Hub Insights

Oi (OIBR3) sai da Recuperação Judicial e valoriza 50%, agora vai?

Oi OIBR3

Ontem (15/12), a Oi (OIBR3) informou ao mercado através de um fato relevante, que a sua situação de recuperação judicial foi encerrada, fazendo com que as ações valorizassem mais de 50%.

Cotação – OIBR3

cotação Oi (OIBR3)

Fonte: Google Finance

 

O mercado recebeu a notícia do encerramento dessa fase, que se arrastava já há alguns anos, como um bom sinal.

O motivo é que o encerramento desse processo traz não só uma boa sinalização, mostrando que a companhia conseguiu evoluir a partir de suas estratégias e melhorar o seu perfil operacional, mas também desbloqueia novas oportunidades.

Dentre essas novas oportunidades, pode-se citar que a redução da dívida líquida da companhia nesse período e a sua saída da recuperação judicial fazem com que seja mais fácil captar dívidas a um menor custo, o que futuramente pode aliviar a sua alavancagem e o seu caixa.

Ainda com o fim da recuperação judicial, a Oi (OIBR3) volta a cumprir os requisitos para compor índices da B3. Isso, caso venha a acontecer, agrega uma maior visibilidade e liquidez para os papéis.

No entanto, acreditamos que o cenário para a Oi (OIBR3) ainda seja desafiador, pois, mesmo obtendo melhoras significativas ao longo desse processo, a sua dívida, por exemplo, continua em um patamar elevado.

endividamento Oi OIBR3

Fonte: Oi

 

Essa dívida mais alta, por sua vez, acaba afetando diretamente a geração de caixa da companhia – como foi visto nos resultados do terceiro trimestre, onde as operações financeiras reduziram cerca de R$512 milhões de seu caixa.

Outro ponto que chama a atenção em seu fluxo de caixa é o alto volume de Capex de rotina para manutenção de seus serviços básicos, como Oi Fibra, Oi Soluções, Legacy e outros.

fluxo de caixa da Oi OIBR3

Fonte: Oi

 

Dessa forma, mesmo com essa melhora, vemos a perspectiva futura da Oi (OIBR3), ainda muito nebulosa. Apesar deste bom sinal, a companhia irá enfrentar grandes desafios até retomar uma melhor eficiência operacional, competitividade e crescimento.

 

Nós do Hub do Investidor, te recomendamos as melhores opções do mercado de renda variável, renda fixa e até criptomoedas. Além de te mantermos atualizado(a) sobre as principais mudanças macroeconômicas globais e domésticas, através de análises precisas e realizadas por profissionais experientes. Conheça nossos produtos!

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress