Hub Insights

Vale a pena comprar ações da Microsoft (MSFT)?

ações da Microsoft

Como a Microsoft ganha dinheiro?

A Microsoft é uma das maiores companhias da bolsa americana, presente em diversos subsetores da tecnologia. A companhia possui uma receita bem diversificada, em que podemos dividir em 3: Soluções para Negócios e Produtividade, Nuvem e Computação Pessoal.

 

Composição da Receita – US$ Bilhões

composição da receita da Microsoft

Fonte: Microsoft

 

Dentro da divisão, existe ainda uma diversidade de produtos e soluções, por exemplo, do lado de Soluções para Negócios e Produtividade, tem-se o Office empresarial e pessoal, LinkedIn, entre outros. Ainda, dentro do Office, por exemplo, há uma gama de ferramentas e aplicativos.

 

Office 365

produtos e soluções da Microsoft

 

Falando-se do segmento de nuvem, hoje é a parte mais relevante da receita, e ainda, uma das mais promissoras, é composta por ferramentas como o Microsoft Azure, GitHub, servidor do SQL e outras soluções de nuvem.

Por fim, o segmento de computação pessoal é o segmento que engloba a receita da venda das licenças do Windows, acessórios e dispositivos para computadores e o mercado de jogos, como a venda do Xbox e o Xbox Gamepass. Essa parte da receita, foi a que mais sofreu no último resultado, tendo caído 19% no total, puxado por uma queda de 39% na receita proveniente do Windows OEM.

 

Evolução do Resultado Operacional por Segmento

gráficos mostrando o resultado operacional por segmento

Fonte: Microsoft

 

Qual o potencial das ações da Microsoft?

Mesmo com desafios relacionados à computação pessoal, a Microsoft se beneficia da alta do setor de tecnologia e possui uma boa perspectiva no geral. Espera-se, por exemplo, que a sua plataforma Azure consiga crescer em um ritmo de 20% ao ano.

A Azure atua como uma plataforma de computação em nuvem e possui ferramentas que estão em alta atualmente, como Inteligência artificial, machine learning, banco de dados, entre outras.

Mais recentemente, a Microsoft anunciou que está realizando um investimento na criadora do ChatGPT, e que poderia adicionar esse serviço na plataforma Azure. Leia mais sobre no nosso insight:

Microsoft avançará na disputa tecnológica com o Chat GPT?

 

Investimento no ChatGPT

novo investimento da Microsoft

Fonte: CNN

 

Vale a pena investir nas ações da Microsoft?

Assim como a maior parte do setor de tecnologia americano, as ações da Microsoft sofreram com a alta de juros, tendo apresentado uma queda de cerca de 19% nos últimos 12 meses.

 

Cotação – ações da Microsoft (MSFT)

cotação das ações da Microsoft

Fonte: Google Finance

 

Observando o seu múltiplo de Preço/Lucro, vê-se que a companhia hoje é negociada em 26,7x, abaixo de sua média dos últimos 5 anos.

 

P/L Histórico de Microsoft

P/L histórico da companhia Microsoft

Fonte: YCharts

 

Membros do Hub Internacional, além de outros materiais exclusivos, também possuem acesso a um relatório mais detalhado, incluindo um modelo de fluxo de caixa descontado, com nossas premissas e projeções futuras, contendo o preço justo por ações da Microsoft. Clientes Hub também acessam gratuitamente o Hub Internacional.

Tenha acesso ao Hub Internacional grátis clicando no link abaixo:

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress