A Weg (WEGE3), é considerada por muitos uma das melhores empresas da bolsa, e por isso, consegue ser negociada a altos múltiplos, como um P/L de mais de 40x. Mesmo com altas expectativas, ao longo do tempo a Weg conseguiu entregar resultados consistentes e muitos, que surpreenderam o mercado.
Caso não conheça a Weg, confira nosso insight: WEGE3: receita operacional sobe 25% mas lucro está em queda! I Hub do Investidor
Observando o gráfico abaixo, é possível ver essa qualidade, a companhia consegue entregar uma receita líquida que cresce consistentemente, e que é diversificada, dividida entre mercado interno e externo.
Evolução da Receita Líquida – WEGE3
Fonte: RI Weg
O crescimento da Receita foi puxado principalmente pelo segmento de Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (EEI), que é a venda de painéis de automação, motores de alta tensão e etc. Tanto a venda no mercado interno, quanto no externo, cresceram pouco mais de 30%.
Nesse segmento, destacam-se as vendas para os setores de papel e celulose e óleo e gás.
Destaques 3T22
Fonte: RI Weg
Não seria tão bom se a Receita crescesse no mesmo ritmo que o custo, mas isso não aconteceu nesse trimestre. A Weg entregou um EBITDA crescente, e conseguiu controlar o custo. A companhia, viu um crescimento de 5% no custo comparado ao 2T22, e por isso, acredita em uma possível estabilização.
Além da estabilização do custo das matérias-primas, os ganhos de desempenho, como a melhoria de processos e outros programas internos da companhia, possibilitaram esses ganhos de produtividade.
Como o resultado foi acima da expectativa do mercado, a cotação respondeu, subindo quase 10% após o anúncio.
Cotação WEGE3
Fonte: Google Finance
Portanto, o mercado retorna ao otimismo com a Weg (WEGE3), segue sendo negociada em múltiplos mais altos do que a média do mercado, isto é, para continuar se valorizando, terá que manter um ganho de market share, crescimento de receita e manutenção da boa rentabilidade.
No entanto, apesar de a empresa ter uma excelente qualidade e gestão, esse crescimento pode não ser tão óbvio, como metade de sua receita é exposta ao mercado externo, há fatores como o câmbio, a recessão global e conflitos geopolíticos, que podem atrapalhar esse crescimento.