Hub Insights

Santander (SANB11): Os resultados do 2T23 foram tão ruins assim?

Santander (SANB11)

Pontos positivos do resultado do 2T23:

Após a divulgação dos resultados do 2° trimestre de 2023, as ações do Santander (SANB11) acumulam uma queda de pouco mais de 1%. Apesar de o banco ter registrado um lucro líquido recorrente 45% menor em relação ao último semestre, alguns indicadores ficaram em linha com o esperado, enquanto outros foram piores.

Dentre os principais pontos positivos, podemos destacar a evolução de sua base de clientes, que avançou em 13% na comparação anual com a base total, e 2% se comparado apenas a clientes ativos. Além disso, houve uma evolução relevante no segmento do agronegócio, que aumentou quase 70% nos últimos anos e alcançou o montante de R$42 bilhões.

Clientes Totais

clientes totais do Santander (SANB11)

Fonte: RI Santander

 

Carteira do Agronegócio
carteira do agronegócioFonte: RI Santander

 

O outro lado do resultado de Santander (SANB11):

Por outro lado, nota-se uma série de desafios ao analisar alguns indicadores do Santander. Apesar do avanço do segmento agro e uma certa estabilidade na carteira de crédito, observa-se um declínio no segmento de grandes empresas de mais de 1%.

resultado de Santander (SANB11)

Fonte: RI Santander

 

Ademais, sua margem financeira bruta aumentou cerca de 3%, o que é positivo, principalmente tendo em vista o contexto de suas operações, no entanto, por conta de outros fatores, como o aumento da provisão, despesas, menor spread e afins, o lucro líquido recorrente antes de impostos diminuiu mais de 60% na comparação semestral.

lucro líquido de Santander (SANB11)

Fonte: RI Santander

 

O destaque negativo do trimestre fica para a inadimplência acima de 90 dias, houve um aumento significante na inadimplência acima de 90 dias, especialmente no segmento pessoa física, atingindo o patamar de 4,8%. Embora as provisões tenham aumentado em 23% no semestre, o seu índice de cobertura (acima de 90 dias) está em 214%, abaixo dos patamares do 2T22 e 1T23.

 

Índice de inadimplência – acima de 90 dias

gráfico mostrando o Índice de inadimplência - acima de 90 dias

Fonte: RI Santander

 

Em suma, acreditamos que os resultados do 2T23 tenham sido fracos e evidenciam os desafios a serem enfrentados pelo Santander, especialmente no que tange a inadimplência e rentabilidade. Seguimos com a preferência por outros players do setor, que representam uma melhor oportunidade, saiba no que investimos de forma gratuita se tornando um membro do Hub Pro!

No Hub do Investidor disponibilizamos as melhores informações para a tomada de decisão do investidor, com relatórios, carteiras recomendadas e lives exclusivas.
Quer ter acesso ao relatório completo das melhores ações? Acesse GRÁTIS pelo link abaixo:

banner hub pro novo

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress