O que são as Junior Oils? PRIO3
As Junior Oils são empresas que exploram petróleo e gás, mas possuem um porte pequeno ou médio, diferente da Petrobras, por exemplo.
Quais são essas empresas de petróleo?
Na bolsa brasileira, podemos citar algumas que fazem parte desse nicho. As principais são:
PetroRio – PRIO3
3R Petroleum – RRRP3
PetroReconcavo – RECV3
Enauta – ENAT3
Já abordamos em outro insight os principais pontos da companhia 3R, cuja ação disparou em agosto: 3R Petroleum (RRRP3) dispara produção em agosto | Hub do Investidor.
Maiores produtores de petróleo desconsiderando Petrobras
Fonte: RI PetroRio
Chegou a hora de investir em petróleo?
Para a melhora do resultado dessas empresas, existem dois fatores principais, o preço do petróleo e a produção desse petróleo, além da eficiência operacional.
Mapeando primeiro a produção, deve ser olhado caso a caso, a 3R Petroleum, por exemplo, vem realizando um bom trabalho, ao crescer sua produção consistentemente trimestre a trimestre, como é visto no gráfico abaixo.
Produção 3R Petroleum
Fonte: RRRP3
A PetroRio (PRIO3), também se destaca, assim como a 3R, realiza investimentos e consegue aumentar sua produção de forma constante:
Produção total – PetroRio
Fonte: PRIO3
Vemos, então, que essas empresas de menor porte vem aumentando a sua produção e devem continuar realizando investimentos. No entanto, isso não é visto nas maiores produtoras, que com a recessão e tendências globais, se encontram em um cenário incerto para a realização de grandes investimentos, o que deve inviabilizar o crescimento da oferta de petróleo no mundo.
Produção Petrobras
Fonte: RI PETR4
Contribuindo com esse impacto negativo na oferta, tivemos o conflito na Ucrânia, que fez com que o terceiro maior produtor do mundo (Rússia), não ofertasse mais no mercado internacional.
E isso, nos leva para o segundo ponto, o preço do petróleo. Atualmente, o petróleo está sendo negociado a US$91,66.
Fonte: Investing.com
Mas para entender se estamos em um bom momento para investir nas Junior Olis (PRIO3, RRRP3, RECV3, ENAT3), devemos entender não só onde ele está, mas para onde ele pode ir e quais os motivos.
Vamos separar dois fatores que impactam o preço do petróleo, a oferta e a demanda.
O primeiro, já mencionamos que está em um momento mais restritivo, de redução ou estabilidade da oferta. Como podemos ver no gráfico abaixo, os estoques de produtos relacionados ao petróleo estão em um nível muito inferior comparado com os outros anos.
Estoque de Gasolina, destilados e combustíveis de avião
Fonte: substack.com
Dessa forma, se fossemos olhar apenas por um lado, concluiremos que o preço do petróleo possui uma tendência mais altista. Mas devemos olhar também, o lado da demanda, que é o principal receio do mercado.
Por conta da recessão global que possivelmente já está a caminho, parte do mercado precifica uma queda na demanda por parte dos grandes países, como a China.
No gráfico abaixo da IEA (International Energy Agency), observamos que a demanda da China está mais baixa para o ano de 2022, mas com uma possível recuperação para o ano de 2023.
Demanda Total de Petróleo – China
Fonte: substack.com
Caso esse cenário de recuperação da demanda chinesa se concretize, é um dos fatores que podem puxar o preço do petróleo para cima ou mantê-lo em níveis mais altos.
Considerações Finais PRIO3
Com isso, vemos que além de parte das Junior Oils (PRIO3, RRRP3, RECV3, ENAT3) possuírem bons indicadores micro, como um bom e eficiente desempenho operacional, o cenário macroeconômico pode ajudá-las a crescerem de forma ainda mais acelerada.
A tese do petróleo é uma tese que abordamos já há um tempo aqui no Hub do Investidor, não fique de fora, e continue nos acompanhando.
Para mais detalhes, confira no vídeo:
Se aprofunde ainda mais nessas teses, acessando nossos relatórios sobre empresas como a 3R Petroleum e o seu preço-justo: Seja um assinante Hub Pro!