Hub Insights

Quero investir em saneamento, qual a melhor ação? Sanepar (SAPR4) vs. Copasa (CSMG3)

Copasa (CSMG3)

O setor de saneamento: 

Ao investir no segmento de saneamento, devemos ter em mente alguns fatores. Por um lado, este setor pode ser extremamente estável e rentável, por outro, também sofre um alto impacto de regulação e é intensivo em capital.

Inicialmente, podemos destacar o valor que as companhias de saneamento possuem para a sociedade, e o quão importante são para a economia e os cidadãos como um todo.

Infelizmente, uma parte relevante da população brasileira não possui acesso à coleta de esgoto ou água tratada. De acordo com os dados do Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, as cidades de São Paulo (Sabesp), Minas Gerais (Copasa) e Paraná (Sanepar), ocupam o topo do ranking com um maior percentual da população atendida por esses serviços.

Mesmo assim, ainda há uma expansão forte a ser feita, no que diz respeito à Sanepar (SAPR11), a companhia divulgou o plano de expansão na Microrregião Centro-Litoral do Paraná, em que a companhia pretende passar de 126 mil economias de esgoto atendidas em 2022 para 192 mil até 2033. Com isso, podemos extrair dois pontos relevantes para a tese do setor:

(1) perspectiva de crescimento já contratada no longo prazo

(2) fortes planos de investimentos esperados

Sanepar (SAPR11) e o novo plano de expansão na Microrregião Centro-Litoral do Paraná

Fonte: RI Sanepar

 

 

Sanepar (SAPR11) vs. Copasa (CSMG3), qual a melhor para se investir?

Ao olhar para os principais indicadores de ambas as companhias, a princípio, é possível enxergar uma maior atratividade em Sanepar (SAPR11), já que a companhia possui um menor indicador de preço/lucro, além de possuir um Dividend Yield mais elevado e melhores margens.

No entanto, além da Copasa entregar um ROE mais elevado e um maior crescimento de lucro, acreditamos que para a tomar a decisão, deve-se realizar uma análise aprofundada sobre a empresa e seus projetos.

 

resultados das companhias Sanepar (SAPR11) e Copasa (CSMG3)

Fonte: Investidor10

 

Há um tempo, nós do Hub do Investidor adicionamos a Copasa (CSMG3) em nossa carteira de investimentos, entendendo uma melhor oportunidade da empresa. Um dos fatores que corroborou com a tese, foi a aprovação do reajuste nas tarifas de seus serviços pela ARSAE-MG em 15,7% a partir de 2023.

 

Copasa (CSMG3) e o reajuste tarifário

Fonte: Fato Relevante – Copasa

 

Como já mencionado, essas companhias estão em um ambiente extremamente regulado, e essas agências possuem um impacto relevante. No caso da Copasa (CSMG3), é a Arsae, e para a Sanepar (SAPR11), é a AGEPAR. Essas agências são responsáveis por uma série de tarefas, como, por exemplo, definir os reajustes anuais, acompanhar indicadores, executar consultas, audiências e afins.

 

agências da Sanepar (SAPR11) e Copasa (CSMG3)

Fonte: agepar.pr.gov.br

 

Outro fator considerado para o encarteiramento de Copasa (CSMG3), foi a boa gestão de custos entregada no primeiro trimestre de 2023. A companhia conseguiu aumentar sua receita líquida em 24% e expandir os custos e despesas em apenas 4,2%, mostrando a eficiência das iniciativas implementadas.

 

Principais Indicadores – Copasa (CSMG3)

foto ilustrando os principais Indicadores - Copasa (CSMG3)

Fonte: RI Copasa

 

Ademais, vale destacar que a política de dividendos da Copasa, ao contrário da Sanepar, permite que a declaração ocorra trimestralmente. Para 2023, a Copasa informou aos acionistas que a distribuição será de 50% do seu Lucro Líquido ajustado.

Nos últimos 12 meses as ações da Copasa (CSMG3) valorizaram 47%.

 

Fonte: Google Finance

 

Quer ter acesso à carteira completa de dividendos e ficar por dentro de futuras alterações?

Acesse de forma gratuita, clicando no banner abaixo: 

banner hub dividendos

Adicionalmente, ressaltamos que o insight retrata apenas o entendimento das teses com base nos estudos do time do Hub do Investidor, e não acreditamos que a Sanepar seja uma empresa ruim para se investir, e as informações contidas acima não são uma recomendação de compra ou venda de ativos.

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress