Após uma queda de mais de 70% desde o seu topo, devido a incertezas quanto às estratégias da holding Natura &CO (NTCO3). Caso ainda não esteja por dentro dos motivos da queda, abordamos em um Hub Insight:
Natura cai mais de 70%, o que aconteceu? I Hub do Investidor
Cotação – NTCO3
Fonte: Google Finance
Resumidamente, a estratégia da companhia (NTCO3), que antes era crescer disparadamente, passou a ser enxugar parte da operação e se tornar mais rentável.
Como mencionamos no outro Insight, até então o conselho de administração do grupo afirmava não ter estudos para venda dos seus ativos. No entanto, já anunciaram o início de um desses estudos, que seria o spin-off da Aesop e um possível IPO.
A Aesop é uma marca de luxo e bem-estar, que hoje está integrada à Natura &CO, em 2021, essa marca representou cerca de 6,5% da receita de toda a Holding, mas 16% do EBITDA, que mostra a melhor margem da Aesop em relação às outras.
Receita Líquida – Aesop
Fonte: RI Natura
Segundo a companhia, o spin-off proporcionaria uma maior autonomia para a Aesop, o que está alinhado com a estratégia atual da companhia. Além disso, o possível futuro IPO também serviria para captar recursos a fim de financiar o forte crescimento da Aesop.
Vale ressaltar, que a decisão final ainda será tomada pelo Conselho de Administração após o término do estudo, pode ter que ser aprovada por acionistas, credores e reguladores.
Acreditamos que esse movimento pode ser benéfico para a Holding, e mostra que a estratégia de enxugar a operação já está sendo implementada. Esse spin-off, por exemplo, deve mitigar um pouco das despesas da holding e o IPO é uma fonte de captação que não agrediria ainda mais a alavancagem da companhia.
Portanto, enxergamos que a Natura está no caminho certo para se tornar mais rentável, mas há ainda um longo caminho, com muito trabalho a ser feito!