Com baixo volume e volatilidade atingindo novas mínimas recordes, final de semana seguiu os padrões do que temos visto nos últimos dias de mercado crypto. Dezembro tem sido chamado, por muitos, de “Do Nothing December”.
Hoje, o bitcoin mais uma vez “retestou” a região de seu custo de produção (US$ 16.900) por parte dos mineradores quando levamos em conta somente os gastos com energia elétrica, mas mostrou não ter força o suficiente para superá-la, caminhando para o décimo dia seguido abaixo do supracitado patamar.
Fonte: Trading View
Seguimos batendo na tecla da mineração tendo em vista que continua sendo um dos principais “drivers” do momento. Não bastasse a pressão de mercado que o setor vem sofrendo, mineradores dos EUA foram recentemente obrigados a desligar suas máquinas em meio à uma forte tempestade que afeta o país.
As temperaturas, que caíram acentuadamente e chegaram a -45ºC no estado de Montana, e as condições severas de neve, que cobriram Nova York com mais de 100 cm, resultaram em cancelamentos de mais de 3.300 voos, fechamento de rodovias e declarações de estado de emergência. Mais de 340 mil pessoas ficaram sem energia elétrica.
Com a interrupção das operações, o hashrate do Bitcoin naturalmente sentiu o baque. A Foundry USA, maior pool de mineração do país, chegou a perder quase 60% de seu poder de hash em 23 de dezembro, configurando a maior perda de qualquer pool dentre aquelas consideradas as mais importantes do mundo. Saiu de 78.13 EH/s para 32.28 EH/s, mas já volta a se recuperar.
Fonte: miningpoolstats
Quando olhamos para o Bitcoin como um todo, vemos que a rede operava com 251.39 EH/s no dia 21 de dezembro, sofrendo posteriormente uma queda abrupta no dia 24, quando chegou a alcançar um fundo de 156.46 EH/s.
Ontem, quando a tempestade acalmou, o hashrate voltou para 247.87 EH/s.
Fonte: Ycharts
Outras mineradoras do país também reduziram suas operações em meio ao cenário, como a Riot Blockchain, que fechou as instalações em Rockdale, e a Core Scientific, que passa por processo de recuperação judicial e alegou que “participaria de várias reduções de energia para ajudar a estabilizar a rede elétrica”.
No Texas, 99% da mineração de bitcoin em escala industrial foi desativada no sábado (24), disse o fundador e presidente da Texas Blockchain Council em publicação.
Fonte: Lee Bratcher – Linkedin
Sabemos que uma grande parte da atividade de mineração está concentrada nos Estados Unidos. Episódios como este evidenciam a necessidade de vermos uma maior distribuição geográfica da atividade com o passar do tempo.
No Hub do Investidor realizamos análises sólidas e fundamentalistas de inúmeros projetos existentes no mercado. As criptomoedas representam uma disrupção no sistema financeiro, e as tecnologias e soluções apresentadas são revolucionárias e, às vezes, complexas. Ter alguém especializado te dando a mão e tornando tudo mais acessível é crucial para entrar nesse mercado. Seja um assinante Hub Crypto!