Como a Microsoft ganha dinheiro?
A Microsoft é uma das maiores companhias da bolsa americana, presente em diversos subsetores da tecnologia. A companhia possui uma receita bem diversificada, em que podemos dividir em 3: Soluções para Negócios e Produtividade, Nuvem e Computação Pessoal.
Composição da Receita – US$ Bilhões
Fonte: Microsoft
Dentro da divisão, existe ainda uma diversidade de produtos e soluções, por exemplo, do lado de Soluções para Negócios e Produtividade, tem-se o Office empresarial e pessoal, LinkedIn, entre outros. Ainda, dentro do Office, por exemplo, há uma gama de ferramentas e aplicativos.
Office 365
Falando-se do segmento de nuvem, hoje é a parte mais relevante da receita, e ainda, uma das mais promissoras, é composta por ferramentas como o Microsoft Azure, GitHub, servidor do SQL e outras soluções de nuvem.
Por fim, o segmento de computação pessoal é o segmento que engloba a receita da venda das licenças do Windows, acessórios e dispositivos para computadores e o mercado de jogos, como a venda do Xbox e o Xbox Gamepass. Essa parte da receita, foi a que mais sofreu no último resultado, tendo caído 19% no total, puxado por uma queda de 39% na receita proveniente do Windows OEM.
Evolução do Resultado Operacional por Segmento
Fonte: Microsoft
Qual o potencial das ações da Microsoft?
Mesmo com desafios relacionados à computação pessoal, a Microsoft se beneficia da alta do setor de tecnologia e possui uma boa perspectiva no geral. Espera-se, por exemplo, que a sua plataforma Azure consiga crescer em um ritmo de 20% ao ano.
A Azure atua como uma plataforma de computação em nuvem e possui ferramentas que estão em alta atualmente, como Inteligência artificial, machine learning, banco de dados, entre outras.
Mais recentemente, a Microsoft anunciou que está realizando um investimento na criadora do ChatGPT, e que poderia adicionar esse serviço na plataforma Azure. Leia mais sobre no nosso insight:
Microsoft avançará na disputa tecnológica com o Chat GPT?
Investimento no ChatGPT
Fonte: CNN
Vale a pena investir nas ações da Microsoft?
Assim como a maior parte do setor de tecnologia americano, as ações da Microsoft sofreram com a alta de juros, tendo apresentado uma queda de cerca de 19% nos últimos 12 meses.
Cotação – ações da Microsoft (MSFT)
Fonte: Google Finance
Observando o seu múltiplo de Preço/Lucro, vê-se que a companhia hoje é negociada em 26,7x, abaixo de sua média dos últimos 5 anos.
P/L Histórico de Microsoft
Fonte: YCharts
Membros do Hub Internacional, além de outros materiais exclusivos, também possuem acesso a um relatório mais detalhado, incluindo um modelo de fluxo de caixa descontado, com nossas premissas e projeções futuras, contendo o preço justo por ações da Microsoft. Clientes Hub também acessam gratuitamente o Hub Internacional.
Tenha acesso ao Hub Internacional grátis clicando no link abaixo: