Hub Insights

Petrobras (PETR4) atinge máxima histórica, ainda está barata?

Petrobras (PETR4)

Petrobras (PETR4) atinge máxima histórica!

As ações da Petrobras (PETR4) apresentaram um forte avanço em 2023, atingindo hoje sua máxima histórica, ultrapassando os R$35,2.

Dois fatores corroboram com a forte rentabilidade recente das ações da petrolífera:

1. Aumento substancial dos preços dos barris de petróleo, causados pelo conflito em Israel,

2. Fala do Presidente da Petrobras sobre a política de preços.

gráfico mostrando o movimento das ações da Petrobras (PETR4)Fonte: TradingView

 

Nos últimos dias, com a escalada do conflito em Israel, o preço do barril de petróleo retornou para os níveis de US$87 dólares, juntamente com uma perspectiva altista para a commodity, uma vez que com esse conflito, existe a possibilidade de que a oferta de petróleo seja impactada no curto/médio prazo. Entretanto, vale reforçar que parte dessas oscilações de curto prazo são por reações especulativas.

gráfico mostrando o preço do barril de petróleo e sua associação com as ações da Petrobras (PETR4)Fonte: investing.com

 

Jean Prates, presidente da companhia, disse também, que é possível que com esse conflito, haja um reajuste nos preços dos combustíveis no Brasil. Essa decisão, dependeria do aumento nos preços dos derivados de petróleo. Para ele, as variações especulativas mostrarão que a política de preços atual é capaz de mitigar esses efeitos.

Esse foi um dos temas que conversamos com os clientes do Hub Pro nesta semana! CLIQUE AQUI e saiba como garantir o seu acesso totalmente GRATUITO!

Dessa forma, há uma certa expectativa de que se houver um aumento nos preços, a Petrobras acompanhará, pelo menos em certo nível. A política de preços é um dos principais componentes que podem afetar o preço da Petrobras, já que afeta diretamente os seus resultados.

 

Petrobras ainda está barata?

Analisando os últimos 12 meses, mesmo com a alta recente, a Petrobras segue negociando em um múltiplo Preço/Lucro baixo, na casa de 3x. Anualizando o lucro líquido do 2T23 (o multiplicando por 4), encontra-se um múltiplo na casa de 4,1x, o que ainda pode ser considerado barato.

ações da Petrobras (PETR4) e estimativa de preço

Fonte: RI Petrobras

 

No 2T23, tanto o BRENT quanto o dólar se encontravam em menores níveis. Logo, espera-se que com o possível reajuste, a Petrobras mantenha uma geração de caixa robusta e consiga continuar gerando valor para o seu acionista.

No entanto, existem motivos para o grande desconto em cima da Petrobras (PETR4). Por ser uma companhia estatal, as perspectivas de manutenção de uma política de preços e investimentos que foquem em rentabilidade são nebulosas.

Por fim, para entender melhor o contexto macroeconômico e tomar suas decisões de investimentos embasadas, assine GRÁTIS o Hub Pro e tenha relatórios mensais sobre a macroeconomia global, commodities e afins! CLIQUE AQUI e saiba mais. 

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress