No momento em que um investidor decide iniciar a sua trajetória no mercado financeiro, o seu objetivo central poderá ser o alcance da sua liberdade financeira, por exemplo. Entretanto, para aqueles que não tiveram contato com essa área de atuação, podem enfrentar desafios para entender os conceitos básicos até o domínio do funcionamento do mercado.
Apesar disso, os primeiros passos não precisam ser um desmotivador para que se alcance a sabedoria necessária e assim, aplicá-la nos investimentos. E é por esse motivo que nós do Hub do Investidor estamos dedicados a entregar um conhecimento para auxiliá-lo aqueles que se encontram nesse processo de aprendizado.
Então, nesse primeiro momento, esse artigo será o primeiro passo para que se entenda o que é mercado financeiro e quais são os seus principais conceitos. Dessa forma, serão apresentados as seguintes questões e suas respectivas respostas:
O QUE É MERCADO FINANCEIRO?
O mercado financeiro se trata de um mercado de negociação de ativos financeiros. Ou seja, é a partir desse sistema que os investidores podem realizar a compra ou a venda de produtos de investimento, que irão compor as suas respectivas carteiras de investimentos e assim, construir um patrimônio sólido.
Essas negociações ocorrem através de duas partes, que são divididas entre: os credores, que são aqueles que compram; e os tomadores, que são aqueles que vendem para captar recursos. Dessa forma, os credores, que também são conhecidos como os investidores, poderão investir nos tomadores, que podem ser empresas (privadas ou públicas) ou o governo.
Nessa relação, uma vez que os investidores investem seus recursos, como contrapartida também esperam receber uma rentabilidade a partir desses empréstimos. Por outro lado, as empresas (ou o governo) que são os devedores, podem garantir o pagamento de juros (ou dividendos) a partir do contrato estabelecido.
Considerando que esse conjunto é complexo, visto que é composto de uma série de transações que são realizadas em altos volumes e com uma velocidade enorme, é preciso que haja uma estrutura organizacional bem estruturada, concorda?
Então, é sobre as instituições que compõem o mercado financeiro que iremos falar a seguir.
COMO O MERCADO FINANCEIRO É ESTRUTURADO?
O Brasil é constituído por um sistema financeiro nacional que organiza o conjunto de instituições para promover a intermediação financeira do país. Nesse artigo, o objetivo será tratar das principais entidades que são participantes do mercado financeiro:
- Banco Central do Brasil
Esse banco, que também é conhecido pela sigla BACEN, dispõe de algumas atribuições principais, como: autorizar e emitir papel moeda; ser responsável pelo recebimento de recolhimentos compulsórios; ser o gestor do sistema de pagamentos do país; dentre outras responsabilidades.
Essa instituição tem o dever de controlar a economia do país, através de políticas monetárias, como pela venda ou compra de títulos públicos federais; ou pela definição da meta da taxa Selic; ou pela disponibilização de crédito para os bancos; dentre outros.
- Comissão de Valores Mobiliários
A comissão de valores mobiliários, ou CVM, é a entidade responsável por proteger o funcionamento do mercado de valores mobiliários. Ou seja, é encarregada pela função de proteger os investidores no mercado.
- Tesouro Nacional
Esse órgão tem como função de administrar os recursos do país, através das contas públicas. Por exemplo, os impostos que pagamos para o governo são reservados no caixa do país, que é gerenciado por essa instituição.
Inclusive, essa entidade criou em 2002 o Tesouro Direto, permitindo que pessoas físicas sejam capazes de investir em dívidas públicas, como por exemplo, através do Tesouro Selic.
- Bolsa de Valores
É a partir da Bolsa de Valores que será possível o acesso para as negociações do mercado financeiro. No caso do Brasil, a bolsa é chamada de B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) e, até o momento, se trata da maior dentre toda a América Latina.
Então, será a partir desse ambiente de negociação que os investidores conseguirão acesso às negociações do mercado e poderão realizar os seus respectivos investimentos.
