Hub Insights

Vale a pena investir em Klabin (KLBN11)? Conheça a companhia centenária!

klabin (KLBN11)

Como a Klabin ganha dinheiro? 

A Klabin (KLBN11) é uma das empresas centenárias da bolsa, com mais de 120 anos de mercado. Em poucas palavras, o negócio da companhia é fazer dinheiro a partir de árvores, assim, ela investe em florestas, e a partir dessa matéria-prima produz outros bens, como celulose, papéis e embalagens.

produtos da Klabin (KLBN11)

Fonte: Klabin

 

O seu modelo de negócios é o que chamamos de modelo verticalizado, já que além de produzir a matéria-prima (madeira), ela também processa, transformando em celulose e outros bens finais. Esse modelo, além dar uma maior flexibilidade e probabilidade para a companhia, também a dá um maior poder de escala.

 

Fonte: Klabin

 

Uma das grandes vantagens competitivas da Klabin (KLBN11), é estar no Brasil, que possui uma das melhores produtividades deste segmento, e recentemente, a Klabin consegue ser ainda mais produtiva do que a média do mercado.

gráfico mostrando competitividade da Klabin (KLBN11)

Fonte: Klabin

 

Vale a pena investir em Klabin (KLBN11)?

Mesmo estando exposta a uma commodity, cerca de 50% da receita da companhia vem de papel e embalagem, o que traz uma maior estabilidade. Além disso, o mercado de celulose (que representa a outra metade), possui uma demanda estável se comparada com as outras commodities, e também uma perspectiva de crescimento.

 

 

Entretanto, essa perspectiva de crescimento para o mercado de celulose, não é tão alta, é um crescimento gradual, com uma projeção de crescimento na média de 2,2% ao ano. Mas, há também alguns gatilhos de crescimento para o mercado da Klabin (KLBN11), como a substituição do plástico por embalagens de papel e papelão, e até mesmo o forte crescimento de venda de fraldas que se espera.

projeção de crescimento da Klabin (KLBN11)

Fonte: Klabin

 

Internamente, a companhia também realiza investimentos e grandes projetos, como o Puma II, que aumenta ainda mais a sua capacidade. Assim, historicamente a Klabin (KLBN11) vem conseguindo gerar valor para o seu acionista, aumentando o seu volume de vendas e alavancando ainda mais o seu lucro operacional (EBITDA).

 

Histórico do EBITDA e Volume de Vendas

Histórico do EBITDA e Volume de Vendas da Klabin (KLBN11)

Fonte: Klabin

 

Por fim, pode-se olhar para os dividendos e juros sobre o capital próprios pagos. Atualmente, o dividend yield da companhia se encontra em 8,11% (KLBN11), e isso, olhando apenas para os proventos pagos, já que se for olhar para o fluxo de caixa livre, esse yield é bem superior.

 

Dividend Yield Histórico – Klabin (KLBN11)

gráfico ilustrando o Dividend Yield Histórico da Klabin (KLBN11)

Fonte: Klabin

 

Para os membros do Hub Pro, soltamos um relatório atualizado com as projeções e preço justo para as ações da companhia. Acesse clicando no banner abaixo:

Banner Hub prime

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress