Hub Insights

O fim dos dividendos da Petrobras (PETR4)? Veja se vale a pena investir na companhia

dividendos da Petrobras

Política de dividendos da Petrobras (PETR4)

Em uma nova declaração sobre a política de dividendos, o presidente da Petrobras, Jean Prates, afirmou que ele pode conduzir uma mudança gradual na política de distribuição de dividendos, defendendo algo entre o que é exigido por lei e o modelo atual. Além disso, ele reforçou a necessidade de que a Petrobras tenha alguma flexibilidade neste pagamento, e que a mudança deve ser parcimoniosa.

Embora o presidente tenha feito essa sinalização, é importante observar que essa possível flexibilidade pode resultar em alterações nos valores distribuídos de maneira significativa, mas não é possível precisar o quão impactante pode ser, bem como, não é possível saber quando essa nova política será implementada.

 

Os resultados da PETR4

Quando observamos os resultados do 1T23 da Petrobras (PETR4), vê-se ainda um bom desempenho operacional, a companhia, conseguiu manter o seu EBITDA de exploração e produção estável em relação ao 4T22, mesmo com um menor preço do barril de petróleo e uma taxa de câmbio ligeiramente menor. Assim, a Petrobras conseguiu manter uma geração de caixa robusta e realizar bons pagamentos de dividendos.

 

resultados e dividendos da Petrobras

Fonte: RI Petrobras

 

Observando o ambiente externo atual, tem-se que diferente do 1T23, tanto o BRENT quanto a taxa de câmbio apresentaram uma queda maior, com o dólar alcançando os R$4,77 e o BRENT US$73,86. Além disso, pensando nos resultados futuros, deve-se considerar a nova política de preços, que segundo a companhia, leva em conta o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.

 

Petrobras e avaliação do ambiente externo (BRENT e Taxa de câmbio)

Fonte: RI Petrobras

 

Toda essa incerteza sobre a estabilidade dos próximos resultados da Petrobras refletem em seus indicadores de valuation, mesmo tendo apresentado uma rentabilidade acima de 30% em 2023, a companhia ainda é negociada ligeiramente abaixo do seu valor patrimonial e 2,1x o seu lucro líquido.

Mesmo com um grande potencial de pagamentos de dividendos, caso seus resultados sejam pouco afetados pelos fatores apresentados, e sua política de dividendos se mantenha com um nível razoável de distribuição, acreditamos que para quem busca dividendos previsíveis para uma carteira perene, o risco de exposição à Petrobras é alto.

Por isso, em nossa carteira de dividendos, priorizamos outras companhias, que acreditamos que possua um grande potencial de pagamento e crescimento de dividendos no longo prazo!

 

Para ficar por dentro das melhores oportunidades dentro do perfil de dividendos, conheça a nossa carteira Hub Dividendos, que vem entregando uma rentabilidade superior ao Ibovespa e ao CDI: 

Fonte: Resultado da carteira de Dividendos do Hub do Investidor

 

Conheça os ativos da carteira de Dividendos do Hub de forma GRATUITA, clicando aqui!

banner hub dividendos

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress