
O QUE SÃO ADRs?
Como vimos no tópico anterior, o BDR é um ativo financeiro que funciona de forma similar às ações, mas que apresenta características particulares. Porém, além de ser possível investir pelo Brasil em empresas do exterior, também é possível investir no exterior em empresas do Brasil.
Essa possibilidade de investimento são as ADRs, que é a sigla que representa o American Depositary Receipt. Assim como o BDR, não se trata diretamente de ações de empresas brasileiras, mas de um recibo dessas ações para serem negociados em outros países. Também é comum dizer que se trata de títulos negociáveis no exterior, que tem como lastro uma empresa sediada no Brasil.
Como exemplo, se considerarmos que a Petrobras está sendo negociada no pregão americano, se trataria de uma ADR da empresa mencionada, nos Estados Unidos.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE BDRs?
Os BDRs são divididos em dois grupos principais, que são subdivididos em níveis. Ou seja, existem os BDRs Não Patrocinados e os BDRs Patrocinados.
-
BDRs Não Patrocinados
Os BDRs Não Patrocinados são classificados quando a emissão desses papéis ocorre sob responsabilidade de uma instituição depositária, ao invés de ser através da companhia que o ativo representa. Ou seja, a empresa não possui nenhum vínculo direto com essa disponibilização para o mercado brasileiro.
O procedimento ocorre da seguinte forma: uma instituição custodiante irá comprar as ações de uma companhia no exterior e custodiá-las. Na sequência, a instituição depositária será quem irá oferecer esses ativos no Brasil, na forma de BDRs. Dessa forma, ao disponibilizar esses papéis no pregão brasileiro, a instituição está garantindo que essas ações estão custodiadas e não podem ser compradas com duplicidade no exterior.
É por esse motivo que o BDR não representa uma participação direta sobre a empresa, como ocorre com as ações, visto que simboliza um certificado emitido por uma instituição brasileira, que irá deter a custódia desses ativos no exterior. Além disso, será essa instituição quem ficará responsável por divulgar as informações sobre a empresa para os investidores brasileiros, como Fatos Relevantes, por exemplo.
A principal característica desse grupo de BDRs é o número ao final de seus códigos no pregão, que podem ser 34 ou 35, como por exemplo, ‘AMZO34’. Além do mais, esses BDRs são sempre de Nível 1 e são os mais comuns na Bolsa de Valores do Brasil.
-
BDRs Patrocinados
Diferentemente, os BDRs Patrocinados serão os papéis emitidos pela própria empresa no Brasil. Neste caso, há um interesse, por parte da companhia, de negociar suas ações na Bolsa de Valores do nosso país. Entretanto, para esse procedimento também será necessário que haja a intermediação por parte de uma instituição depositária, para disponibilizar os papéis no pregão brasileiro.
Dentro desses grupo, há a subdivisão de três níveis, que são:
- BDRs Patrocinados de Nível 1: Neste caso, não é necessário o registro desses papéis na Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e só devem ser negociados em Mercado de Balcão Não Organizado ou segmentos específicos para esses ativos. Além disso, a oferta pública deve ser, necessariamente, de esforços restritos, sendo limitado o acesso para apenas 50 investidores.
- BDRs Patrocinados de Nível 2: Neste caso, o registro desses papéis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é obrigatório e podem ser negociados em mercado pelo pregão ou em balcão organizado. Porém, nesse segmento a oferta pública também deve ser, necessariamente, de esforços restritos. Os códigos desses ativos são compostos por quatro letras e o número 32.
- BDRs Patrocinados de Nível 3: Por fim, o nível 3 também exige o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e os códigos desses ativos são compostos por quatro letras e o número 33.
VALE A PENA INVESTIR EM BDRs?
Assim como todos os ativos no mercado financeiro, os BDRs apresentam vantagens e riscos envolvidos ao seu investimento. O critério mais decisivo para definir se esse é um produto de investimento adequado para o seu portfólio, é conferir se ele está dentre as possibilidades que estão enquadradas no seu perfil de investidor.
Ou seja, caso você seja um investidor que tenha um Perfil de Investimento conservador, os BDRs podem não representar uma boa opção para compor o seu portfólio, considerando que envolve riscos de renda variável, que são convenientes para investidores arrojados com relação ao risco.
Nesse caso, iremos demonstrar abaixo algumas vantagens e riscos que envolvem esse tipo de investimento, para auxiliá-lo a decidir se você está disposto a arcar com as possíveis consequências.
-
Vantagens
A vantagem mais característica do BDR é a possibilidade de investir em uma empresa estrangeira, sem a necessidade de arcar com a burocracia envolvida no processo, quando realizada fora do Brasil. Ou seja, você poderá negociar em reais com esses ativos, de forma mais simples e sem precisar criar contas em países internacionais.
Além disso, essa opção de investimento representa uma oportunidade de diversificar o seu portfólio, o que reduzirá o risco de mercado da sua carteira. Temos um artigo que trata especialmente deste assunto:
Como diminuir o risco de uma carteira de investimentos? I Hub do Investidor
-
Riscos
O principal risco é aquele relacionado ao Perfil de Investimento. Ou seja, por se tratar de um ativo de renda variável, é preciso que o investidor esteja ciente da volatilidade que pode ocorrer com esses papéis. E então, será necessário conferir se esse produto está adequado à sua capacidade de lidar com as oscilações que podem ocorrer com o valor total da sua carteira.
Além disso, por serem ativos relacionados a empresas do exterior, ao realizar uma análise fundamentalista dos papéis, pode não haver a disponibilidade de documentos na língua portuguesa, o que pode dificultar o processo de estudo que deve ser realizado.
Por fim, caso você tenha se interessado nesse tipo de investimento, mas ainda não se sente seguro para realizar os estudos das companhias disponíveis, ou esteja a procura de um auxílio para decidir quais são as melhores opções do mercado, o Hub do Investidor pode ajudá-lo. Conheça nossos produtos!
Somos uma casa de investimentos que se preocupa com a diversificação da carteira de nossos clientes, selecionando as maiores oportunidades do mercado de acordo com o contexto global!