Por que você precisa começar a investir no exterior em 2023?

foto ilustrando a bandeira do brasil e dos eua e sua associação com a questão: por que investir no exterior?

Cenário no Brasil: Compra ou Venda?

Segundo os dados do Trademap, desde a eleição do presidente Lula, as empresas listadas na bolsa brasileira perderam mais de R$500 bilhões em valor de mercado, com o Ibovespa caindo cerca de 10% nesse mesmo período.

Rentabilidade Ibovespa

gráfico mostrando a rentabilidade do ibovespa

Fonte: Google Finance

 

Toda essa volatilidade está sendo causada pela alta instabilidade e incertezas nas políticas do Brasil. Desde a posse, é possível ver sinalizações de Lula e sua equipe, sobre aumentar os gastos, revisar reformas (tais como a trabalhista e a da previdência), subsidiar crédito através de bancos públicos, e por isso, interferindo na lei das estatais e indicando nomes políticos para as estatais, entre outros sinais que podem afetar negativamente a economia brasileira.

 

Notícias

prints de notícias envolvendo Brasil, política e economia

Fonte: Jornais na Imagem

 

Assim, caso se concretize um cenário mais negativo, como um aumento desenfreado de gastos e outros fatores, é possível que haja um desequilíbrio fiscal, como foi visto no governo Dilma. Repare no gráfico abaixo, que o mercado já precifica os juros futuros (para 2025) em patamares de 2016.

 

Juros Futuro – 2025

gráfico mostrando o desequilíbrio fiscal previsto para o Brasil

Fonte: Trade Map

 

No geral, juros mais altos já significam um desaquecimento na economia, com uma menor quantidade de pessoas consumindo que acabam afetando em cadeia diversas outras partes, no entanto, no caso do Brasil, em que a população é mais endividada, o efeito pode ser ainda pior.

Além da menor demanda, as companhias listadas da bolsa brasileira sofrem por alguns outros motivos, dentre eles, suas dívidas e seus valuations. Sabe-se que a grande parte das companhias listadas em bolsa possuem dívidas, muitas delas indexadas a juros ou inflação, com isso, um aumento nesses indexadores se traduz em um menor lucro.

Já no preço das ações, os juros altos afetam diretamente, diminuindo o seu valuation, pela maior taxa de desconto e ainda, fazendo com que muitos investidores vendam seus ativos e aloquem na Renda Fixa. Isso acarreta em um cenário de bolsa para baixo.

Todos esses e outros fatores, constroem um cenário nebuloso para o Brasil nos próximos anos, e por isso, mesmo que existam ações boas e descontadas na bolsa brasileira, acreditamos que o cenário macroeconômico irá ditar mais as regras no curto e médio prazo do que as teses micro.

 

Por que investir no exterior?

Embora o cenário não seja dos melhores, fique tranquilo, não estamos aqui para vender susto e está tudo bem possuir uma parcela da carteira alocada em ativos brasileiros. Porém, é aconselhável para o investidor possuir uma diversificação maior, não só entre ativos, mas também entre moedas e geografias.

Lembre-se, que a bolsa brasileira é só uma parte bem pequena em meio a uma gama de oportunidades no mundo afora, na bolsa americana, por exemplo, é possível investir em cerca de 6.000 ações, subindo para 8.000 se considerado ETFs, enquanto na bolsa brasileira, existem cerca de 400 empresas listadas.

 

Quadro Comparativoquadro comparativo bolsa brasileira e bolsa americana

Fonte: Hub do Investidor

 

Outro fator que deve ser mencionado é a discrepância de tamanho de valor de mercado, enquanto toda a bolsa brasileira não chega a US$1 trilhão, ações como a Apple ultrapassam o dobro desse montante.

Post do instagram do hub do investidor comentando sobre o tamanho da bolsa brasileira e sua associação com a questão: por que investir no exterior

Fonte: Instagram Hub do Investidor

 

Quanto à economia americana, além de se possuir um longo histórico de rentabilidade, vê-se um cenário político mais estável. No Brasil, por exemplo, uma mudança no governo acaba mudando todo o cenário e o deixando incerto, já nos Estados Unidos, mesmo com uma mudança de perfil do Presidente, nota-se uma estabilidade institucional, com uma economia forte, mais competitiva e menos burocrática.

Por fim, percebe-se que ao longo dos anos, o índice americano obteve um retorno acima do Ibovespa, seja em períodos mais longos, ou períodos de poucos anos, como mostrado no gráfico abaixo.

 

BOVA11 x IVVB11 (ETF do S&P500)

gráfico comparando o índice americano e o Ibovespa

Fonte: www.etf.com.vc

 

Não perca tempo, diversifique seu patrimônio e comece a investir no exterior!

Portanto, acreditamos que existem vários benefícios para o investidor ao se investir no exterior, dentre eles, se expor a uma economia e moeda forte, um maior número de oportunidades, maior diversificação, entre outros.

 

Ademais, investir no exterior é mais simples do que parece, é possível investir através da corretora parceira do Hub, que contam com uma plataforma e suporte em português, e ainda, ser assessorado por profissionais, como os do Hub do Investidor, conheça mais clicando aqui. 

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress