A Apple (AAPL34) divulgou seus resultados do quarto trimestre fiscal (terceiro trimestre) após o pregão na quinta-feira, 2 de novembro de 2023, quando estávamos em feriado. Inicialmente, as ações subiram 2%, já que o lucro por ação superou em 7 centavos e a receita ficou em linha com as estimativas. No entanto, as preocupações com o guidance e a demanda do iPhone prejudicaram as ações, que reverteram a trajetória para uma queda de cerca de 2%.
No Hub Internacional, temos preferência por algumas outras Big Techs, ao invés de Apple, por entender que a empresa negocia com um valuation relativamente esticado, em relação ao crescimento prospectivo que tem pela frente, apesar das boas margens do segmento de Serviços. Para conhecer a nossa Carteira Internacional completa de ações no exterior, basta clicar AQUI.
Sem dúvidas a Apple (AAPL34) é uma empresa gigante em termos de capitalização de mercado, mas a empresa também é bastante grande em termos de geração de receita. Com quase US$ 90 bilhões em vendas durante o trimestre mais recente, ou mais de US$ 350 bilhões anualizados, a Apple é realmente um colosso.
Isso tem suas vantagens:
A Apple pode fazer negócios em todo o mundo, todos conhecem sua marca e assim por diante. Mas ser um dos maiores geradores de receita do mundo também significa que a empresa precisa adicionar muitos bilhões de dólares em vendas, mesmo que queira atingir uma taxa de crescimento de receita de apenas 5% – isso exigiria encontrar mais de US$ 15 bilhões adicionais por ano em receita. Uma taxa de crescimento de 10% exigiria a adição de mais de US$ 30 bilhões por ano em receita.
Construir negócios adicionais não é difícil, mas construir negócios adicionais ou adicionar novos produtos que sejam grandes o suficiente para mover a agulha para um gigante como a Apple é bastante difícil. A empresa não teve muito sucesso no crescimento de seus negócios no passado recente:
Como dito, um elemento interessante nos resultados da Apple (AAPL34) é o seu setor de serviços, que tem muitas avenidas de crescimento. E isso está provando ser o caso, já que a Apple acaba de reportar sua maior receita de serviços de todos os tempos, com US$ 22,3 bilhões.
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Se os números consolidados de crescimento da Apple não impressionam, vale avaliar a trajetória de crescimento no gráfico abaixo, que mede a receita da empresa na venda de serviços.
A receita de serviços cresceu mais de 5 vezes nos últimos 10 anos (do 4º trimestre de 2013 ao 4º trimestre de 2023). Os serviços representavam apenas cerca de 10% da receita total no quarto trimestre de 2013 e agora representam 25% no quarto trimestre de 2023.
Os serviços da Apple tiveram uma margem de 70% no quarto trimestre de 2023, em versus com 36% dos produtos. Isso quer dizer que se a empresa conseguir ter metade da sua receita em serviços, o seu lucro bruto total irá dobrar, uma vez que as margens são praticamente o dobro.
Apesar de o iPhone 15 ter tido somente 1 mês de vendas durante o terceiro trimestre, as notícias de que a demanda já pode estar diminuindo para os modelos de ponta são preocupantes. Com a inflação ainda sendo um fator importante (embora pareça ter atingido o pico), talvez o próximo trimestre de férias não registre tanta demanda quanto antes.
A redução do crescimento de produtos é consistente em todo o mundo (exceto nas Américas) e em todas as categorias (exceto iPhone) e não pode ser atribuída a um efeito sazonal, local ou do ciclo do produto. As receitas de todas as categorias e segmentos (exceto as exceções mencionadas acima) caíram em relação ao ano anterior, com o Mac apresentando um declínio de 33% e a região da Grande China apresentando um declínio de cerca de 3%.
O cenário para a Apple (AAPL34) é ainda prejudicado quando a comparamos com seus pares dos “7 magníficos”, onde vimos o seguinte ritmo de crescimento: Microsoft +13%, Alphabet +11%, Meta +23%, Tesla +9%, Nvidia impressionantes 101% e Amazon +13%.
Desse modo, negociando a cerca de 29x lucros, sendo razoavelmente acima de alguns pares e da sua própria média histórica, o ativo no parece muito bem precificado, sem espaço para grandes upsides. Para conhecer outras empresas que compõem melhor um portfólio de tecnologia do que Apple, basta clicar AQUI.