A rentabilidade em dólar se mostrou um dos grandes atrativos para investidores brasileiros, especialmente no último ano, onde se observou um crescimento no retorno dos títulos de renda fixa em dólar decorrente do aumento de juros nos EUA.
Evolução da rentabilidade do título público americano de 02 anos – 2006-2022
Fonte: Bloomberg
Mas quais são as modalidades de investimento em renda fixa em dólar e de que forma o investidor pode ter acesso a estas modalidades?
Os títulos de renda fixa dos EUA são conhecidos como bonds que são títulos tanto públicos como privados atrelados aos juros americanos. Os títulos públicos (Treasuries) são, de forma geral, divididos entre os títulos de curto prazo (chamados de Treasury Bills – T-Bills), de médio prazo (chamados Treasury Notes – US2Y) e os de longo prazo, acima de 10 anos (chamados de Treasury Bonds – US10Y). Comumente estes títulos são de caráter pré-fixado.
- Treasury Bills (T-Bills): Títulos públicos com vencimento de até 01 ano. Atualmente (03/2023), apresentam rentabilidade por volta de 5%.
Evolução Treasury Bill de 06 meses – 2007-2022
Fonte: Bloomberg
- Treasury Notes (US2Y): Títulos públicos com vencimento de até 01 à 10 anos, com pagamento de juros semestrais. Atualmente (03/2023), apresentam rentabilidade de 5%.
Comparativo rentabilidade S&P e US2Y – Mar/22 – Mar/23
Fonte: Seeking Alpha
- Treasury Bonds (US10Y): Títulos públicos com vencimento superior a 10 anos, com pagamento de juros semestrais. Atualmente (03/2023) apresentam yield cotado em 4%.
Evolução do yield do Treasury Bond
Fonte: Trading Economics
Uma das principais vantagens de se investir em renda fixa em dólar é conseguir atrelar seu investimento em uma moeda forte, inserida em uma economia segura e possibilitar diversificação geográfica de seu dinheiro. Estes aspectos seriam proteções quando comparados com o cenário de investimentos no Brasil, que pode se comportar de maneira inversa ao internacional, ocasião facilmente observável quando se tem as situações de queda do Ibovespa acompanhada de uma alta do dólar.
Entretanto, é realmente vantajoso investir na renda fixa americana quando comparada com a renda fixa brasileira no patamar de 13,75% da SELIC?
Em relação a este ponto, é importante enfatizar que quando se investe no exterior, é necessário manter uma mentalidade de investimento em dólar. Isso significa que o retorno total do investidor brasileiro no exterior deve considerar não somente as rentabilidades de 4%-5% dos títulos, mas também a valorização do dólar no período.
Evolução Dólar/Real – mar/2018 – mar/2023
Fonte: Trading View
Quais são os riscos dessa modalidade para o investidor?
Apesar da renda fixa ser definida como sinônimo de investimento seguro, o investidor necessita se atentar a certos detalhes que podem influenciar no retorno esperado. Um dos pontos seria o risco de juros, que se assemelha ao que ocorre com os títulos públicos brasileiros.
Este risco seria a chamada marcação a mercado, que basicamente seria a diferença na comparação do valor que o juros está sendo precificado no mercado e a rentabilidade pré-fixada do título que o investidor possui.
Por exemplo, se o investidor possui um título atrelado ao rendimento de 3% e a taxa de juros aumenta para 4%, o título deste investidor se desvaloriza.
Por isso é importante pensar em maneiras de proteger estes investimentos, como por exemplo, construir uma carteira diversificada. Para isso conte com a ajuda de profissionais experientes, confira mais clicando aqui.
Como investir em renda fixa em dólar sem sair do Brasil?
Para investir em renda fixa americana e dolarizar parte de seus investimentos é necessário ter uma conta em uma corretora que possibilite este tipo de aplicação.