Antes de mais nada, vale ressaltar que temos um artigo onde abordamos o que é o MVRV, indicador criado por David Mahmudov e David Puell em 2018. Em síntese, MVRV significa Market Value (MV) to Realized Value (RV), servindo justamente para calcular a razão entre ambos: valores maiores do que 1 indicam que o valor de mercado (MV) está acima do valor realizado (RV), enquanto valores menores do que 1 indicam o contrário, facilitando-nos a leitura sobre se uma criptomoeda está subvalorizada ou sobrevalorizada. Neste artigo abordaremos o MVRV Z-Score, como calculá-lo, como interpretá-lo e quais os seus prós e contras.
Mas o que é o MVRV Z-Score? O que é esse Z-Score?
Apesar dos vários termos que existem dentro do mundo cripto de dados on-chain parecerem super complicados, eles não são!
O MVRV Z-Score, gerado pela primeira vez por Awe e Wonder no final de 2018, representa apenas uma modificação do MVRV original, adicionando o conceito matemático de “Z-Score”, que dá nome ao indicador.
De maneira genérica, um Z-Score mede o número de desvios padrão que ficam acima ou abaixo do valor médio. Em outras palavras, o Z-Score nos dá uma ideia de quão longe um ponto de dados qualquer está de sua média. No entanto, o MVRV Z-Score substitui o valor realizado (RV) do Bitcoin pelo valor médio.
Ou seja, sem ir muito longe em toda a matemática por trás desse índice, podemos dizer que o MVRV Z-Score permite que vejamos a diferença entre o preço atual do Bitcoin e seu preço médio móvel de todos os tempos. Isso possibilita que o investidor consiga avaliar se o preço atual do BTC está anormal em relação ao seu histórico de preços, ou seja, ao seu valor passado.
Como calcular o MVRV Z-Score?
Existem muitos sites que nos disponibilizam gráficos do MVRV Z-Score, portanto, podemos simplesmente acessá-los – deixaremos algumas indicações ao final desta seção.
No entanto, vale a pena dedicar um tempo para aprender a calculá-lo você mesmo. Saber como calcular o MVRV Z-Score do Bitcoin fornece muitos insights sobre como o conceito funciona.
A fórmula básica de cálculo do MVRV Z-Score consiste em subtrair o valor realizado (RV) do bitcoin de seu valor de mercado (MV), dividindo esse total pelo desvio padrão. Veja abaixo um passo a passo:
-
Pegue o marketcap do Bitcoin, que é simplesmente o valor total de mercado do ativo. Você pode calculá-lo por conta própria ao multiplicar o preço do BTC pelo número de BTCs em circulação. Ou, sendo mais prático, pode consulta-lo em sites como Coinmarketcap e Coingecko.
-
Encontre o valor realizado do bitcoin. Para fazer isso, basta pegar o preço de cada BTC quando foi movido pela última vez, somar esses preços individuais e tirar uma média. Feito isso, multiplique a média pelo número total de moedas em circulação. Como esse é um processo bem mais complicado, vale olhar diretamente em sites como o
-
Agora, subtraia o valor realizado do valor de mercado. Feito isso, por fim, divida esse número pelo valor de mercado que você encontrou na primeira etapa. Pronto, você obteve o MVRV Z-Score.
Ou, simplesmente, se você quiser praticidade ao invés de ter todo esse trabalho, pode consultar diretamente o MVRV Z-Score nos seguintes sites:
Como interpretar o MVRV Z-Score?
O MVRV Z-Score é uma das métricas mais utilizadas pelos analistas pois ajuda a identificar com precisão as tendências do mercado, fornecendo uma imagem mais precisa do valor “justo” do BTC.
Historicamente, a assertividade tem sido assustadoramente alta. Na prática, sempre que a pontuação do MVRV Z-Score for superior a 6.9, indica que o BTC está sobrevalorizado.
Muitas plataformas costumam destacar essa região como uma zona vermelha, indicando “perigo” justamente por haver uma possível forte pressão de venda.
Veja na imagem abaixo como o Z-Score (linha laranja) penetra nessa região e vermelha, assertivamente, “marca” o exato momento de topo do mercado (gráfico preto que representa o preço do BTC).
A recíproca também é verdadeira. Quando o Z-Score entra na zona abaixo de 0.1, indica que o BTC está subvalorizado em relação ao seu valor justo, momento que representa uma excelente oportunidade de compra para investidores de longo prazo. Os gráficos costumam mostrar essa região como uma zona verde.
Perceba como, nos momentos onde o Z-Score adentrou a faixa verde, o fundo de mercado foi formado.
Prós e contras do MVRV Z-Score:
Como tudo na vida, o MVRV Z-Score tem seus prós e contras. Vamos a eles:
I. PRÓS:
-
- É uma métrica extremamente fácil de ser utilizada por qualquer investidor;
- Como usa anos de dados anteriores, tende a ser fortemente confiável na detecção de grandes tendências e reversões no mercado, possuindo assertividade e confiabilidade extremamente elevadas: cerca de 95%.
II. CONTRAS: Em contrapartida, como o score analisa todo o histórico de preços do BTC, os valores anteriores com preços mais baixos podem ser ponderados de forma relativamente injusta.
Por isso, há quem defenda a tese de que seja utilizada uma média dos últimos 4 anos do BTC, e não de toda sua história. Há também uma parcela de analistas que considera que uma pontuação a partir de 1 (ao invés de 0.1) já poderia ser interpretada como zona de subvalorização.