- Corretoras de Títulos de Valores Mobiliários
Dentre as diversas organizações que compõem o sistema financeiro nacional e o mercado financeiro, as corretoras serão as últimas a serem mencionadas. Uma vez que a Bolsa de Valores é a intermediadora entre o investidor e o mercado, será a partir das corretoras que será possível o acesso à bolsa, além de outras diversas atribuições.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MERCADOS?
Na sequência, serão apresentadas as classificações que indicam os quatro tipos de mercados que existem atualmente.
- Mercado de Capitais
Através desse mercado, podem ser acessados tantos ativos de renda fixa, como os de renda variável. Por definição, é onde ocorrem as negociações com os valores mobiliários (ou títulos financeiros). Dessa forma, os ativos que podem ser negociados nesse mercado são: as ações, o mercado de derivativos, o mercado futuro, o mercado de opções, ativos de renda fixa, dentre outros.
- Mercado de Crédito
O mercado de crédito, que também pode ser denominado como o mercado de obrigações ou o mercado de dívida, é onde ocorrem as negociações de títulos de dívidas.
Ou seja, tem por objetivo as transações de empréstimos, como por exemplo: cheque especial, financiamentos, arrendamento, dentre outros. Dessa forma, também possibilita que as empresas, a partir de pessoas físicas, adquirem recursos.
- Mercado Monetário
A característica mais significativa desse mercado é a presença da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (ou CDI), que representa o percentual estabelecido entre bancos para empréstimos interbancários.
Essa taxa foi criada pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de não faltar dinheiro para nenhum dos bancos do país, de forma que eles possam realizar empréstimos entre si. Dessa forma, o BACEN é capaz de controlar a disponibilidade de dinheiro para a economia e evita a quebra dessas instituições financeiras.
- Mercado de Câmbio
É nesse mercado onde ocorrem as transações entre moedas de diferentes países. Então, o principal player desse mercado serão as empresas que realizam exportações, por exemplo.
COMO COMEÇAR A INVESTIR NO MERCADO FINANCEIRO?
Uma vez que a composição do mercado financeiro foi compreendida, você poderá decidir se está preparado para seguir nessa caminhada dos investimentos.
Para auxiliá-lo, montamos um passo a passo que reúne os principais pontos para iniciar essa trajetória:
- Determinar os seus objetivos financeiros
Antes que você possa procurar quais são as opções de produtos financeiros que estão disponíveis no mercado, é preciso entender a sua capacidade diante os seus recursos e quais são os seus propósitos para o curto, médio e longo prazo.
Por exemplo, a estratégia de investimentos que será composta para o planejamento da sua aposentadoria será completamente diferente caso você esteja apenas juntando dinheiro para viajar (curto prazo) ou comprar uma casa (médio prazo).
Assim, reúna quais são as suas motivações por trás de seus investimentos e estabeleça quanto você está disposto a gastar.
- Abrir conta em uma corretora
Como vimos anteriormente, é a partir da corretora que você terá acesso ao Home Broker, que irá contribuir para o seu acesso à Bolsa de Valores. Por esse motivo, é essencial que seja feita a escolha de uma instituição segura, transparente, que seus custos estejam de acordo com a sua capacidade, dentre outros fatores.
- Preencher o Perfil Suitability
Uma vez que a sua conta na corretora tenha sido aberta, para concluir o seu cadastro, será necessário que você preencha o Perfil Suitability. É a partir desse questionário que será definido qual é o seu perfil de investidor e assim, você conseguirá entender quais são os riscos que você está disposto a correr, quais são seus objetivos com os seus investimentos e entender quais são os melhores produtos de investimentos de acordo com seu perfil.
- Conheça o Home Broker
O Home Broker é o ambiente de negociações onde ocorrem todas as ofertas de compra e venda na Bolsa de Valores. Neste caso, é preciso conhecer o sistema da corretora escolhida, para que no momento de realizar seus aportes, você esteja preparado.
Para se tornar um investidor de sucesso, é preciso que você sempre esteja atualizado sobre todos os acontecimentos do mercado e dos ativos que irão compor a sua carteira.
Por esse motivo, o Hub do Investidor será o seu maior aliado! Nós somos uma equipe composta por um time de profissionais dedicados em oferecer as melhores análises de diversos setores da economia global para você!
Seja um assinante Hub Pro!