Política de dividendos da Petrobras (PETR4)
Em uma nova declaração sobre a política de dividendos, o presidente da Petrobras, Jean Prates, afirmou que ele pode conduzir uma mudança gradual na política de distribuição de dividendos, defendendo algo entre o que é exigido por lei e o modelo atual. Além disso, ele reforçou a necessidade de que a Petrobras tenha alguma flexibilidade neste pagamento, e que a mudança deve ser parcimoniosa.
Embora o presidente tenha feito essa sinalização, é importante observar que essa possível flexibilidade pode resultar em alterações nos valores distribuídos de maneira significativa, mas não é possível precisar o quão impactante pode ser, bem como, não é possível saber quando essa nova política será implementada.
Os resultados da PETR4
Quando observamos os resultados do 1T23 da Petrobras (PETR4), vê-se ainda um bom desempenho operacional, a companhia, conseguiu manter o seu EBITDA de exploração e produção estável em relação ao 4T22, mesmo com um menor preço do barril de petróleo e uma taxa de câmbio ligeiramente menor. Assim, a Petrobras conseguiu manter uma geração de caixa robusta e realizar bons pagamentos de dividendos.
Fonte: RI Petrobras
Observando o ambiente externo atual, tem-se que diferente do 1T23, tanto o BRENT quanto a taxa de câmbio apresentaram uma queda maior, com o dólar alcançando os R$4,77 e o BRENT US$73,86. Além disso, pensando nos resultados futuros, deve-se considerar a nova política de preços, que segundo a companhia, leva em conta o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.
Fonte: RI Petrobras
Toda essa incerteza sobre a estabilidade dos próximos resultados da Petrobras refletem em seus indicadores de valuation, mesmo tendo apresentado uma rentabilidade acima de 30% em 2023, a companhia ainda é negociada ligeiramente abaixo do seu valor patrimonial e 2,1x o seu lucro líquido.
Mesmo com um grande potencial de pagamentos de dividendos, caso seus resultados sejam pouco afetados pelos fatores apresentados, e sua política de dividendos se mantenha com um nível razoável de distribuição, acreditamos que para quem busca dividendos previsíveis para uma carteira perene, o risco de exposição à Petrobras é alto.
Por isso, em nossa carteira de dividendos, priorizamos outras companhias, que acreditamos que possua um grande potencial de pagamento e crescimento de dividendos no longo prazo!
Para ficar por dentro das melhores oportunidades dentro do perfil de dividendos, conheça a nossa carteira Hub Dividendos, que vem entregando uma rentabilidade superior ao Ibovespa e ao CDI:
Fonte: Resultado da carteira de Dividendos do Hub do Investidor