Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

PRIO3 e RRRP3: chegou o momento de investir nas Junior Oils?

PRIO3

O que são as Junior Oils? PRIO3

As Junior Oils são empresas que exploram petróleo e gás, mas possuem um porte pequeno ou médio, diferente da Petrobras, por exemplo.

 

Quais são essas empresas de petróleo?

Na bolsa brasileira, podemos citar algumas que fazem parte desse nicho. As principais são:

PetroRio – PRIO3

3R Petroleum – RRRP3

PetroReconcavo – RECV3

Enauta – ENAT3

 

Já abordamos em outro insight os principais pontos da companhia 3R, cuja ação disparou em agosto: 3R Petroleum (RRRP3) dispara produção em agosto | Hub do Investidor.

 

Maiores produtores de petróleo desconsiderando Petrobras

maiores produtores de petroleo sendo um destes a PRIO3

Fonte: RI PetroRio

 

Chegou a hora de investir em petróleo? 

Para a melhora do resultado dessas empresas, existem dois fatores principais, o preço do petróleo e a produção desse petróleo, além da eficiência operacional.

Mapeando primeiro a produção, deve ser olhado caso a caso, a 3R Petroleum, por exemplo, vem realizando um bom trabalho, ao crescer sua produção consistentemente trimestre a trimestre, como é visto no gráfico abaixo.

Produção 3R Petroleum

gráfico mostrando a Produção 3R Petroleum

Fonte: RRRP3

 

A PetroRio (PRIO3), também se destaca, assim como a 3R, realiza investimentos e consegue aumentar sua produção de forma constante:

Produção total – PetroRio

produção total da PRIO3

Fonte: PRIO3

 

Vemos, então, que essas empresas de menor porte vem aumentando a sua produção e devem continuar realizando investimentos. No entanto, isso não é visto nas maiores produtoras, que com a recessão e tendências globais, se encontram em um cenário incerto para a realização de grandes investimentos, o que deve inviabilizar o crescimento da oferta de petróleo no mundo.

Produção Petrobras

gráfico mostrando a Produção da Petrobras

Fonte: RI PETR4

 

Contribuindo com esse impacto negativo na oferta, tivemos o conflito na Ucrânia, que fez com que o terceiro maior produtor do mundo (Rússia), não ofertasse mais no mercado internacional.

E isso, nos leva para o segundo ponto, o preço do petróleo. Atualmente, o petróleo está sendo negociado a US$91,66.

preço do petroleo

Fonte: Investing.com

 

Mas para entender se estamos em um bom momento para investir nas Junior Olis (PRIO3, RRRP3, RECV3, ENAT3), devemos entender não só onde ele está, mas para onde ele pode ir e quais os motivos.

Vamos separar dois fatores que impactam o preço do petróleo, a oferta e a demanda.

O primeiro, já mencionamos que está em um momento mais restritivo, de redução ou estabilidade da oferta. Como podemos ver no gráfico abaixo, os estoques de produtos relacionados ao petróleo estão em um nível muito inferior comparado com os outros anos.

Estoque de Gasolina, destilados e combustíveis de avião

Estoque de Gasolina, destilados e combustíveis de avião

Fonte: substack.com

 

Dessa forma, se fossemos olhar apenas por um lado, concluiremos que o preço do petróleo possui uma tendência mais altista. Mas devemos olhar também, o lado da demanda, que é o principal receio do mercado.

Por conta da recessão global que possivelmente já está a caminho, parte do mercado precifica uma queda na demanda por parte dos grandes países, como a China.

No gráfico abaixo da IEA (International Energy Agency), observamos que a demanda da China está mais baixa para o ano de 2022, mas com uma possível recuperação para o ano de 2023.

Demanda Total de Petróleo – China

demanda do petroleo

Fonte: substack.com

 

Caso esse cenário de recuperação da demanda chinesa se concretize, é um dos fatores que podem puxar o preço do petróleo para cima ou mantê-lo em níveis mais altos.

 

Considerações Finais PRIO3

Com isso, vemos que além de parte das Junior Oils (PRIO3, RRRP3, RECV3, ENAT3) possuírem bons indicadores micro, como um bom e eficiente desempenho operacional, o cenário macroeconômico pode ajudá-las a crescerem de forma ainda mais acelerada.

A tese do petróleo é uma tese que abordamos já há um tempo aqui no Hub do Investidor, não fique de fora, e continue nos acompanhando.

Para mais detalhes, confira no vídeo:

Se aprofunde ainda mais nessas teses, acessando nossos relatórios sobre empresas como a 3R Petroleum e o seu preço-justo: Seja um assinante Hub Pro!

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress