Na última sexta feira (16/12) o FGTS aprovou algumas medidas positivas para o programa de habitação popular no Brasil. As mudanças têm o potencial de aumentar a demanda por casas populares e beneficiar algumas das construtoras listadas em bolsa.
Atualmente conhecido como Casa Verde e Amarela (CVA), o programa deverá voltar a se chamar Minha Casa Minha Vida (MCMV) após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, passam a vigorar algumas outras medidas, que detalhamos abaixo.
Aumento do valor máximo das casas elegíveis ao programa
O FGTS aprovou a ampliação do teto máximo para contratação de imóveis no CVA em aproximadamente 5%, exceto para o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O teto máximo permaneceu em R$ 264 mil por unidade. A tabela mais detalhada de valores por região pode ser encontrada abaixo.
Fonte: Hub do investidor e BTG Pactual
Extensão de melhores taxas de financiamento
Também foi aprovada a extensão de melhores taxas de financiamento para pessoas do grupo 3 do programa, que possuem renda de até R$ 7 mil. Neste caso as taxas foram reduzidas de 8,16% a.a. para 7,66% a.a, redução de 50 bps.
Para a modalidade pró-cotista, destinada a trabalhadores que utilizam parte dos recursos retidos no FGTS, as taxam também foram reduzidas entre 50 e 100 bps. Ambas as alterações são válidas até junho de 2023.
Alterações podem beneficiar algumas das construtoras listadas na bolsa
O setor de construção civil permanece com boas perspectivas para o futuro, com o novo governo eleito sendo bastante vocal com relação ao seu apoio ao setor por meio de programas de habitação e de infraestrutura.
As alterações anunciadas devem beneficiar diversas construtoras de baixa renda devido ao aumento do mercado endereçável e da diminuição das taxas de financiamento. Os benefícios também deverão ser maiores, em especial, para as construtoras que atuam nas faixas mais altas do programa de habitação.
Desde o início da semana, construtoras de baixa renda como a Cury (CURY3) e Tenda (TEND3) já subiram 14,03% e 19,37%, respectivamente.
Nós do Hub do Investidor, te recomendamos as melhores opções do mercado de renda variável, renda fixa e até criptomoedas. Além de te mantermos atualizado(a) sobre as principais mudanças macroeconômicas globais e domésticas, através de análises precisas e realizadas por profissionais experientes. Conheça nossos produtos!