Neste presente artigo, iremos abordar sobre quais são as empresas que compõem a lista das ações na Bolsa de Valores do Brasil. Antes de partir para a lista propriamente dita, é importante que você entenda o que são ações, qual é o ambiente de negociação desses ativos e algumas características com relação à governança corporativa que estão presentes na bolsa atualmente.
Dessa forma, nesse material iremos abordar apenas três simples tópicos, que estarão acompanhados de desdobramentos que explicam todas as informações que são importantes para entendimento geral do assunto. Então, nesse artigo iremos apresentar:
O QUE É UMA AÇÃO?
A ação é uma parte que resulta da divisão do capital social de uma empresa. Dessa forma, ao adquirir uma ação, você se torna sócio de um percentual da companhia, de acordo com a quantidade de papéis que foram adquiridos. Por isso, se você comprar 100 quantidades do papel VALE3, por exemplo, você é dono desse pequeno percentual que foi comprado.
Vamos a um exemplo prático. Você, como investidor, adquiriu dez lotes (ou seja, 1.000 ações) da empresa Lojas Renner (LREN3) que, no momento, tem 988.779.000 papéis emitidos no mercado. Dessa forma, essa aquisição representa que você detém aproximadamente 0,0001% da empresa no seu patrimônio.
Esse ativo tem por atribuição, ser considerado um investimento de alto risco. Essa característica se dá, pois, a variação da cotação de uma única ação pode ser muito irregular, principalmente em um curto prazo de tempo. Caso você esteja pensando em começar a investir nessa classe de investimento, tome cuidado.
Primeiro, confira se esse produto está dentro das opções que são mais indicadas de acordo com o seu perfil de investidor e esteja seguro de que você está preparado para os riscos que estará exposto.
Caso você ainda tenha dúvidas com relação ao mercado de ações, as vantagens e riscos que esse investimento envolve ou como comprar ações, acesse nosso artigo “Ações: tudo que você precisa para começar a investir hoje!” para mais informações.
SOBRE A B3
Após o entendimento sobre o que são ações e quais são os seus riscos existentes, agora é preciso entender por onde são negociados esses ativos e como encontrá-los. A possibilidade de negociar com esse produto de investimento ocorre pelo Home Broker, que é um sistema de negociação disponibilizado pelas corretoras, que permite o acesso à B3.
A B3, que também é conhecida como a Bolsa de Valores Oficial do Brasil, é a única bolsa em funcionamento no nosso país atualmente. É nesse local onde são negociados todos os valores mobiliários que existem disponibilizados pelo mercado, que vão muito além das ações.
Por exemplo, é possível negociar com BDRs, ETFs, Fundos de Investimentos Imobiliários, dentre outros produtos.
Caso você ainda não tenha ouvido falar sobre a B3, é recomendado que entenda melhor sobre esse tema antes de seguir para a listagem de empresas que são disponibilizadas hoje. Para isso, montamos um outro artigo “O que é B3” devidamente completo que contém todas as informações relevantes que você precisa saber. Não deixe de conferir!
Além da B3 disponibilizar os ativos que já existem, ela também possibilita a entrada de novas companhias para serem negociadas no mercado de bolsa. Esse processo é conhecido como Oferta Inicial Pública de Ações, traduzido para Initial Public Offering (IPO) em inglês.
É preciso que os conceitos vistos até esse parágrafo estejam bem entendidos antes de seguirmos para o próximo tópico, onde veremos todas as características das empresas que já estão disponíveis para aplicações.
EMPRESAS LISTADAS NA B3
Apesar da B3 conceder a possibilidade de negociar com diferentes categorias de ativos, nesse artigo iremos tratar apenas das ações. Inclusive, além de ser viável negociar com empresas brasileiras, também é possível negociar indiretamente com as estrangeiras.
A melhor fonte para encontrar informação sobre empresas da bolsa hoje, tanto no caso de brasileiras como estrangeiras, é o próprio site da B3, que disponibiliza uma busca de acordo com o nome da empresa, pelo segmento, pelo setor de atuação ou até pelo ano de listagem na bolsa.
Digamos que você esteja buscando informações mais específicas sobre uma ação, e no site da B3 você não consegue encontrar o que precisa. Nesse caso, também é possível acessar o portal do RI da empresa, que é um espaço próprio para o relacionamento com o investidor.
As principais características de uma companhia são:
- Qual o nome?
O nome é a razão social pela qual a empresa é denominada.
2. Qual o setor em que se atua?
Os principais setores listados em bolsa, atualmente, são: Bens Industriais, Comunicação, Financeiros, Petróleo, Saúde, Tecnologia da Informação, dentre outros.
3. Qual o código de negociação?
Esse código é o conjunto de quatro letras e um número ao pesquisar pela ação no Home Broker. Por exemplo, caso você queira negociar com a empresa Vale S.A., você pode procurar por VALE3.
4. CNPJ
O CNPJ é fundamental para fins de declaração de Imposto de Renda.
5. Qual o nível de Governança Corporativa dentre as classificações da B3?
Essa classificação visa assegurar as tomadas de decisões alinhadas aos objetivos a longo prazo das organizações. Atualmente, os segmentos são: Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2, Nível 1 e Básico.
Cada um desses segmentos tem um conjunto de encargos para que a empresa esteja enquadrada.
Para melhor entendimento, selecionamos uma empresa abaixo, classificada diante das categorias demonstradas acima, para que você entenda melhor como essas informações se mostram. Lembrando que não se trata de uma recomendação de investimento, e sim um modelo de exemplificação.
Nome | Setor | Código | CNPJ | Segmento |
VALE S.A | Materiais Básicos | VALE3 | 33.592.510/0001-54 | Novo Mercado |
Nós do Hub do Investidor estamos empenhados em auxiliá-lo nesse processo. Nosso principal posicionamento quanto aos investimentos é a montagem de uma carteira diversificada globalmente, partindo dos princípios de Asset Allocation.
Conheça o Hub Pro!