No caminho para alcançar seus objetivos financeiros, sua principal ferramenta é o conhecimento, ou em outras palavras, a sua educação financeira. Afinal, de nada adianta ter um capital robusto se você não souber como usá-lo!
Sem uma base sólida e conhecimentos aplicados a questões financeiras, o trabalho até alcançar seus objetivos torna-se muito mais árduo e, por vezes, te distancia de suas metas. Esse cenário podemos chamar de “cenário de armadilha” (cenário em que você não sabe como se beneficiar do dinheiro e se concentra somente em ganhá-lo).
Mas não se preocupe, nessa rápida leitura iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema e te dar dicas importantes de como aprimorar sua inteligência financeira, respondendo questões como:
-
Educação financeira, o que é?
-
Como aplicar a educação financeira?
-
Quais benefícios você tem quando aprimora sua educação financeira?
-
Como aprimorar a educação financeira?
EDUCAÇÃO FINANCEIRA, O QUE É?
Esse termo, de modo geral, pode ser entendido como sua capacidade de tomar decisões mais assertivas e alinhadas com a sua situação financeira de certo momento, englobando desde questões de economia doméstica, até princípios que te auxiliem na hora de investir o capital acumulado – tudo isso passando pela criação de hábitos mais saudáveis e responsáveis financeiramente.
O Hub do Investidor é uma ferramenta imprescindível para potencializar sua educação financeira e seus investimentos.
Inspirados pela metodologia do Asset Allocation, nosso trabalho consiste em analisar os ciclos de mercado e elaborar uma estratégia de investimento com base em uma alocação multimercado global. Assim, todos os estudos, relatórios e recomendações gerados pelo time de analistas certificados são distribuídos para investidores que buscam acesso à informação de qualidade e livre de interesses.
COMO POSSO APLICAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Muita gente pensa que a sabedoria financeira está correlacionada à administração de patrimônio de pessoas que já possuem muito capital, no entanto, ela é justamente uma ferramenta para te fazer alcançar esse ponto de acúmulo sólido de capital.
Ela te ajuda a atingir os objetivos com mais tranquilidade, afinal, tomando as melhores decisões na gestão do próprio dinheiro, evitando que você aja por impulso e alinhando seus interesses ao potencial de investir no longo prazo.
QUAIS BENEFÍCIOS VOCÊ TEM QUANDO APRIMORA SUA EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Dentre os principais benefícios, diretos e indiretos, podemos citar alguns como:
- Você poupa seu dinheiro de forma mais eficaz e natural.
- Você controla melhor seus impulsos e evita comprar coisas “desnecessárias”.
- Tem melhores opções de investimento e, consequentemente, melhores resultados ao longo do tempo.
- Tem auxílio de forma a ser primordial na caminhada até seus objetivos financeiros.
COMO APRIMORAR SUA EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
- É primordial que você entenda qual é seu orçamento, seus gastos fixos, gastos eventuais e sua capacidade de gerar renda, afinal, assim você sabe quais são os limites do seu capital e em quais pontos do orçamento você pode aplicar estratégias que o otimizem.
Para ter esse controle, você pode utilizar planilhas manuais ou digitais e até aplicativos relacionados a finanças pessoais.
- Assim como para se matricular em uma graduação ou qualquer tipo de curso, você precisa saber se o que você irá estudar está de acordo com suas habilidades e predileções, para que assim você possa tirar o melhor possível da oportunidade. No mercado financeiro não é diferente, você precisa saber de seus pontos mais fortes e de seus gargalos para escolher os melhores investimentos.
Todos temos um perfil de investidor diferente e dinâmico, passando por tolerância a riscos, potencial de ganho de rendimentos e prazo disponível para esperar os resultados.
- É sempre bom aumentar o número de fontes de renda para que você tenha mais dinheiro trabalhando para você ao longo do tempo. Além disso, é importante que você destine parte de seu capital a investimentos! E como dica, já separe a quantia destinada a seus investimentos antes de começar a pagar seus débitos de lazer, assim como você faz com suas contas fixas, porque isso te dará mais disciplina na hora de investir.
E não se preocupe, se o capital a se investir for pequeno no começo, pois além de dar o primeiro passo, o importante é a constância e a disciplina. Com o tempo e conhecimento adquirido, seu capital poderá crescer de forma exponencial. Temos um artigo que trata especificamente deste tema:
Como investir com pouco dinheiro?
Falando nisso, o tempo, também é seu aliado, tenha calma na hora de fazer qualquer aporte, é melhor esperar para adquirir um ativo seguro e que irá te trazer resultados, do que tomar decisões precipitadas pelo fator preço.
Além disso, devido a importância desse assunto, existem diversos livros que tratam sobre o tema, então, separamos alguns que são encontrados de forma mais fácil:
- Psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, de Morgan Housel
- Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki
- Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker.Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill
Nós do Hub do Investidor, te recomendamos as melhores opções do mercado de renda variável, renda fixa e até criptomoedas.
Além de te mantermos atualizado(a) sobre as principais mudanças macroeconômicas globais e domésticas, através de análises precisas e realizadas por profissionais experientes.
Conheça nossos produtos!