Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Estratégia de Trading Automatizada:
Shark Attack!

Estamos diante de um grande movimento no preço do bitcoin?

preço bitcoin capa

O sentimento de “risk-off” permanece nessa primeira semana de 2023 em razão da elevada inflação e das preocupações de um posicionamento mais “hawkish” por parte do FED, tornando as perspectivas para ativos de risco mais nebulosas. No entanto, o mercado de criptomoedas, mais especificamente o bitcoin (BTC) e o ethereum (ETH), apresentam saldo positivo com ganhos de 1% e 3.9% respectivamente até o momento.

Temos destacado que tanto a volatilidade do Bitcoin quanto o volume de negociação spot vêm apresentando patamares extremamente baixos. Para termos uma noção, 2022 foi o ano onde o Bitcoin Volatility Index (BVIN) apresentou os menores patamares de sua história, marcando fundo em novembro, mostrando uma posterior e forte recuperação e voltando a cair acentuadamente em dezembro.

gráfico - Bitcoin Volatility Index (BVIN)Fonte: The Block

 

Além disso, além do mercado spot, o volume do mercado de futuros de bitcoin (BTC) segue em tendência de baixa acentuada, como podemos ver a seguir:

foto ilustrando o volume do mercado de futuros de bitcoin (BTC) e sua relação com o preço do bitcoin
Fonte: The Block

 

Já vimos uma dinâmica bastante parecida acontecendo em outubro de 2022, quando a volatilidade se encontrava em mínima histórica e o volume de mercados futuros era bastante baixo. Aliava-se à conjuntura também um alto nível de alavancagem visto à época, e “voila”: estes são os ingredientes perfeitos que costumam antecipar uma forte movimentação de preço.

O cenário atual não é assim tão diferente. Como vimos, já podemos dar “check” na baixa volatilidade e no baixo volume de futuros. Já quanto ao fato de o nível de alavancagem não estar nem perto do que vimos em outubro, observamos que ele segue em uma evidente tendência de alta desde o início de dezembro.

gráfico mostrando a tendência de alta do preço do bitcoinFonte: Krowntrading

 

Toda essa conjuntura nos faz ligar o alerta de que podemos estar diante da iminência de uma forte movimentação no preço do bitcoin. Ao traçarmos um comparativo histórico de momentos onde o ativo alcançou os patamares atuais de volatilidade, por si só, já vemos um padrão de movimentação acentuada se formando:

gráfico mostrando a movimentação do preço do bitcoin Fonte: Capriole Investments

 

Ainda que seja impossível afirmar para qual direção o eventual movimento acontecerá, uma das principais lições que os novos investidores devem aprender no mercado de criptomoedas é “não lutar contra a tendência” ou, como preferem alguns, levar em consideração que “the trend is your friend”. Contem com a possibilidade de mais queda, avaliem as duas perspectivas e preparem-se para elas.

 

No Hub do Investidor realizamos análises sólidas e fundamentalistas de inúmeros projetos existentes no mercado. As criptomoedas representam uma disrupção no sistema financeiro, e as tecnologias e soluções apresentadas são revolucionárias e, às vezes, complexas. Ter alguém especializado te dando a mão e tornando tudo mais acessível é crucial para entrar nesse mercado. Seja um assinante Hub Crypto!

Caio Goetze

Formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduando em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a UERJ, conta com 3 anos de experiência e diversos cursos de formação acadêmica de bagagem no “criptomercado”.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress