Como a Amazon ganha dinheiro?
A maior parte da Amazon (AMZN), e a mais conhecida entre o público geral, é a de varejo, com suas vendas online em diversos países, desde países norte-americanos e europeus, até alguns países na Ásia como Japão, Cingapura e Turquia.
No entanto, o ecossistema da Amazon é ainda mais completo, e possui exposição em uma alta gama de mercados, por exemplo, a AWS (Amazon Web Services), sendo sua parte responsável pelos negócios de nuvem, que representa cerca de 15% de sua receita, e alguns outros negócios, como o de streaming (Twitch, Amazon Music, Prime Video).
Ecossistema – Amazon
Fonte: MoreThanDigital
Comparando Amazon (AMZN) com opções brasileiras:
Buscando uma opção de empresa do varejo para comparar com a Amazon, encontramos a Magalu (MGLU3) , antiga queridinha do mercado, que é uma das maiores empresas do varejo brasileiro, e assim como a Amazon (AMZN), e guardada as devidas proporções, também possui marketplace e também investe em tecnologia.
Embora a Magalu possua um ecossistema grande, contando com empresas como a Kabum, Magalupay, Stoq, e outras companhias que complementam o seu portfólio, se comparada com a Amazon, vê-se que possui uma menor diversidade, tanto em exposição em novos mercados (opcionalidades), quanto geograficamente.
Falando-se dos números, a discrepância se torna ainda maior, considerando um câmbio de 5,20, tem-se que o lucro líquido da Amazon (AMZN) foi 294 vezes maior do que o da Magalu, não só por sua receita ser maior, mas também, pela sua vantagem de 5,5% na margem líquida, que faz muita diferença no case.
Quadro Comparativo
Fonte: Status Invest; elaboração: Hub do Investidor
Ainda, observando os múltiplos de valuation, a Amazon, é comparativamente mais barata, sendo negociada tanto por um menor P/L, quanto por um menor EV/EBITDA.
É necessário ressaltar, que isso não necessariamente significa que Magalu seja um investimento ruim, e nem que a Amazon é um bom investimento, apenas deixa evidente a diferença entre as companhias.
Vale a pena investir na Amazon atualmente?
Nos últimos 12 meses, as ações da Amazon (AMZN) acumulam uma queda de quase 40%, saindo de mais de US$150 por ação para US$94.
Cotação – AMZN
Fonte: Google Finance
Com isso, as ações da Amazon (AMZN) estão sendo negociadas atualmente em um EV/EBITDA de 18,8x, abaixo de sua média histórica de 22,4x.
EV/EBITDA Histórico – Amazon
Fonte: Status Invest
Para os membros do Hub Internacional, elaboramos um relatório com um valuation detalhado, indicando o preço justo e potencial futuro para as ações da Amazon. Veja e entenda como começar a investir no exterior clicando no banner abaixo.