Hub Insights

Rede Bitcoin: estabilidade mesmo em meio ao cenário de queda? Entenda

rede Bitcoin

O bitcoin começa a segunda-feira sendo negociado pelo quinto dia consecutivo em queda, maior sequência no vermelho desde agosto do ano passado. O movimento de baixa ganhou força após a divulgação dos dados de emprego dos Estados Unidos, que vieram bem mais fortes do que o esperado na sexta-feira, abrindo margem para uma continuidade nos aumentos de taxas de juros do FED.

Os investidores, agora, devem permanecer atentos ao discurso de Jerome Powell, presidente do banco central norte-americano, agendado para as 14h40 desta terça-feira, o que pode contribuir para um posicionamento mais cauteloso do mercado até lá. Já na próxima terça, teremos a divulgação dos dados de inflação de janeiro na forma do Consumer Price Index (CPI), o que possivelmente agitará o mercado.

Neste contexto, o indicador “Fear and Greed Index” que monitora o sentimento do mercado, cai sensivelmente para 56 pontos, 5 abaixo da semana passada, mas segue no patamar de “Greed”.

sentimento de mercado bitcoin
Fonte: Alternative.me

 

Vale destacar, no entanto, que do ponto de vista de análise técnica, o bitcoin segue sustentando a tendência de alta no gráfico diário. O ativo se encontra extremamente esticado e é natural que haja esse movimento de correção. Naturalmente, entre as 10 maiores “altcoins” em capitalização de mercado no agregado das últimas 24 horas, todas operam em queda.

Já quando partimos para a análise dos fundamentos da rede Bitcoin, constatamos uma estabilidade mesmo em meio ao cenário de queda. De acordo com os dados do BTC.com, a dificuldade de mineração permanece em máxima histórica com uma previsão de reajuste negativamente modesta (-0.22%) para daqui a 6 dias.

fundamentos da rede bitcoin
Fonte: BTC.com

 

No entanto, dado o cenário, esse reajuste pode acabar sendo positivo. Quando olhamos para o “hashrate” da rede Bitcoin, percebemos que a competição entre mineradores continua extremamente acirrada e há muito poder computacional sendo empregado.

E por falar nisso, podemos perceber uma acentuação na tendência de venda dos BTCs por parte desses mineradores, com suas reservas caindo no ritmo mais acelerado do último mês e atingindo o menor patamar no dia de hoje: 1.822.605,594 bitcoins. Movimento normal que dá alivio e tira a pressão econômica sobre estes “players”.

venda de bitcoins e mineradoresFonte: Glassnode

 

No Hub do Investidor realizamos análises sólidas e fundamentalistas de inúmeros projetos existentes no mercado.

As criptomoedas representam uma disrupção no sistema financeiro, e as tecnologias e soluções apresentadas são revolucionárias e, às vezes, complexas.

Ter alguém especializado te dando a mão e tornando tudo mais acessível é crucial para entrar nesse mercado. Seja um assinante Hub Crypto!

Banner Hub Crypto

Caio Goetze

Formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduando em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a UERJ, conta com 3 anos de experiência e diversos cursos de formação acadêmica de bagagem no “criptomercado”.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress