Hub Insights

SmallCap 600: invista em small caps nos EUA

SmallCap nos EUA

Não é novidade para ninguém que o investidor brasileiro vem passando por um processo conhecido como financial deepening – buscando mais informação e educação financeira. Consequentemente, aumentando o nível de sofisticação de seus investimentos.

Mas apesar da revolução cultural e tecnológica no mercado nacional, a grande maioria dos investidores ainda concentra seus investimentos exclusivamente na economia nacional. Sendo assim, poucos brasileiros conhecem e aproveitam o benefício da diversificação geográfica e de setores, através de investimentos no exterior.

Como forma de auxiliar o investidor que deseja estar apto para esse tipo de investimento, trataremos sobre um ativo que rastreia e está exposto aos resultados do S&P SmallCap 600 Value Index – índice que replica resultados de small caps listadas no mercado americano

SmallCap 600® procura medir o segmento de pequena capitalização do mercado de ações dos Estados Unidos e é projetado para rastrear empresas que atendem a critérios de inclusão específicos para garantir que sejam líquidas e financeiramente viáveis.

O primeiro ponto que justifica exposição ao S&P SmallCap 600 Value Index é a sua performance histórica positiva. Apesar de não ser garantia de desempenho futuro, ela reflete a resiliência do índice ao longo de fatores macroeconômicos adversos.

S&P SmallCap 600 Value Index performance histórica

Performance acumulada do S&P600 I Fonte: SPGlobal 

 

Ao analisarmos o gráfico de desempenho de longo prazo do índice, notamos crescimento e uma valorização consistente ao longo do tempo, refletindo o desenvolvimento das small caps selecionadas do mercado norte americano. Como forma de comparação utilizamos o benchmark S&P500 e o S&P Midcap 400.

Fonte: SPGlobal

 

O segundo ponto utilizado no racional é a diversificação da carteira de investimentos

A filosofia de investimentos do Hub do Investidor tem como principal objetivo a resiliência entre todos os ambientes econômicos, utilizando diferentes classes de ativos que performam de formas distintas durantes os diversos ciclos de mercado.

Segundo o Wall Street Journal, o segmento de small caps norte americano tem ofuscado o brilho das ações de grandes empresas – o índice de pequena capitalização – S&P 600 – estava no ritmo de superar o S&P 500 em resultados no ano passado pela primeira vez desde 2016.

O terceiro ponto que embasa o nosso racional de investimento também diz respeito à diversificação, entretanto, desta vez estamos nos referindo à diversificação entre diferentes setores da economia.

Quanto ao S&P SmallCap 600 Value Index, especificando por setores, é observada a predominância do segmento financeiro na composição do índice (cerca de 18,3% do total), no entanto, por ser diversificado e seguir um guidance de ponderação, o segundo segmento com maior peso possui 17,2% (industrial) do portfolio.

figura mostrando setores do S&P SmallCap 600 Value Index
Fonte: SPGlobal

No que tange aos outros 64,5%, é notada uma grande diversificação por setores atrelada a uma gama de empresas diferentes (uma forma eficaz de mitigar riscos e volatilidades.

Entretanto, de nada adianta buscarmos uma boa diversificação e basearmos a tomada de decisão em comportamentos históricos se, no presente momento, existir um baixo upside e prêmios de risco comprimidos.

Assim, para o quarto pilar do racional de investimento analisamos os múltiplos do índice em questão.

análise dos múltiplos do índice S&P SmallCap 600®Fonte: SPGlobal

Ao analisarmos o comportamento dos múltiplos podemos identificar que ele apresenta uma oportunidade de investimento resiliente e oportuna.

Por fim, o S&P SmallCap 600 Value Index é um índice e assim representa uma carteira teórica (não é de fato um ativo negociado em bolsa). Desse modo, sugerimos a utilização de ETFs que replicam de forma fidedigna o índice de referência.

Se você gostaria de ter mais detalhes sobre o segmento de small caps norte americano e saber os benefícios da exposição a essa classe de investimento, além de saber qual ETF sugerimos como mais sólido para esse tipo de operação, torne-se um assinante Hub Internacional, clique aqui para mais informações.

Leonardo Ribeiro

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress