NFLX34 dispara mais de 15%, ainda vale a pena investir?

NFLX34

Após soltar o resultado do 3° trimestre ontem, as ações da Netflix (NFLX34) subiram mais de 15%, esses resultados surpreenderam positivamente o mercado.

Antes de dizer o motivo da ação ter subido cerca de 18% recentemente, abordaremos os pontos que fizeram elas cair.

Cotação – NFLX34

cotação NFLX34

Fonte: Google Finance

 

Por que NFLX34 está caindo?

O primeiro fator que fez as ações da Netflix terem um desempenho negativo, foi o cenário macroeconômico global e americano, com uma subida na taxa de juros americana e um receio sobre uma recessão global, no entanto, há fatores exclusivos que derrubaram as ações.

Inicialmente, ao disruptar o segmento de locação de filmes e ser pioneira no streaming, a Netflix navegava em um oceano azul, com o tempo, a competição nesse mercado foi se acirrando.

Atualmente, o mercado já é um pouco mais fragmentado, mas no Brasil, por exemplo, a Netflix segue líder com aproximadamente 30% de market share, embora outros players se destaquem no crescimento, como a Disney+ (Disney) e a Prime Video (Amazon).

Mercado de Streaming

NFLX34 e seus concorrentes

Fonte: JustWatch

 

Outro ponto negativo, foi a perda de usuários que a Netflix estava projetando. No 2° Trimestre de 2022, a companhia informou que perdeu cerca de 970 mil clientes “líquidos”, isto é, subtraindo os que entraram dos que saíram.

Ainda, estimavam para o 3° trimestre de 2022 uma adição líquida de 1 milhão de usuários e um lucro de US$2,14 por ação, vs. US$3,20 no 2T22.

Com isso, o mercado esperava um desempenho mais morno, o que não se realizou. Nos resultados, vimos um crescimento bem acima do projetado, se destacando a adição líquida e o lucro por ação bem acima do consenso.

Resultados Netflix

resultados NFLX34

Fonte: Netflix

 

A Netflix é a melhor do setor?

Em sua divulgação de resultados, a companhia abordou algumas estratégias para continuar obtendo um desempenho acima de seus pares, como o seu novo plano de assinatura, que será mais barato e com anúncios, que será lançado em 12 países em novembro.

Um ponto importante que foi destacado, é o maior engajamento que a Netflix possui frente a seus concorrentes, tanto no Reino Unido, quanto nos Estados Unidos, possuindo maior tempo assistido do que Amazon, Disney+ e Hulu.

Como é possível ver no gráfico abaixo, o documentário recente “Dahmer”, obteve uma procura no Google Trends muito acima do que os melhores títulos dos concorrentes.

Google Trends e Netflix NFLX34

Fonte: Google Trends/Netflix

 

Adicionalmente, a Netflix estima que seus principais concorrentes estão tendo prejuízos, na tentativa de construir uma plataforma de streaming competitiva e sustentável, investindo alguns bilhões de dólares.

Por ser um player puro de streaming, e ainda ter sido a primeira grande plataforma, a Netflix possui algumas vantagens competitivas. Entretanto, o cenário não é tão óbvio quanto era antes, a companhia terá que continuar adotando novas estratégias e continuar investindo para se manter na liderança.

Uma das viradas importantes é a manutenção e crescimento da sua base de usuários, mas também a sua rentabilidade e o crescimento de sua geração de caixa frente aos seus grandes investimentos na produção de filmes e séries.

Em suma, o ambiente se mostra desafiador, tanto que mesmo com um terceiro trimestre positivo, a Netflix espera uma grande queda na Receita e no Lucro por ação no último trimestre de 2022, mas com um aumento na sua base de usuários.

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress