A Tesla (TSLA), atualmente, é a maior montadora de veículos do mundo em valor de mercado, embora sua receita ainda seja menor do que empresas tradicionais desse segmento, como a Toyota e a General Motors. Ao longo deste insight, abordaremos os motivos da companhia ser tão especial.
No acumulado do ano, as ações da Tesla (TSLA) já apresentam um retorno de mais de 80%, mas ainda longe de seu topo histórico, em que bateu mais de US$400,00 por ação.
Cotação – Tesla (TSLA)
Fonte: Google Finance
Como a Tesla (TSLA) ganha dinheiro?
A Tesla (TSLA) é uma companhia verticalizada, que além de fabricar e vender seus veículos elétricos, também produz baterias, motores elétricos, softwares, entre outros. Vale separá-la das montadoras tradicionais por alguns motivos, a Tesla é uma companhia intensiva em tecnologia, investindo bastante em inovação, por exemplo, no desenvolvimento de direção autônoma e afins. O seu CEO (Elon Musk), já chegou a mencionar que a Tesla não é uma companhia de montagem de carros, mas sim uma companhia de inteligência artificial e robótica.
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Falando-se de sua receita, a grande parte é proveniente da venda de seus automóveis (82,5%), mas outras coisas também agregam no faturamento da companhia, como créditos regulatórios, prestação de serviços, geração e armazenamento de energia, entre outros.
Composição da Receita – Tesla (TSLA)
Fonte: FourWeekMBA
Observando a exposição geográfica de sua receita, nota-se a grande representatividade dos Estados Unidos, sendo responsável por cerca de 50%. Mas, vale reforçar a importância do mercado chinês para o segmento de veículos elétricos, sendo o segundo mais relevante para a Tesla.
China e competição
Mesmo a China sendo muito importante para a Tesla, a companhia não é dominante nesta região, e enfrenta uma forte competição. Em 2021, nota-se que esse mercado na China é fortemente fragmentado, com liderança da companhia chinesa BYD.
Venda de Veículos por Montadora – China (2021)
Fonte: statista
Mais recentemente, é possível dizer que essa competição se intensificou ainda mais, com a BYD ultrapassando a Tesla em número de unidades vendidas (considerando plug-in híbridos), como mostra o gráfico abaixo.
Tesla vs. BYD – Unidades Vendidas
Fonte: Investor.com
Essa forte competição, combinada com fatores macroeconômicos globais, fez com que a Tesla (TSLA) tivesse que cortar os preços de seus carros em alguns lugares, para manter a demanda e a sua liderança de mercado, na China, esse corte chegou a 13,5%.
Embora a BYD tenha conseguido acelerar suas vendas, computando apenas veículos puramente elétricos, a Tesla segue sendo a líder do setor, como mostra o gráfico abaixo.
Tesla vs. BYD – Unidades Vendidas
Fonte: Investor.com
Tesla (TSLA) ainda é a melhor do segmento?
Apesar da intensa concorrência, ao observar a margem líquida do setor automotivo, a Tesla ganha por muito, a Tesla lucra cerca de US$9,5 mil por carro, enquanto a segunda colocada (General Motors), lucra US$2,1 mil.
Lucro por Carro – Mercado Automotivo
Fonte: Visual Capitalist
Isso, mostra os grandes marcos atingidos pela companhia, analisando sua margem líquida consolidada, foi acima de 15% em 2022, enquanto a General Motors entregou uma margem de 5,6% e a Toyota de 6,8%.