Após uma terça-feira de valorização para o bitcoin, que retomou o patamar dos US$ 23.000, a quarta começou agitada após o pronunciamento de Jerome Powell, presidente do FED, em um evento no Clube Econômico de Washington. Powell afirmou que o país está vencendo a luta contra a inflação e reiterou os comentários da semana passada de que “o processo desinflacionário começou”.
A animação com relação ao discurso do mandatário segue bastante contida, muito em função dos dados aquecidos do mercado de trabalho norte-americano divulgados na última sexta. Sobre isso, Powell destaca que aumentos mais acentuados são uma possibilidade caso o mercado de trabalho não enfraqueça:
“A realidade é que, se continuarmos a receber relatórios de mercado de trabalho fortes ou relatórios de inflação mais altos, pode ser que tenhamos que aumentar mais as taxas. […] Há uma expectativa de que isso desapareça rapidamente e sem dor. Eu acho que isso será garantido”. – disse Powell à Associated Press.
Enquanto isso, no mercado crypto, os investidores receberam a boa notícia de que a Genesis e sua controladora, Digital Currency Group (DCG), chegaram a um acordo inicial com seus principais credores, o que inclui a Gemini. Com isso, os usuários da corretora norte-americana, mais especificamente de seu produto “Gemini Earn”, estão um passo mais próximos de reaver seus ativos.
Os principais “drivers” de atenção inerentes ao mercado crypto estão paulatinamente ficando para trás à medida que o processo judicial da proteção contra falência parece mostrar um bom prognóstico e à medida que os mineradores vão encontrando descompressão, voltando a operar em lucro e conseguindo sustentar suas operações.
Dado o contexto, no agregado das últimas 24 horas entre as 10 maiores altcoins em capitalização de mercado, MATIC lidera a subida com 5.63%, seguida por ADA (2.23%), ETH (1.87%), XRP (1.02%), BNB (0.71%) e DOGE (0.69%). Com relação à Ethereum especificamente, destacamos que ocorreu, com sucesso, a implementação da atualização Shanghai na rede de testes “Zhejiang”.
Com isso, a “testnet” processou suas primeiras retiradas de staking. Vale ressaltar que ainda veremos estes testes sendo feitos em outras duas redes antes da implementação na rede principal da Ethereum. O fato é que, com a antecipação do tão esperado “hardfork”, que deve acontecer no próximo mês, o número de validadores cresceu 3.07% no mês passado, assim como a receita gerada aumentou 76%.